“Em time que está ganhando, não se mexe”. Este dito popular é um alento para negócios com equilíbrio financeiro, mas um perigo para os dias atuais. Em um mundo VUCA, de constantes transformações, incertezas e complexidade, é importante buscar oportunidades de negócios para se manter competitivo.

Para acompanhar as mudanças e não ficar para trás, a solução é correr na frente! No entanto, inovar, criar ou transformar um produto ou serviço não é uma aventura, mas sim uma forma de maximizar os lucros e alavancar o crescimento dos negócios, com menores custos e riscos para a empresa.

Os gestores podem contar com boas práticas e estratégias, investir na análise inteligente de dados e estar cada vez mais inseridos em um cenário de inovação – tanto tecnológico quanto de modelos de negócios.

Para saber mais sobre este tema, continue a leitura deste artigo, em que vamos mostrar algumas metodologias e dicas para você identificar uma oportunidade de negócio.

O que são oportunidades de negócios?

Primeiro, vamos entender o conceito e alguns aspectos que diferem uma chance real de negócio de uma simples ideia.

Uma oportunidade de negócio é o encontro de um produto ou serviço com um desejo, um problema ou uma necessidade não atendida. Ou seja, é quando uma empresa enxerga um espaço para comercializar algo a partir da demanda de um determinado grupo de pessoas. 

Muitas ideias criativas e inovadoras surgem a todo momento, mas uma boa oportunidade perante o mercado tem algumas características, como explica o Sebrae:

  • Atraente: por atender uma necessidade, satisfazer uma vontade ou resolver um problema comum, há a capacidade de ser desejado pelos consumidores;
  • Durável: porque gera o interesse de muitas pessoas de modo permanente ou em momentos variados. Todavia, isso não descarta o potencial de alto lucro de alguns produtos ou serviços sazonais, como os ovos de Páscoa;
  • Possui valor agregado: tem a capacidade de gerar maiores benefícios, seja entregando uma melhor qualidade ou tendo um preço mais acessível, em comparação aos concorrentes.

Mas não para por aí! É fundamental analisar a viabilidade do negócio, apoiando-se em dados e informações da própria empresa e em conhecimento sobre o mercado para saber se de fato há uma oportunidade de negócio viável ou se trata-se de um plano arriscado.

É importante destacar que a oportunidade não precisa, necessariamente, ser alguma coisa inédita, vale um produto ou serviço existente, mas feito de um jeito mais valioso para outras pessoas. Por isso, ao buscar por novas oportunidades de negócios, pense em uma carência de determinado nicho, procure por clientes insatisfeitos e deficiências do negócio. Enfim, a oportunidade pode estar em aperfeiçoar ou reinventar algo.

Mas, afinal, existe um melhor momento para inovar ou fazer mudanças? 

Um erro comum de muitas empresas é esperar cenários mais propícios. As empresas devem buscar a inovação constante, mesmo que com pouco investimento. Promover um ambiente criativo dentro da organização e ter um olhar voltado para seu cliente e para seu mercado são os melhores caminhos.

Os desafios repentinos que motoristas de táxi e, recentemente, varejistas tiveram são a prova de que a busca por oportunidades de mercado precisa ser uma estratégia de negócio. As cooperativas de táxi nunca imaginaram que seu mercado se transformaria drasticamente com o uso de aplicativos como Uber. Da mesma forma, o varejo físico não sabia qual seria o real impacto da pandemia nas suas lojas.

Metodologias para identificar e analisar oportunidades

A gestão empresarial conta com diversas metodologias para entender o panorama atual da empresa e do mercado e, com isso, descobrir e avaliar oportunidades de evoluir o negócio.

São ferramentas usadas para identificar tendências, descobrir novos nichos ou, onde há pouca concorrência, antecipar cenários desafiadores e de crises, bem como reconhecer oportunidades de negócios, melhorias e mudanças

Conheça a seguir alguns destes métodos que você pode começar a usar ainda hoje:

Matriz SWOT

Bastante conhecida no universo corporativo, a Matriz SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico que faz um diagnóstico do presente para melhor planejar o futuro, também chamada de FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças).

