Saber utilizar a quantidade exata de matérias-primas e, assim, evitar gastos excessivos, desperdício e estoque parado é um planejamento que toda empresa precisa fazer. O Just in Time é um conceito que está diretamente ligado a essas ações de conscientização e geram ótimos resultados para o negócio.

Uma cadeia de produção precisa e otimizada é uma excelente estratégia para obter processos eficientes e ter um fluxo organizacional assertivo. Tudo isso para entregar ao cliente final um produto que atenda realmente às suas necessidades e que se destaque no mercado.

Neste artigo, explicamos o conceito de Just in Time, seu objetivo, a importância dele nas empresas, suas principais vantagens e desvantagens, como fazer a implementação e como implementar um software de gestão nesse processo. Confira!

O que é Just in Time?

O Just in Time (JIT) é uma técnica de gestão, também considerada uma filosofia, em que a empresa trabalha com os processos de compras e produção de forma enxuta e no tempo certo

Assim, é possível ter um controle assertivo de estoque, mais eficiência no trabalho e, principalmente, reduzir gastos e evitar desperdícios.

Todas as etapas de produção são envolvidas no Just in Time, para que cada uma seja executada no momento correto e para suprir as reais necessidades da empresa. 

Com essa técnica, nada é feito sem que tenha uma finalidade, evitando o acúmulo de produtos parados e mantendo a linha de produção padronizada.

Qual é o objetivo e a importância do Just in Time para a empresa?

O Just in Time tem como objetivo alinhar todos os processos de produção com os pedidos, sem produzir nada mais que o necessário. Assim, é possível reduzir ao máximo desperdícios e prejuízos, que são muito comuns em indústrias que ficam com excesso de produtos por falta de rotatividade, por exemplo.

Essa técnica, que é uma metodologia lean, promove uma melhoria contínua dos processos, com padronização e criação de políticas modernas, diminuindo estoques e atendendo apenas às demandas solicitadas dos clientes, que recebem seus produtos no tempo correto.

Os elementos que apoiam essa técnica são:

  • Tempo de preparação;
  • Colaborador multifuncional;
  • Layout;
  • Qualidade;
  • Fornecedores.

Shigeo Shingo, um dos maiores especialistas na melhoria do processo de fabricação, também conhecido como o guru do Just in Time, aponta 7 desperdícios que uma empresa pode ter e que afeta nos resultados positivos:

  1. Produtos com defeito;
  2. Superprodução;
  3. Movimentos desnecessários na produção (humano ou robô);
  4. Espera entre um processo e outro;
  5. Estoque de trabalho em processo;
  6. Transporte desnecessário de materiais;
  7. Produção sem necessidade.

Quais são as vantagens do Just in Time?

Estoque em excesso significa dinheiro parado para a empresa, o que resulta em trabalho parado e baixo retorno financeiro. 

Por isso, ter um processo de produção enxuto, com apenas o que é necessário, é essencial para gerar bons resultados, além de otimizar a execução de cada etapa. Aplicar o JIT traz muitas vantagens ao negócio, como listamos a seguir.

Melhorias na gestão de estoque

A produção apenas das mercadorias necessárias é uma estratégia de sucesso que melhora a gestão de estoque. Assim, os produtos não ficam parados ou correndo o risco de danificar. Essa filosofia muda a forma de gerenciamento, ajudando os gestores em um controle mais assertivo da quantidade de itens armazenados.

Diminuição de gastos

O excesso de produtos em estoque não é bom para as finanças da empresa, pois o valor gasto com matéria-prima e produção fica parado, sem gerar lucro. Com o uso do Just in Time e as etapas de produção sendo executadas apenas com a quantidade certa, a empresa consegue reduzir gastos e ter uma melhor economia.

Redução de desperdícios

A filosofia do Just in Time é baseada na produção apenas das demandas solicitadas. Com isso, a empresa consegue diminuir o desperdício de matéria-prima, usada de forma desnecessária. Além disso, evita um estoque com grandes quantidades de itens, que podem se desvalorizar com o tempo.

Qualidade e flexibilidade

Uma das premissas do Just in Time é a qualidade da mercadoria. Por isso, ao implementar a técnica, a empresa consegue melhorar a qualidade tanto nos processos quanto no produto final. Outro fator vantajoso é o aumento da flexibilidade, tendo em vista que o tempo é melhor gerido e a equipe consegue construir fluxos mais produtivos.

Quais são as desvantagens do Just in Time?

A grande desvantagem do Just in Time  é que essa técnica não pode ser aplicada em empresas com pouca previsibilidade em demanda e que passa por diversas oscilações

Existem organizações que precisam de estoque e, consequentemente, esse conceito não se adapta às necessidades desse tipo de negócio.

Outro ponto negativo do processo é que ele apenas funciona com bons resultados quando a empresa trabalha com poucos fornecedores e que eles tenham estabilidade no fornecimento de materiais.

Como implementar o Just in Time na empresa?

Na imagem, etapas para implementar o Just in Time na empresa:

1. Preparação
2. Organização
3. Capacitação
4. Comunicação

Os textos explicativos se repetem ao decorrer do tópico.
Etapas para implementar o Just in Time na empresa

Para aplicar o Just in Time, a empresa precisa se atentar para alguns fatores importantes para um bom alinhamento dos processos. Por isso, listamos a seguir algumas etapas fundamentais para o momento da implementação do JIT.

1. Preparação

Para otimizar todos os processos de produção e entrega das mercadorias, é preciso ter uma média do tempo gasto para, assim, entregar o produto ao cliente final no prazo certo. Por isso, é necessário fazer um levantamento do tempo de execução de cada etapa para que seja possível estruturar a padronização.

2. Organização

Para manter a organização de todas as etapas, os gestores precisam monitorar constantemente os processos, com base em dados e informações fornecidos pelos indicadores e relatórios. Dessa forma, é possível ter um bom controle do desempenho produtivo, tanto da equipe quanto das máquinas.

3. Capacitação

Toda modificação que uma empresa faz nos seus processos exige um novo treinamento e capacitação dos seus colaboradores. O método Just in Time é assertivo, porém é importante ter uma equipe em sintonia com a filosofia e com conhecimento técnico e prático. Dessa forma, são reduzidas as chances de problemas operacionais.

4. Comunicação

Assim como é necessário alinhar todas as etapas dos processos para obter um Just in Time eficiente e de qualidade, a comunicação também precisa ser bem direcionada, clara e objetiva. Por isso, os gestores precisam manter tanto os colaboradores quanto os fornecedores sempre bem informados e de forma constante, pois mudanças sempre ocorrem

Software de gestão no sistema Just in Time

O sistema Just in Time exige uma programação bastante cuidadosa, especialmente no fluxo de recursos que é direcionado ao processo de produção.

As empresas precisam utilizar softwares de gestão para indústrias, que são capazes de planejar cada etapa do processo de produção e fazer a integração com outros setores da empresa, como, por exemplo, estoques e vendas.

O Índice de Automação do Mercado Brasileiro registrou em 2020 um crescimento de 3% no nível de automação de empresas dos setores de indústria, comércio e serviços. Isso mostra a importância da tecnologia na eficiência e qualidade de cada etapa dos processos. 

A automatização ajuda a monitorar os processos produtivos e evitar que se produza além da demanda necessária. O controle de máquinas, da quantidade de produtos e de produção pode ser feito perfeitamente por meio de sensores e soluções de gestão. Tudo isso sendo realizado em tempo real, que é a principal premissa do Just in Time.

Gostou deste artigo e deseja receber mais informações sobre tecnologia, inovação, sistema ERP e gestão? Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão os melhores conteúdos.