Para garantir uma gestão comercial eficaz e impulsionar o crescimento dos negócios, é essencial contar com a tecnologia como uma poderosa aliada.

Uma gestão comercial eficiente e que impulsione o crescimento dos negócios, a tecnologia é essencial. 

O uso de um software de gestão, como o ERP, otimiza o controle das vendas, aumenta a produtividade e melhora a competitividade. O ERP integra dados e facilita o dia a dia de gestores e vendedores.

Banner promocional de ERP com fundo azul escuro. O texto principal destaca: 'Conheça o melhor ERP do mercado' em letras verdes. Abaixo, um subtítulo menciona a flexibilidade, personalização e interface intuitiva da solução. Um botão verde convida o usuário a 'Conhecer agora'. À direita, um homem sorridente segura um celular exibindo gráficos, com elementos visuais que remetem à tecnologia e análise de dados.

O que é gestão comercial e por que ela importa?

Gestão comercial é o conjunto de estratégias, processos e controles que garantem o funcionamento eficiente de toda a jornada de vendas: desde o planejamento de metas, a atuação da equipe comercial, até a análise de desempenho e resultados.

Ela não se limita a vender mais, trata-se de vender melhor, com foco em margem, previsibilidade e fidelização de clientes. É por meio de uma gestão comercial bem estruturada que a empresa:

  • Define metas realistas baseadas em dados;
  • Alinha marketing, vendas e operações;
  • Reduz desperdícios e retrabalho;
  • Potencializa o desempenho do time comercial;
  • Cria vantagem competitiva com decisões mais rápidas e assertivas.

Por que importa tanto?

Porque vendas desorganizadas geram crescimento insustentável.
Segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal, no 3º quadrimestre de 2021, mais de 35% das empresas que fecharam as portas apontaram falhas de gestão como uma das principais causas.

Por que é importante fazer uma boa gestão comercial?

Para seguir o planejamento estratégico de vendas com precisão e alinhado com cada ação comercial, o acompanhamento precisa ser eficaz.

Com esse controle, os gestores conseguem acompanhar cada etapa e avaliar o que pode manter, o que gera resultados e o que é preciso corrigir ou modificar.

Esse acompanhamento precisa ser feito diariamente e com riqueza de detalhes. Dessa forma, é fácil manter o controle das vendas, do estoque e do financeiro da empresa. Alguns dos vários benefícios desse monitoramento são:

As etapas da jornada de vendas são importantes na conquista dos objetivos. Mas, para obter sucesso em cada uma delas, é importante ter um controle da qualidade do desempenho e identificar as forças e as fraquezas para definir com precisão quais são as melhores estratégias.

Indicadores indispensáveis para uma gestão comercial eficiente

Principais indicadores para gestão comercial:

Taxa de conversão: É o número de vendas realizadas em relação ao número de oportunidades geradas;

Ticket Médio: É o valor médio gasto nos pedidos realizados por seus clientes. Quanto maior o Ticket Médio, mais seus clientes gastam nos pedidos.

ROI: ROI é a abreviação do inglês return on investment. Como o nome sugere, o ROI permite saber quanto dinheiro a empresa perde ou ganha com os investimentos feitos em cada campanha ou ação.

Positivação: Como o próprio nome já diz, é o número de vendas em que o vendedor realiza.

Os indicadores de desempenho das vendas são indispensáveis em uma gestão comercial. Através de dados e informações fornecidos de cada um deles, os gestores conseguem entender e avaliar como está o andamento dos processos e se é preciso fazer ajustes em alguns pontos.

Sem dados, não há gestão. A seguir, os principais KPIs que você precisa acompanhar de perto:

1. Taxa de conversão

Mostra o quanto das oportunidades comerciais se transformam em vendas reais. Com o ERP, você analisa essa métrica por vendedor, produto, canal ou período e identifica gargalos com agilidade.

2. Ticket médio

Reflete o valor médio de cada venda. Indica o poder de argumentação da equipe e o nível de valor percebido pelo cliente.

3. ROI (Retorno sobre o Investimento)

Avalia o retorno financeiro sobre ações comerciais como campanhas, treinamentos ou compra de sistemas. Um bom ERP automatiza esse cálculo e conecta gastos com resultados.

4. Positivação de clientes

Mede quantos clientes da base estão ativos. O ERP ajuda a monitorar cobertura de carteira, motivos de inatividade e ações para reverter o cenário.

