sala de imprensa

6 Funcionalidades indispensáveis do ERP para Serviços
9/February | 2022

Que o mercado de serviços é multifacetado e que cada segmento tem características próprias, não é novidade.

Trabalho há mais  de 30 anos com ERP (Enterprise Resource Planning – ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português) e o que poucos sabem, é que existe um núcleo de funcionalidades que consegue direcionar para as diferentes áreas de serviços e que estão à frente das necessidades da maioria das empresas. Confira a lista abaixo das principais necessidades que uma empresa de serviço precisa levar em consideração ao contratar uma nova  tecnologia de ERP:

1) Processo de venda de serviço

Alguns tipos de vendas de serviço são estritamente transacionais: o intervalo de tempo entre o primeiro contato do cliente e a efetivação do negócio é de poucas horas, ou até mesmo instantâneo. Em outros casos a venda do serviço é um processo de longa maturação e a negociação dura vários dias, semanas ou até meses. Um ERP voltado para serviços tem de oferecer recursos para a gestão desse processo. Incluindo o histórico de atendimento do cliente, segmentação do atendimento em etapas para a criação de um funil de vendas, formulação de propostas para o cliente (que podem ter várias versões), etc.

2) Gestão de contratos de serviço

Muitas empresas oferecem serviços por meio de contratos de prestação de serviços. Nesse caso, o ERP precisa oferecer recursos para que o contrato contemple a lista de serviços a serem prestados, quais os materiais envolvidos na prestação do serviço, os preços contratados para cada serviço, a descrição e a quantidade dos serviços, os limites e franquias negociados para a prestação do serviço, a quantidade prevista, o período, as regras de validade e reajuste do contrato, etc.

3) Gestão de ordens de serviço

O ERP tem que oferecer um método adequado de apontamento dos serviços prestados em ordens de serviço. Constar todas as informações necessárias tanto para quem vai executar o serviço quanto para o cliente: qual serviço será prestado, em qual data e horário, em que condições, qual o tempo previsto para execução, etc. De preferência, o apontamento das ordens de serviço deve ser feito por meio de dispositivos móveis, porque é comum que o serviço seja executado em ambiente externo à empresa.

4) Gestão de projeto e processo de serviços

Há modalidades de prestação de serviço que dependem de gestão de projeto, assim mais de uma pessoa executa diferentes atividades em etapas pré-determinadas ao longo do tempo, que devem ser estruturadas conforme uma metodologia própria. O ERP deve proporcionar recursos para a estruturação do projeto, incluindo o registro das etapas, as dependências entre as etapas, as datas previstas de execução, as pessoas que participarão do projeto, quais serão as atividades desempenhadas em cada etapa, etc. Assim é possível estabelecer um cronograma das atividades e dos serviços prestados, o que permitirá o acompanhamento da evolução do projeto.

Já nos casos que a prestação de serviço é desenvolvida conforme um roteiro pré-definido, como, por exemplo, no caso de empresas que prestam manutenção em equipamentos: existe o contato inicial, a recepção do equipamento para conserto, a análise do serviço a ser executado, o orçamento do serviço, a emissão de proposta, a aprovação do cliente, o conserto do equipamento, o teste, o envio do equipamento para o cliente, o processo de garantia do serviço prestado, etc. O ERP deve prover os recursos necessários à administração desse processo.

5) Apropriação de custos e precificação de serviços

É importante que o ERP disponha de recursos para que o custo do serviço prestado (conhecido como CSP) seja apropriado automaticamente, à medida que cada apontamento é feito. Para isso é indispensável que seja possível atribuir métricas de apropriação de custos que contemplem a remuneração dos profissionais que prestam o serviço (incluindo encargos, benefícios e impostos), o custo dos insumos aplicados aos serviços, equipamentos de proteção individual, hora-máquina, as eventuais despesas de transporte, etc. Assim, torna-se possível fazer a precificação dos serviços e acompanhar os custos e a rentabilidade, incluindo a possibilidade de fazer comparações entre o custo previsto no contrato e o custo real da execução dos serviços.

6) Gestão de SLA  e alertas automáticos

“SLA” (Service level agreement ou acordo de nível de serviço em português) diz respeito à necessidade de o ERP coordenar o tempo de execução de cada tarefa conforme o estipulado no contrato. Por exemplo, digamos que um cliente estipula em contrato que o tempo de atendimento para um chamado deve ser de no máximo 4 horas. A partir do momento em que o chamado do cliente for registrado, o ERP monitora a execução das atividades de atendimento e emite alertas para os responsáveis de cada etapa da prestação daquele serviço, de modo que o tempo negociado seja cumprido. Esses alertas devem ser emitidos, evidentemente, de forma antecipada: de nada adianta um alerta de que o serviço está atrasado. A configuração dos alertas deve ser tal que permita aos profissionais o tempo de ação necessário para a execução do serviço.

O ERP deve também prover alertas automáticos aos usuários para os eventos importantes da gestão de contratos. Por exemplo, que haja alertas de que um contrato está prestes a chegar em sua data de vencimento, ou que haverá reajuste no próximo período, ou que uma proposta em andamento precisa ser negociada com um cliente, ou que o custo de um determinado serviço está mais alto que o previsto.

Marco Antônio Salvo, desenvolvimento de novos negócios e soluções na Sankhya Gestão de Negócios

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Veja também

plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.