Por meio da avaliação dos ambientes interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças), é possível ter um panorama da situação da empresa e conhecer o seu entorno. Essa análise deve levar em consideração os aspectos organizacionais e relacionados ao pessoal, além do macro e microambiente.

A princípio, esses aspectos não são positivos ou negativos, mas apenas mostram a condição de partida antes de definir ações estratégicas de curto, médio e longo prazo. Isso auxilia na tomada de decisão e na priorização, visto que a avaliação dos ambientes ajuda a reconhecer o que pode ser favorável ou não, como:

  • Pontos fortes ou forças da organização que devem ser consolidadas, como competências, infraestrutura, recursos, posição alcançada, vantagem organizacional;
  • Pontos fracos ou fraquezas que precisam ser superadas, pois elas limitam ou reduzem a capacidade de desenvolvimento da empresa;
  • Perspectivas e situações que revelam oportunidades que podem oferecer alguma vantagem para a organização;
  • Cenários e condições que venham a representar uma ameaça e, portanto, devem ser evitados por impedir ou limitar a implantação de uma estratégia de ação.

Logo, o método SWOT permite aos gestores contrabalancear as forças internas em relação às oportunidades externas, bem como as fraquezas internas em relação às ameaças externas à organização.

5W2H

A metodologia 5W2H é uma ferramenta para colocar em prática um plano de ação. Com ela, os gestores orientam sobre as decisões e acompanham o desenvolvimento de uma gestão estratégica. 

Esta ferramenta serve para treinar as pessoas encarregadas de uma nova tarefa, estabelecer novos padrões, definir as responsabilidades dos envolvidos em um processo, identificar equipamentos, materiais e demais recursos adequados e monitorar os resultados. Ela é estruturada respondendo a sete perguntas, como detalhado:

  • O que será feito? (What): define os objetivos que se deseja alcançar.
  • Quem fará o que? (Who): estabelece os responsáveis pelo planejamento, avaliação e realização dos objetivos.
  • Quando será feito? (When): estipula o prazo para atingir os resultados.
  • Onde será feito? (Where): determina o local ou espaço físico para a realização dos objetivos propostos.
  • Por que será feito o quê? (Why): mostra a necessidade e a importância de se cumprir cada objetivo.
  • Como será feito o quê? (How): define os meios para avaliar e realizar os objetivos.
  • Quanto custará o quê? (How much): determina os custos para alcançar os objetivos.

Diagrama de Causa e Efeito

Análise de Causa e Efeito do ERP Sankhya

Também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou Espinha de Peixe, o objetivo dessa metodologia é visualizar melhor o universo de um determinado problema por meio da construção de um diagrama no qual as causas vão sendo cada vez mais discriminadas até chegarem à sua origem.

Essa análise é usada quando se pretende conhecer as razões que impedem que um determinado efeito ou resultado seja alcançado. O diagrama possibilita enxergar as causas de forma mais clara e agrupadas por fatores-chaves, como mão de obra, máquinas, métodos, materiais, meio ambiente, medição, políticas, procedimentos e planta (layout).

Método TURIB

Com esse método, busca-se refletir sobre os motivos de um problema para identificar qual é o mais relevante e que deve ser trabalhado primeiro. É uma maneira estratégica de hierarquizar por relevância a tomada de uma decisão.

Para aplicar a ferramenta, é preciso avaliar cada causa atribuindo um peso aos seguintes critérios:

  • Tendência: qual das causas tende a ficar pior?
  • Urgência: qual dos motivos é o mais urgente e deve ser corrigido prontamente?
  • Rapidez: qual situação, quando solucionada, proporcionará os resultados esperados com maior rapidez?
  • Importância-gravidade: qual dos motivos é o mais sério, traz mais prejuízos e preocupa mais?
  • Benefícios: qual causa, uma vez solucionada, resultará em maiores benefícios e  vantagens?

