Lidar com o pagamento de tributos é uma tarefa trabalhosa e que precisa ser realizada com muita atenção. Por isso, muitos empreendedores optam por deixar esse trabalho por conta do setor financeiro ou uma contabilidade terceirizada. 

Mas, o que muitos empresários não fazem é conferir se os contadores estão, de fato, emitindo guias de recolhimento de tributos com o valor correto.

 

Por que fazer a conferência das guias de recolhimento de tributos?

A conferência das guias de recolhimento é um ponto de controle que tem como principal objetivo assegurar-se de que os valores das guias emitidas pelo contador estão corretos. Esse tipo de verificação deve ser feita principalmente se você terceiriza sua contabilidade, já que o cálculo e apuração dos impostos são feitos com base nas informações fornecidas pela sua empresa. A ausência do envio ou o envio incorreto desses dados podem ocasionar erros nesses cálculos.

Com a correria do dia a dia, é comum que o pagamento dessas guias de recolhimento sejam feitos de maneira mecânica, sem se preocupar se o valor apurado é ou não confiável. Contudo, caso a empresa passe por uma fiscalização e seja identificado que os tributos não estão sendo pagos em sua integralidade, a empresa é autuada e obrigada a pagar o valor da diferença corrigido com juros e multas.

Já no caso de o seu negócio estar pagando um valor superior aos dos tributos, a empresa poderá ter prejuízos caso não identifique o problema em tempo hábil, tendo em vista que o prazo para solicitação de compensação financeira considera apenas os últimos 5 anos, em um período maior do que esse, não é possível solicitar restituição e o valor deve ser considerado como perda.

 

Mas como realizar essa conferência?

Para realizar a conferência das guias de recolhimento, é preciso conhecer ao menos um pouco da legislação tributária vigente. A utilização de um sistema integrado de gestão (ERP) facilita muito esse trabalho, uma vez que as regras de tributo são pré-parametrizadas nesse sistema, permitindo a emissão rápida de relatórios com os valores corretos a serem recolhidos.

Para auxiliar esse processo, você pode optar por buscar ajuda de um consultor especializado, que também pode te apoiar na realização de um planejamento tributário e avaliar, ainda, se a empresa está enquadrada no regime tributário mais vantajoso para ela.

 

Como acontece na prática

Fabiana é uma empresária consciente da importância do pagamento correto dos tributos e do impacto deles no gastos de sua empresa. Por isso, ela sempre acompanha o trabalho de seu contador de perto e confere todas as guias emitidas antes de realizar o pagamento delas.

A conferência realizada por Fabiana é simples, porque sua empresa utiliza um sistema integrado de gestão, que já possui as informações parametrizadas de acordo com o enquadramento e com as regras tributárias em que a empresa se encaixa.

Sendo assim, Fabiana apenas precisa entrar em uma das telas do sistema para visualizar o valor dos tributos a serem pagos de acordo com o período desejado por ela. Confira na figura abaixo:

 

Imagem meramente ilustrativa

Agora que você já sabe como é importante conferir as guias de recolhimento de tributos emitidos pelo contador, conheça nosso eBook sobre Gestão Financeira ineficiente.

 

O que você achou de nosso artigo sobre revisão das guias de recolhimento de tributos? Conte sua opinião nos comentários abaixo.