sala de imprensa

Newlar Distribuidora aposta em sistema da Sankhya para otimizar processos e crescer em 2019
27/October | 2020

Newlar Distribuidora aposta em sistema da Sankhya para otimizar processos e crescer em 2019

Atenta à evolução dos negócios e projetando crescimento para os próximos anos, a Newlar Distribuidora, uma das maiores atacadistas de São Paulo, com mais de seis mil itens para venda com foco nos segmentos de utilidades domésticas, brinquedos, papelaria e artigos decorativos, adotou o ERP Sankhya, desenvolvedora de soluções de gestão.

Segundo Vinícius Berná, sócio-diretor da Newlar Distribuidora, diante do crescimento das operações, a empresa demandava uma maior capacidade de gestão e o sistema anterior não conseguia acompanhar as novas necessidades do negócio. “O sistema anterior era muito simples, mas o negócio já tinha se tornado complexo demais para ele”, afirma.

De acordo com o executivo, alguns detalhes importantes foram levados em consideração no processo de escolha da nova parceira de gestão. “Avaliamos 15 diferentes softwares, e a Sankhya se mostrou a ferramenta mais sólida e robusta para atender às nossas necessidades. Entre as vantagens competitivas, a flexibilidade do sistema foi um dos diferenciais que mais nos chamou a atenção”, aponta o sócio-diretor.

Por meio dos módulos customizáveis e do acesso ao banco de dados do ERP Sankhya, é possível realizar adaptações aderentes ao negócio, destaca Berná. “Criamos uma matriz de análise de giro e automatizamos a reposição de mercadorias baseadas em critérios estatísticos. Dessa forma, pudemos triplicar a linha de produtos, comprando menos quantidade, mais vezes, sem precisar aumentar espaço físico de armazenagem. Além disso, reduzimos nossa ruptura de estoque de 18% para 6% e alinhamos melhor a compra de mercadorias com nosso fluxo de caixa. Tudo isso customizado com as fórmulas que nós julgamos ideais para aplicar em nossa operação”, explica.

Outro benefício obtido foi a conferência mais efetiva dos pedidos de vendas. “Antes da implantação, fazíamos a emissão dos pedidos, conferência manual e faturamento. Não existia uma conferência dos produtos via sistema, por código de barras, referência, etc., e isso causava um nível alto de erros na conferência. Quando passamos a conferir por código de barras, os erros praticamente acabaram. Sabemos qual produto foi conferido, por qual conferente, qual dia, qual horário e em qual volume entregue ao cliente cada produto está”, disse o sócio da Newlar destacando que hoje a equipe praticamente não recebe ligações dos clientes dizendo que recebeu incorretamente um item, o que antes acontecia pelo menos a cada dois dias.

A área financeira da atacadista também foi aprimorada. “Hoje em 30 segundos obtenho meu DRE atualizado, meu nível de caixa, diversos indicadores financeiros, etc. Tenho um overview financeiro. O sistema anterior fazia um levantamento das receitas e despesas e era necessário montar controles em planilhas para avaliar a situação financeira do negócio por períodos, nunca em tempo real. E ainda, era necessário revisar diversas vezes os mesmos números para ter certeza que não foi cometido nenhum erro na planilha”.

A abundância de informações fornecida pela solução colocou a empresa em um processo de melhoria contínua. “Hoje cada desafio que vemos pela frente, primeiro pensamos em como resolver apoiado em sistema, depois em outras formas”. Um exemplo foi a expansão da linha de produtos. Após uma análise do processo de compras, se observou que a empresa podia manter estoques menores, ocupando menos espaço, mantendo um nível baixo de ruptura e abrindo a possibilidade de expandir a linha sem expandir a área de armazenagem da empresa. “Descobrimos que poderíamos ter cerca de 30% a menos em estoque do que imaginávamos, com isso reduzimos os estoques de segurança, geramos caixa e ainda mantivemos uma baixa ruptura”, revela.

Para o futuro, Berná pontua alguns planos. “Atualmente temos três canais de vendas, autosserviço, showroom e televendas, e queremos expandir para o ecommerce B2B ainda em 2019. Outra ferramenta muito importante para o nosso negócio será a assistente virtual BIA, desenvolvida pela Sankhya, que poderá auxiliar nossos vendedores a sugerir produtos adequados para a necessidade de cada cliente. Nossa meta é crescer de 7% a 10% em 2019. Para alcançá-la, a Sankhya será uma parceira fundamental neste processo, nos auxiliando com informações rápidas e confiáveis e com tomadas de decisões assertivas”, finaliza.

Newlar Distribuidora aposta em sistema da Sankhya para otimizar processos e crescer em 2019

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Veja também

plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.