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Aumente a competitividade da sua empresa de serviços em 5 passos

              Já se foi o tempo em que o diferencial de uma empresa era...

 

 

 

 

 

 

 

Já se foi o tempo em que o diferencial de uma empresa era simplesmente seu preço. Na era da informação, a “estandardização” dos serviços prestados e o maior nível de exigência de um novo perfil de cliente fazem com que a linha divisória entre o sucesso e a estagnação empresarial se torne cada vez mais tênue; linha tênue, impassível e que atende pelo nome de “qualidade”. Descubra, neste post, como atingir o nível de excelência nos processos gerenciais de sua empresa de serviços para aumentar a competitividade no mercado!

Foco no relacionamento com o cliente

Cliente satisfeito é cliente eterno, que propaga o nome da empresa aos 4 cantos e traz em si a altíssima capacidade de prospectar novos consumidores. Por outro lado, um cliente descontente é o pior dos inimigos que sua empresa de serviços pode ter. Nenhuma dúvida quanto a isso, certo? Em outras palavras: a satisfação da clientela é o mantra diário de todo empresário de sucesso. Para vencer esse desafio, no entanto, é necessário conhecer profundamente qual é o seu público-alvo, o que ele deseja e quais as suas expectativas em relação aos serviços que você presta.

Essa “consciência empresarial” pode ser alcançada através de algumas ações. A realização de pesquisas ajuda a entender melhor como é o mercado que sua empresa atua e como você pode se posicionar nele de forma eficaz. A mineração de dados por meio de trabalhos em Big Data também é valiosa, pois ajuda a definir o planejamento estratégico de sua organização e a melhoria dos serviços prestados. Outra ferramenta muito importante atualmente são os canais de relacionamento com o cliente (redes sociais, blogs, chats, etc). É através deles que sua clientela dará feedbacks e apontará possíveis pontos de falha no negócio. É essencial conduzir um trabalho próximo ao seu público-alvo nessas plataformas, desenvolvendo promoções ou programas de fidelidade que tragam a empresa para mais perto de seu target.

Adoção de sistemas de gestão empresarial

Um sistema de gestão empresarial (ERP) é essencial para que uma organização consiga interligar seus processos de trabalho com eficiência, evitando ruídos de comunicação interna, retrabalhos e aumento de custos desnecessários. A evolução gerencial chega ao seu ápice com as ferramentas eletrônicas de gestão corporativa, que unificam os dados do setor financeiro, com os relatórios de conversões do setor de vendas, além das planilhas da área de marketing etc. É evidente que toda essa sinergia operacional impacta positivamente na qualidade do seu negócio, já que fluxo de informações mais ágeis significa atendimento mais rápido e preciso aos clientes!

Uso de Business Intelligence (BI)

Se o ERP unifica os dados, o Business Intelligence (BI) se encarrega de transformá-los em informações relevantes, permitindo que a organização tenha indicativos mais claros das perspectivas para o futuro. Isso faz com que a empresa possa se antecipar às tendências, além de ter em mãos variáveis exclusivas para o desenvolvimento ou melhora dos serviços existentes. O BI é uma ferramenta complementar ao ERP e que serve de base para a melhoria do relacionamento com a clientela.

De posse de um bom sistema de BI, um corretor de seguros, por exemplo, pode ter acesso ao aumento nas taxas de sinistralidade, por região ou por tipo de veículo, um subsídio poderoso para tomada de decisões.

Ajuda de uma consultoria especializada

Uma consultoria especializada pode enxergar gaps de eficiência em seu negócio que talvez você, imerso em um mar de estresse, metas, desafios e compromisso com resultados, não esteja conseguindo visualizar. Os custos com uma assessoria de negócios costumam ter ótimo ROI, que se justificam por haver uma redução de gastos operacionais, aumento na produtividade e, por consequência, no faturamento global da companhia.

Inovação sempre

A capacidade de se reinventar diante das transformações sociais e tecnológicas constantes é o grande segredo dos campeões. Por isso, é fundamental ampliar seu portfólio de serviços oferecidos e adaptá-lo às peculiaridades do seu perfil de cliente. Também é importante buscar parcerias com outras empresas para agregar mais valor ao seu negócio, além de usar ferramentas de TI para tornar seus processos de trabalho mais dinâmicos e econômicos. Abra a mente para as possibilidades infinitas em seu negócio e aumente a competitividade.

Na sua opinião, há algum outro item que deve estar nessa lista?

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Redator Sankhya

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