sala de imprensa

Maximizando entrega de valor ao cliente | Clientesa
10/July | 2017

Metodologia Lean, antes usada apenas na manufatura, já provou ser útil para todos os processos

uvimos falar da metodologia Lean há mais de 30 anos. Embora a Toyota tenha desenvolvido e utilizado esse conceito desde a década de 50, foi apenas em meados dos anos 80 que o mesmo foi cunhado. Quando um projeto de pesquisa do MIT (Massachussetts Institute of Technology) sobre a indústria automobilística apontou a Toyota como criadora de um novo paradigma de gestão. Que abrangia todas as dimensões de negócios: manufatura, desenvolvimento de produtos e relacionamento com clientes e fornecedores.
Por muitos anos a metodologia foi aplicada, com sucesso, quase que exclusivamente nos processos de manufatura. Mas aos poucos os gestores foram percebendo que, mais que uma metodologia de produção, o que havia ali era uma filosofia, que pode perfeitamente ser aplicada a outras áreas. Especialmente na área de serviços. Mais que isso, pode ser transformada em uma estratégia de negócios focada na maximização da satisfação dos clientes.
Isso porque a metodologia trabalha basicamente com fluxo contínuo de processos, onde é possível segui-lo, reduzindo gargalos e eliminando passos desnecessários dentro do processo. Ou seja, desperdício de tempo e processo, que pode ser traduzido em desperdício do dinheiro. Como em um processo de vendas ao cliente há vários passos e a aprovação de pedidos a partir de um determinado valor é um deles. Para alguém que tenha alçada adequada, por exemplo, este passo pode ser dispensado, tornando o processo mais ágil.
Uma importante regra do Lean é que os processos ou atividades onde o cliente percebe valor devem ser mantidos. Aqueles que não agregam valor a ele, seja requerida pelo negócio, seja apenas burocracia desnecessária, devem ser otimizadas ou eliminadas do processo, pois representam desperdício. Aqui também entra a automatização. Se há processos que não precisam de intervenção humana, eles devem ser automatizados. Com isso se garante a continuidade do fluxo e, mais importante, a qualidade, que também é um ponto fundamental.
O fato é que toda empresa tem processos. A ideia do uso do Lean é olhar para essa cadeia, desde o momento em que o cliente até a entrega do produto ou atendimento dessa demanda, reduzindo ao máximo os entraves e garantindo a qualidade final na entrega. A adoção dessa mentalidade traz resultados extraordinários para as empresas que a praticam. Os resultados obtidos geralmente implicam no aumento da capacidade de oferecer os produtos que os clientes querem, na hora em que eles precisam aos preços que estão dispostos a pagar, com custos menores, qualidade superior e lead times mais curtos, garantindo, assim, maior rentabilidade para o negócio.
Daniel Carrara é gerente de projetos ágeis da Sankhya Gestão de Negócios.

Saiba mais em:

Maximizando entrega de valor ao cliente | Clientesa

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Veja também

plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.