Quer esteja na faculdade ou no mercado, o profissional de gestão deve sempre aprofundar o conhecimento de seu ofício. A atualização é essencial para a melhora contínua da administração de qualquer negócio. Diante disso, separamos os melhores livros de gestão empresarial que potencializarão as suas habilidades e levarão sua visão de mercado a outro nível! Confira!

O Ponto da Virada (2000) – Malcom Gladwell

Neste livro, Malcom Gladwell explora o processo de popularização de produtos, explicando como e por que algumas tendências se espalham tão rapidamente quanto uma epidemia. Existe algo por trás deste sucesso repentino e grandioso? Este livro tenta responder essa questão e é uma obra essencial para quem busca a “viralização” de seus produtos.

 

O Mito do Empreendedor (1985) – Michael E. Gerber

Ao longo das páginas de O Mito do Empreendedor, o autor destrói a comum noção de que um líder necessita apenas de conhecimento técnico para ser bem-sucedido. O livro mostra por que os melhores líderes nem sempre se destacam por suas competências puramente técnicas, mas sim por suas habilidades de gestão emocional, síntese e, principalmente, pela visão de futuro que possuem.

 

Empresas feitas para vencer (2001) – Jim Collins

Após a análise de inúmeros cases de sucesso entre empresas de capital aberto em um período de 15 anos, Jim Collins compilou um guia para transformar uma boa empresa em uma excelente. Veja quais passos são necessários para esse passo crítico e aprenda com as palavras de Collins. Além disso, entenda quais características são fundamentais a uma empresa para seu sucesso ser sustentável e invariavelmente crescente.

 

Estratégia Competitiva (1980) – Michael E. Porter

Este clássico de três décadas é o ponto de partida para a formação de qualquer nova empresa. O autor evidencia as principais estratégias para uma indústria sobressair-se em qualquer mercado, sintetizando cinco forças competitivas essenciais a qualquer empreendimento bem-sucedido. O livro é extremamente didático ao dar passos simples e claros para a formação de um negócio focado, flexível e diferenciado. Vale a pena a leitura!

 

Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição (2009) – Antônio Galvão Novaes

O livro nacional de nossa lista destrincha os canais de distribuição modernos e como eles influenciam o suprimento dos mais diversos tipos de produtos. A obra detalha as etapas inerentes ao caminho complexo de um produto, desde sua fabricação até a chegada ao cliente final. De maneira completa, o livro mostra as técnicas indispensáveis da logística do setor atacadista e como este setor pode manter-se flexível a flutuações de demanda.

 

Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes (1989) – Stephen R. Covey

Esta obra mundialmente conhecida é tida como marco de transformação pessoal e até hoje influencia milhares de pessoas. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes descreve sete passos que fornecerão a uma pessoa paz de espírito, inventividade constante, confiança perene e um senso de adaptabilidade sempre presente. Em vez de explorar estratégias de mercado ou logísticas operacionais, o texto de Stephen Covey pode mudar internamente a vida de um gestor e, consequentemente, todas as percepções e ações dentro de sua empresa.

Gostou de nossa lista? Sabe de mais algum livro fundamental para um profissional de gestão? Deixe seu comentário aqui! Aproveite também para conferir o nosso outro posts: “5 passos para aumentar a competitividade de sua empresa”!