As empresas são organizações que podem ser muito ou pouco complexas, dependendo de seu porte, do número de funcionários ou da atividade que exercem. Seja qual for sua finalidade ou seu tamanho, seja ela comercializadora de produtos ou prestadora de serviços, uma boa administração é sempre necessária.

Muitos gestores ainda insistem em métodos tradicionais e antiquados de controle, mas a evolução tecnológica garante maior eficiência na gestão empresarial por meio de um sistema de gestão integrada.

Veja as vantagens de implantar sistemas automatizados de gestão empresarial.

1. Redução de custos

A redução de custos se refere ao planejamento, a execução e o controle da cadeia produtiva e a sua logística até chegar ao cliente final. Quer dizer que o intuito é remover do processo produtivo as atividades e as operações que não trazem valor à entrega do produto final.

De um modo geral, a otimização de custos depende de pelo menos quatro fatores:

  • Processos Operacionais – Administração de Processos;
  • Estrutura Organizacional – Políticas estabelecidas pela empresa;
  • Controles Internos e Informações Adequadas;
  • Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento.

Por isso, não seria exagero dizer que um dos melhores investimentos que a empresa pode fazer em matéria de otimização de custos é a implantação de um sistema de gestão integrada. É claro: o sistema sozinho não resolve todo o problema, mas é uma ferramenta imprescindível, e que poderá se mostrar muito importante para as tomadas de decisão.

2. Aumento da produtividade

A automação contribui bastante para aumentar a produtividade, agilizando o trabalho, poupando tempo e diminuindo esforços da equipe, que poderão se aplicar a outras atividades, tais como planejamento, análises e vendas. Isso permite que as máquinas lidem com os serviços padronizados e repetitivos.

3. Unificação dos setores

Muitas vezes, os departamentos de uma empresa estão tão desconectados entre si que ignoram o que se passa além de suas portas e a transmissão de informações entre eles é muito precária. É muito importante que a empresa seja unificada e que todos os setores trabalhem de forma integrada, pois só assim será possível unir esforços para alcançar o objetivo comum.

4. Monitoramento dos resultados

Com um sistema automatizado, os gestores acompanharão as operações em tempo real e poderão monitorar e controlar os resultados. Assim, é possível evitar erros, organizar as tarefas para alcançar as metas propostas e avaliar o desempenho dos funcionários, a quantidade de vendas, a qualidade dos serviços e o relacionamento com os clientes. O monitoramento permite uma avaliação eficaz, baseada em dados precisos e confiáveis — não em suposições e comentários, além de poder prever mudanças e tomar decisões antes que acontecimentos indesejáveis ocorram.

5. Geração de dashboards

A intuição não é o suficiente. Contar com dashboards de apoio à decisão sobre cada atividade desempenhada na empresa, sobre cada departamento facilita bastante o controle do negócio e de todos os seus processos. Os gestores poderão analisar calmamente os gráficos antes de tomar uma decisão. Os dados ajudam muito a identificar as falhas de uma empresa, permitindo que sejam corrigidas a tempo.

6. Maior segurança

Por serem automatizados, os sistemas de gestão cometem pouquíssimas falhas, desde que sejam corretamente usados. Além disso, a empresa também pode determinar acessos específicos para cada tela do sistema de acordo com o perfil do usuário, reduzindo riscos de a informação ser acessada por pessoas sem autorização.

7. Controle total

O gestor estará literalmente mantendo o controle sobre tudo. O sistema automatizado é uma espécie de “Grande Irmão”, que tudo vê, tudo fiscaliza. Ele se torna uma sentinela sempre a postos, pronta para alertar, identificar enganos e corrigi-los a fim de otimizar o desempenho das tarefas.

Se sua empresa ainda não conta com sistema de gestão integrada, é hora de começar! Concorda? O que você pensa sobre esse assunto? Deixe sua opinião aqui nos comentários.