Análise do campo de forças

A ideia da análise do campo de forças é identificar fatores que podem ajudar ou prejudicar a implementação de um processo de mudança. Portanto, é uma ferramenta usada quando se planeja uma mudança com a finalidade de investigar se as forças ativas (propulsoras) são maiores que as forças reativas (restritivas). Para, então, administrar o processo de transformação, elaborando estratégias que anulem ou minimizem as resistências

Por meio de um brainstorming, são listadas as forças favoráveis – aquelas que interferem no processo de modo positivo – e, em seguida, as forças contrárias, que impactam negativamente as mudanças. Cada fator é avaliado segundo uma  intensidade em uma escala, sendo de +1 a +5 para as forças ativas; e -1 a -5, reativas; de acordo com a classificação a seguir:

  • 5: fator de grande importância;
  • 4: fator importante;
  • 3: importância moderada;
  • 2: relativamente pouca importância;
  • 1: quase nenhuma importância.

Dicas de como identificar as oportunidades de negócios

As oportunidades podem estar em diversos lugares. Observar ao redor, dentro da própria empresa ou ao circular pela rua. Estar atento às pessoas, suas necessidades e comportamentos. Acompanhar o mercado nacional e internacional. Ficar de olho em mudanças na legislação, questões ambientais, políticas e socioculturais. Tudo isso pode ajudar você a descobrir oportunidades de negócios.

Entretanto, existem práticas, ferramentas e perguntas específicas que são usadas para levantar e analisar dados e informações para identificar uma oportunidade no mercado.

Veja a seguir algumas dicas:

Panorama interno

Avalie as informações da empresa e reflita sobre: onde ela se encontra hoje, onde ela quer chegar e como fará para isso acontecer. Para o levantamento interno, aposte em um software de gestão empresarial ou de CRM e construa uma base sólida de conhecimento do negócio

Ter uma fonte de informação dentro da empresa que seja segura, integrada, assertiva e filtrada é um diferencial para se encontrar oportunidades de negócios. Utilizar essas soluções é imprescindível atualmente.

SAIBA MAIS: para mais informações sobre ferramentas de gestão, confira nosso post sobre o que é CRM e suas aplicações >

Ambiente macroeconômico

Quais fatores ou elementos do macroambiente podem impactar direta ou indiretamente o negócio?

É  importante para qualquer negócio estar atento às mudanças econômicas e sociais. Os portais governamentais, como o IBGE, são uma excelente fonte de dados.

Além disso, estude também o mercado internacional para antecipar tendências

Informações setoriais

Como estão as vendas do setor? Quais são as projeções sobre o mercado? Qual é o market share dos principais concorrentes e qual é a fatia da sua empresa nesse mercado? Quais são os produtos ou serviços que estão crescendo e por qual razão? 

Pesquisas e relatórios realizados por associações, entidades privadas ou órgãos reguladores são disponibilizadas todos os dias na internet e podem responder a essas questões. Manter-se conectado com esses dados e, principalmente, saber fazer uso deles é muito importante.

Estudo da concorrência

Faça um processo de benchmarking para traçar o perfil dos concorrentes diretos e indiretos e identifique as melhores práticas, as soluções oferecidas e os diferenciais competitivos.

A ideia é aprender com elas, buscando insights que podem ser replicados no negócio. Portanto, compare as vantagens competitivas da sua empresa com os atributos levantados das organizações concorrentes

Apesar de monitorar a concorrência de forma assertiva parecer complexo, Flávio lembra que existem ferramentas que podem ser aplicadas a muitos tipos de negócio, como Win-Loss, Battle Card, Cliente Oculto, Rede de Inteligência e, para empresas mais maduras, War Room. Muitas dessas são alimentadas por informações coletadas internamente, pelo próprio time de vendas, por exemplo.