Como fazer uma gestão comercial de alta performance: 4 práticas essenciais

Algumas ações são essenciais para fazer uma gestão comercial com excelência. Listamos a seguir as principais e como executá-las com eficiência e qualidade para gerar maior produtividade dos colaboradores e bons resultados.

1. Invista em treinamento e alinhamento do time

A força motriz de uma empresa são os vendedores e, por isso, todos precisam estar alinhados com os objetivos e as metas para que os resultados sejam alcançados. Uma equipe bem motivada é sinônimo de vendas bem executadas. Mas, para que essa sintonia ocorra, é fundamental o treinamento dos colaboradores.

A capacitação gera maior experiência tanto de mercado externo quanto interno e aprimora as habilidades comerciais de cada um.

Com ERP + CRM, você identifica pontos de melhoria com base em dados reais.

2. Conheça o perfil do cliente

Saber o que os clientes desejam é primordial para uma gestão comercial de sucesso. Analisar o perfil de compra de cada um é um ótimo termômetro estratégico.

Entender suas dores e quais são as melhores ações para solucionar esses problemas facilita o atendimento e aumenta as chances de concluir boas vendas.

Fazer pesquisas de mercado e cadastros dos consumidores que frequentam a empresa, com informações detalhadas e histórico de compras, também é uma forma de conhecer cada um e usar esses pontos a favor no momento das vendas.

3. Acompanhar os índices de desempenho

Acompanhar com frequência os relatórios de desempenho é uma prática necessária para monitorar o nível dos resultados. Os gestores conseguem identificar gargalos que precisam de correção e também oportunidades que possam ser inseridas no planejamento, para otimizar as vendas.

Para melhorar a qualidade ao utilizar e acompanhar os KPIs, o primeiro passo é definir as principais métricas de vendas a serem utilizadas. Com o controle do índice de cada uma delas, as tomadas de decisões se tornam mais práticas, eficazes e baseadas em dados precisos.

4. Investir em um sistema de gestão

Uma gestão comercial de qualidade só é possível com o uso da tecnologia como aliada. Investir em um sistema para o gerenciamento de todos os processos que envolvem as vendas é a dica mais importante para alcançar os resultados desejados e ter destaque nos negócios.

Banner promocional do ERP Sankhya destacando a experiência interativa de um tour pela solução. Imagem exibe telas do sistema em um laptop, tablet e smartphone, mostrando gráficos e dashboards de gestão. Texto convida o usuário a conhecer os recursos e benefícios do ERP, com um botão de call to action 'NAVEGAR PELO ERP'.

Como o ERP Sankhya potencializa a gestão comercial

O ERP é uma ferramenta essencial para potencializar a gestão comercial, pois integra dados, automatiza processos e fornece informações estratégicas para tomada de decisão em vendas.

Com ele, é possível acompanhar todas as etapas do ciclo comercial, desde o planejamento até a análise de resultados, aumentando a eficiência e a lucratividade.

O ERP Sankhya oferece recursos robustos para transformar a área comercial em um verdadeiro motor de crescimento. Confira os principais diferenciais:

Dashboards de performance em tempo real

Acompanhe metas, vendas por canal, região e produto com painéis visuais e intuitivos.

Integração com CRM Ploomes

Gerencie toda a jornada do cliente com integração nativa ao CRM, do primeiro contato ao pós-venda.

Gestão de compras e estoque integrada

Controle estoques mínimos, pedidos e prazos de reposição com inteligência. Evite rupturas e reduza perdas operacionais.

Workflows automatizados

Pedidos, cotações e aprovações com menos cliques e mais controle. Agilidade, rastreabilidade e produtividade para o time de vendas.

E-commerce e comércio exterior

Conecte sua loja online ao ERP, automatize pedidos e expanda suas fronteiras com gestão de câmbio, tributos e embarques internacionais.

Eleve sua gestão comercial a outro nível

Uma gestão comercial de alto desempenho e eficiente, exige processos bem definidos, decisões baseadas em dados e o apoio de tecnologias inteligentes. É nesse cenário que o ERP Sankhya se torna um diferencial estratégico para empresas que desejam mais agilidade, previsibilidade e controle em suas operações comerciais.

Com a Sankhya, você transforma informações em ações, automatiza rotinas operacionais e integra toda a jornada de vendas, do planejamento à execução

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