Expandir os negócios para a internet tem sido a estratégia de muitos empreendedores para alavancar resultados. Com as potencialidades que a web traz, vem a possibilidade de vender no marketplace, uma espécie de shopping virtual onde vários comerciantes têm a oportunidade de expor seus produtos e se aproveitar de diversos benefícios.

Ampla rede de consumidores

Os marketplaces são plataformas robustas e extremamente preparadas para receber uma quantidade gigantesca de visitantes. Com certeza você conhece alguns dos mais famosos: Amazon, Submarino, Walmart e Americanas.

Essas empresas construíram uma excelente reputação no mercado e ajudam outros lojistas a chegarem a outros lugares, conectando-os com milhares de consumidores on-line. Se você pretende expandir as vendas, é um bom começo.

Custo de implementação atrativo

Para abrir um e-commerce próprio, o investimento inicial se torna alto: plataforma, ferramenta de pagamento, marketing, etc. Vender no marketplace, por outro lado, não custa tanto. A plataforma está pronta para ser usada, o lojista só precisa inserir os produtos, configurar preços, valor de frete e alguns detalhes mais.

O que você paga são as comissões por venda. Cada produto vendido no marketplace gera uma comissão para a empresa que administra a plataforma. Esses valores variam de 5% a 20%, dependendo do shopping virtual. Enquanto você não vende, não paga nada.

Marketing massivo

Fazer com que as pessoas conheçam seus produtos depende de um marketing ativo, com uma boa estratégia de divulgação e investimentos, é claro. Quando está em um marketplace, seus produtos são promovidos pela própria plataforma, que investe em um mix de marketing digital poderoso para atrair visitantes.

O ponto negativo de ter o marketing definido pelo marketplace é que ele promove apenas a própria marca. Você vê muitos anúncios da Amazon, mas nada ligado aos lojistas que vendem no site, correto? De qualquer maneira, se você ainda não tem um bom posicionamento na internet, essa é a melhor forma de gerar caixa enquanto você pensa na sua própria loja virtual.

Mais vendas

Investir em novos pontos de contato com consumidores significa que você quer vender mais, gerar faturamento para a empresa e crescer. Já que o investimento inicial é baixo, vender no marketplace se torna a opção mais atrativa para alavancar vendas sem comprometer seu orçamento.

Enquanto sua operação na loja física é mantida, o marketplace vai gerando visitas aos seus produtos, atraindo consumidores, formando receita que pode ser aplicada posteriormente em novos projetos.

Processos automatizados

Duas operações para gerenciar podem assustar qualquer um. Estoques, contas a pagar e receber, chargeback, logística… desistiu de vender no marketplace? Não faça isso! Como dissemos anteriormente, essas plataformas são robustas e foram construídas para facilitar a vida dos lojistas.

Você pode integrar os processos de venda on-line aos seus processos internos facilmente, mantendo a gestão de ambos canais sob total controle por meio de um software ERP. O ideal é que você mantenha sempre um único estoque e fixe sua atenção na gestão das vendas, para saber qual canal é mais efetivo, o volume de vendas on e off-line, quais produtos têm maior saída e como organizar as entregas.

Gostou de conhecer melhor as vantagens de vender no marketplace? Temos muito mais a te contar, acompanhe a Sankhya nas redes sociais.