Mapeamento do público-alvo

Identifique os segmentos de consumidores por características comuns, tanto as demográficas (idade, sexo, local de nascimento, profissão, nível educacional e renda) quanto as qualitativas (relacionadas a estilo de vida, atitudes, valores e motivações de compra).

Faça um mapeamento do perfil do público-alvo atual e planeje o perfil que deseja atingir de acordo com as características levantadas anteriormente. Pense quais novos produtos ou serviços são possíveis de se desenvolver para inovar no mercado e atender aos anseios ou resolver os problemas do público-alvo

Para apoiar os gestores na tomada de decisão, há três fatores principais para se levar em consideração:

  • Nível de informação: além de sempre se pautar em dados, a primeira coisa é se perguntar sobre o nível de informação que se tem em mãos. Não se trata de volume, principalmente porque vivemos em uma era com muitas notícias, dados, gráficos, newsletters e relatórios; mas sim informações relevantes que realmente façam a diferença.
  • Cenários: após a coleta de dados e a análise das informações, considere os cenários possíveis para resolver o problema. Segundo Flávio, isso é essencial para a previsão de cenários e projetar objetivos para validar a assertividade da decisão.
  • Controle e acompanhamento: para o analista, sai na frente quem possuir ferramentas robustas, como um ERP ou de CRM, capazes de coletar, traduzir e viabilizar informações relevantes para esse processo tão complexo que é a tomada de decisão.

Como o ERP pode ser um diferencial para análise de oportunidade?

Imagine fazer o levantamento de dados e informações para investigar os ambientes internos e externos de uma empresa de forma “manual”, em pilhas de papéis, documentos digitais e planilhas. Além de ser um processo lento e trabalhoso, esses materiais podem conter erros de digitação, dados em duplicidade e até serem extraviados.

Como destacado antes, os sistemas ERP têm a capacidade de tornar o trabalho dos gestores e profissionais mais fácil e seguro. Os ERPs integram as informações e as rotinas dos departamentos de uma empresa, automatizam os processos simplificando o fluxo de trabalho e fornecem relatórios para apoiar a tomada de decisão.

No entanto, a digitalização dos negócios tem exigido que as empresas busquem por sistemas mais inteligentes e robustos para lidar com grande volume de dados de forma mais rápida e assertiva. É por isso que o ERP Sankhya conta com uma ferramenta nativa de Business Intelligence (Inteligência de Negócio)

O BI Sankhya traz um ganho de performance para a gestão dos processos da empresa e possibilita aos gestores extrair mais inteligência, como as relacionadas a seguir:

  • Informações em tempo real por meio de dashboards que transformam os dados captados pela operação em gráficos gerenciais, que ajudam os gestores de diversas áreas na tomada de decisão e na identificação de oportunidades; 
  • Relatórios Drill Down para análise de dados e informações mais detalhadas;
  • Indicadores de desempenho de toda a equipe em tempo real;
  • Gestão por diretrizes (GPD) para  ter clareza se as decisões tomadas no planejamento estratégico estão sendo seguidas e acompanhar o impacto de cada atividade nos indicadores; 
  • Solução BIA (Business Intelligence Analyst), assistente virtual baseada em inteligência artificial que responde e aprende sobre a operação do negócio;
  • Maior previsibilidade com dados e informações em tempo real sobre o mercado e comparação com os indicadores da empresa.

Como vimos, para identificar oportunidades de mercado, é fundamental contar com metodologias e práticas de gestão para analisar a viabilidade do negócio. Assim, é possível compreender a realidade da empresa e do mercado e traçar estratégias para a entrada de um novo produto ou serviço no mercado. 

A tecnologia é uma aliada para tornar essa tarefa mais dinâmica. Fale com nossos consultores e não deixe mais uma oportunidade passar despercebida.