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Planejamento estratégico anual: faça sua empresa crescer em 2017

2017 chegou e você já estruturou o seu planejamento estratégico anual? São muitas decisões a tomar e você precisa estruturar suas...

2017 chegou e você já estruturou o seu planejamento estratégico anual? São muitas decisões a tomar e você precisa estruturar suas ações para fazer com que a empresa cresça. Mas por onde começar a definir sua estratégia empresarial? Com certeza, com a elaboração do documento que direcionará todas as iniciativas do empreendimento durante os próximos 12 meses. Acertou se pensou no plano estratégico! Confira os passos essenciais para preparar sua empresa para 2017!

Analise suas forças e fraquezas

Analisar o que passou, avaliando tanto as decisões acertadas como as equivocadas, é o ponto de partida para melhorar seu desempenho em 2017. Use a Matriz SWOT ou um software de análise estratégica para determinar quais são seus pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e ameaças do seu segmento de mercado.

Explore o mercado

Por mais que você tenha uma longa história com seus concorrentes, trate de renovar sua análise sobre eles a cada ano. Como foi o desempenho, quais estratégias estão usando, que posicionamento de mercado adotam. Pesquise também seu público-alvo, a fim de identificar mudanças comportamentais, tendências de consumo e novos perfis de compra. Quanto mais aprofundada for essa pesquisa, mais informações você terá para trabalhar em suas estratégias de marketing e vendas.

Determine seus objetivos

O planejamento estratégico anual é um documento que detalha como você atingirá seus objetivos de negócio. Mas para que você realmente saiba o que fazer, é preciso determinar o que pretende alcançar. Aumento das vendas, expansão geográfica, diversificação do core business, fortalecimento da marca, lançamento de um novo produto ou serviço, internacionalização: esses são alguns dos objetivos que você pode seguir durante o ano que se inicia.

Estipule indicadores de performance

Os objetivos sempre são desdobrados em metas, que devem ser acompanhadas por meio de indicadores. Se uma de suas metas é reduzir os custos operacionais, por exemplo, os indicadores que trarão informações precisas sobre esse processo são: lucro operacional, rentabilidade e despesas com fornecedores, entre outros. Para cada meta estipulada, tenha ao menos um indicador atrelado, a fim de acompanhar sistematicamente o sucesso da sua empresa ao longo do ano.

Faça um plano orçamentário

O planejamento orçamentário é uma das ferramentas de gestão mais eficazes para o crescimento de uma empresa. Quando você determina um teto de gastos mensais e cumpre com o planejamento, termina o ano com mais ganhos. Afinal, você deixa de gastar mais do que efetivamente ganha, reduzindo as perdas financeiras. Ainda educa seu time a fazer mais com menos e, no fim das contas, percebe que a empresa pode ser otimizada com a ajuda do planejamento estratégico anual, fortalecendo a necessidade de uso desse documento.

Implemente seu plano estratégico

Terminada a fase de concepção, coloque seu planejamento estratégico anual em prática! Não se esqueça que ele é um instrumento de gestão que deve acompanhar todas as decisões da empresa e promover o alinhamento de expectativas e resultados quanto à atuação do empreendimento no mercado.

 

Quer mais detalhes para colocar seu planejamento estratégico anual em ação? Preparamos um e-book especial sobre este tema. Faça o download agora mesmo e se prepare para ter muito sucesso em 2017:

 

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Sobre o autor
Redator Sankhya

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