Pular para conteúdo

4 fatores que levam inovação para sua empresa

Em um ambiente cada vez mais competitivo, inovar vem se tornando praticamente obrigatório para as empresas que querem continuar crescendo,...

inovação

Em um ambiente cada vez mais competitivo, inovar vem se tornando praticamente obrigatório para as empresas que querem continuar crescendo, conquistando mais e mais clientes. Mas é preciso ter claro que a inovação não está apenas no uso da tecnologia, assim como não está restrita a apenas um dos departamentos da empresa.

Inovar é, mais que a ação, uma cultura que deve permear todos os departamentos e todas as pessoas da organização. Para que se entenda melhor o conceito, preparamos aqui alguns fatores que levam uma empresa a inovar:

1. Colaboração

As empresas que têm a inovação em seu DNA sabem que ela está em todos os lugares. Por isso é preciso criar um ambiente em que todos conseguem contribuir, possibilitando ouvir colaboradores e pessoas que estejam em seu ecossistema, com clientes e parceiros.

2. Saia da rotina

Quanto mais os colaboradores da empresa forem desafiados, melhores soluções encontrarão. A maioria das pessoas busca conhecimento e mudança, por isso é importante que a empresa lhes dê esta oportunidade. O engajamento aumenta muito quando estas pessoas são envolvidas em projetos ou iniciativas diferentes e que tenham um impacto significativo na vida delas e de outros.

3. Crescimento

A empresa que quer crescer muito e rapidamente vai precisar criar algo inovador e colocá-lo em prática. Quando um produto ou serviço inovador chega ao mercado, o cliente percebe isso e vê naquilo algo único. A inovação traz níveis exponenciais de crescimento e o mercado está cheio de exemplos que comprovam isso.

4. Mão-de-obra

A qualificação da mão-de-obra é sempre um desafio e quanto melhor ela for, mais a empresa estará preparada para inovar. E não se trata apenas de capacitar funcionários, mas de estimulá-los e buscar novos meios – mais rápidos e eficientes – de fazer o seu trabalho. Isso melhora a produtividade e faz com que estes profissionais tenham mais tempo para pensar.

A aplicação destes fatores permite a inovação e traz com ela a sustentabilidade. Processos de inovação bem feitos trazem redução de custos e aumento de produtividade. São menos pessoas fazendo mais e oferecendo ao mercado produtos ou serviços diferenciados e de qualidade. O resultado final é uma melhora financeira incrível para a empresa.

Algumas empresas ainda tratam a inovação como um fator isolado, restrito a um departamento ou a um grupo de pessoas. A prática nos ensina que o mundo exige inovação em todos os níveis.

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.