Em meio a uma série de mudanças, surgiu o conceito dos Métodos Ágeis. Empreendedores, engenheiros de software e gestores de empresas de tecnologia, em 2001 nos Estados Unidos, criaram o que foi chamado de Manifesto Ágil.

Esses estudiosos, estavam inconformados com a maneira como as coisas eram feitas até então. Eles questionavam a complexidade para o desenvolvimento de soluções, morosidade para a entrega de soluções para o cliente final e o estilo burocrático e hierarquizado de desenvolver tecnologia.

A partir disso o conceito ganhou o mundo e surgiram várias metodologias e aplicações dos Métodos Ágeis. E você, já aplica esse conceito no seu negócio?

Conheça o que são os métodos ágeis e como aplicar no seu negócio.

O que são Métodos Ágeis?

Métodos ágeis são formas de trabalhar baseadas na adoção de diferentes práticas que tornam os processos mais simples, rápidos e baratos.

Isso tudo acontece dentro de ciclos específicos, sempre respeitando a sequência Construir – Medir – Aprender.

Como aplicar a metodologia ágil?

Nos métodos ágeis, uma das primeiras lições é que não existem receitas de bolo. Para cada organização, para cada equipe, os métodos podem ser adequados e combinados de acordo com a realidade encontrada e os resultados que se espera obter.

No entanto, algumas empresas que obtém sucesso nessa implementação adotam determinadas premissas em comum:

  • O cliente (interno ou externo) deve estar sempre no centro da estratégia a ser definida.
  • Tenha ideias ousadas.
  • Seja simples.
  • Estabeleça regras claras.
  • Agilidade combina com eficiência.
  • Multidisciplinaridade.
  • Inspiração é uma coisa Copiar é outra.

Principais Metodologias

Muito provavelmente, quem se interessa pelo tema já ouviu nomes como Scrum, Kanban, Sprint, Lean, XP.  Vamos aprofundar aqui, apenas em duas delas:

  • Scrum: é um dos métodos ágeis mais populares, utilizado para organizar o trabalho que precisa ser feito. Pode ser usado no desenvolvimento de tecnologia mas também se aplica a melhoria de processo, lançamento de produtos, etc.
  • Lean: método adotado para testar e validar um determinado modelo de negócios, de maneira assertiva, considerando a opinião dos clientes e evitando-se qualquer tipo de desperdício. A palavra “Lean” significa enxuto, ou seja, poucas pessoas, pouca estrutura, poucos recursos.

Para saber como Implementar em sua empresa, acesse o conteúdo completo em nosso Guia de Aplicação prática.

<Acesse agora o nosso ebook sobre Métodos Agéis >


As empresas mais antenadas e atentas às transformações externas passaram a questionar a maneira como faziam as coisas.

Resolver problemas dos clientes com simplicidade, rapidez e baixo custo passou a ser a nova maneira de se operar. 

Aplique já na sua empresa.