Oportunidades na área de produto vêm crescendo e se destacando na tecnologia da informação, abrindo espaço para que novas profissionais se desenvolvam. O relatório  Digital Skills mostrou que 31% dos profissionais entrevistados trabalham na área de Product Management. Os números mostram como a carreira é cada dia mais promissora, com bons salários e excelentes chances de crescimento profissional, especialmente para mulheres.

Neste artigo, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, trouxemos informações sobre as mulheres na área de produto. Sobre a área e o que esperar dela, conversamos com a profissional Lívia Boaventura, Product Operations Manager da Sankhya. Confira!

O que faz uma profissional de produto e quais são os desafios?

Lívia Boaventura, Product Manager na Sankhya

A Product Manager trabalha com a gestão de produto de forma estratégica, garantindo que toda a equipe desempenhe um bom trabalho no projeto e entregue um produto de qualidade ao consumidor final. Entre algumas das responsabilidades e habilidades que a profissional precisa ter, podemos citar:

  • Planejar e executar estratégias para elevar o nível do projeto;
  • Acompanhar e coordenar todos os processos, inclusive de outros setores;
  • Atender as expectativas do cliente;
  • Desenvolver produtos atrativos para o mercado;
  • Ter boa comunicação;
  • Conhecer o mercado e seus concorrentes.

Segundo Lívia Boaventura, a rotina de uma profissional dessa área é voltada para garantir que cada um dos setores envolvidos tenham clareza da sua estratégia e saibam percorrer o caminho correto.

Além disso, também tem como função apoiar o processo de execução com orientações, remover impedimentos, criar padrões de trabalho e promover alinhamentos.

Dentre os desafios de atuar na área, Lívia fala sobre a importância de conhecer bem o perfil dos clientes e entender as suas dores para desenvolver um produto relevante e que solucione as suas necessidades.

“O nosso principal desafio dentro da área é fazer o produto certo! Isso significa ter que encontrar uma dor genuína no cliente, ser capaz de resolver de maneira a gerar valor para ele e para a Sankhya.”

Como começar na carreira de produto?

Um levantamento da empresa PM3, escola especializada em educação de produtos digitais, mostrou que a profissão está em alta e os salários também aumentaram em 29% de 2021 para 2022. Isso mostra como a carreira está em destaque na área de tecnologia. Mas como começar e que tipo de especialização é necessário fazer?

Lívia fez uma transição de carreira para se tornar Product Operations Manager dentro da própria Sankhya. O objetivo foi aproveitar oportunidades que se alinhavam com os seus objetivos de carreira. 

Com expertise em organização, alinhamento e estratégia, ela passou a desempenhar esse papel. Para Lívia, o profissional da área de produto precisa focar em quatro principais pilares para um bom desempenho:

“Trabalhar com produto tem, ao meu ver, quatro pilares: estratégia (onde eu quero chegar), processos (definir o que vai me levar até o objetivo), projetos (executar este plano) e, claro, o produto em si (para qual cliente)”.

Para se tornar uma profissional qualificada nesse setor, é importante se especializar e adquirir o máximo de conhecimento sobre o assunto. Lívia conta que fez um curso específico para Product Manager, lê muitos livros sobre o tema e escuta podcasts que falam a respeito. Ela ainda cita a importância de ser proativa para ingressar na carreira:

“Não espere uma oportunidade para começar a estudar e se capacitar no assunto! Tem muito curso e certificação disponível e ter isso no currículo ajuda a demonstrar interesse e engajamento genuíno em migrar de carreira”.

Quais são as expectativas para a área de produto no futuro?

A transformação digital das empresas acelera não só o mercado de profissionais tech, mas também de produto

Apesar de no momento estarmos vendo ondas de layoffs, tem muito espaço para atuação na área de Product Manager. Para Lívia, o futuro para os profissionais é promissor:

“Vejo cada vez mais eventos, trilhas e conteúdos voltados para produtos, o que contribui para maior visibilidade desses profissionais e para a importância deles para o sucesso dos negócios”.

A profissional que deseja entrar nessa área tem ótimas oportunidades de crescimento e bons salários, tendo em vista que o setor de tecnologia evolui a passos largos e cada dia mais gera novas vagas e possibilidades.

Assim como a Lívia, muitas profissionais também fazem transição de carreira, o que é uma excelente vantagem, já que as experiências de cargos anteriores agregam muito valor na gestão de produtos.

De acordo com a pesquisa Digital Skills, 69,6% dos profissionais que atuam com produto, ou seja, sete em cada dez, fizeram a transição de carreira para iniciar nessa profissão, que já é destaque e a tendência é estar ainda mais em evidência. Por isso, é importante buscar os conhecimentos necessários, tanto técnicos quanto práticos, e unir com a experiência adquirida de outras áreas.

Mulheres na área de produto

Martina Lauchengco,autora do livro referência em Product Marketing, “Loved: How To Rethink Marketing for Tech Products”.

Mesmo que ainda seja um caminho longo para se trilhar na conquista da igualdade de gênero na área de tecnologia, as mulheres estão cada vez mais presentes no setor, em cargos de importância e exercendo funções com profissionalismo e expertise.

Ter o público feminino crescendo e se destacando em áreas masculinizadas é muito importante para quebrar preconceitos e paradigmas que a sociedade impõe com relação à capacidade feminina de estar à frente dessas áreas. 

Ao ser questionada sobre mulheres na área de produto que inspiram Lívia, ela cita profissionais que ela admira na Sankhya e também outras referências importantes para todas que desejam ingressar nesse mercado:

“A Ilana e a Dênia, profissionais da Sankhya, são inspirações em liderança, estratégia e produto para mim. Também tenho admiração por duas autoras que são grandes nomes no mercado e referência para nós mulheres: a Teresa Torres, que é destaque em discovery contínuo, e a Martina Lauchengco, que escreve sobre product marketing”.

Além disso, Lívia cita a comunidade Mulheres de Produto, que reúne várias profissionais com o intuito de contribuir umas com as outras em suas carreiras. Em um mercado que ainda exige muito do público feminino, ter um ambiente onde mulheres que trabalham na mesma área possam se ajudar e trocar experiências é um passo mais no caminho de sucesso e crescimento.

Gostou de conhecer mais sobre a carreira de produto e a história da Lívia? Continue acompanhando os nossos conteúdos especiais para o Dia Internacional da Mulher.