RH 5.0: conheça mais sobre essa tendência

Explicamos o que é o RH 5.0, como surgiu o conceito, o que mudou na área de RH com essas...

O setor de Recursos Humanos é de grande importância para o equilíbrio organizacional, tendo em vista que ele é o responsável por gerar bem-estar na parte fundamental de uma empresa, o colaborador. O RH 5.0 chega para transformar a gestão de pessoas por meio da tecnologia e aumentar a satisfação e a produtividade da equipe.

Assim como os setores operacionais, que a cada dia se renovam com o surgimento de novas formas mais práticas de se trabalhar, o RH também está em constante mudança. 

Neste artigo, explicamos o que é o RH 5.0, como foi o surgimento desse conceito, o que mudou na área de recursos humanos com essas inovações e quais são as vantagens de implementar em sua empresa. Confira!

O que é RH 5.0

O RH 5.0 é um conceito que reúne várias inovações com a finalidade de aprimorar o trabalho no setor de recursos humanos, tanto para tarefas burocráticas quanto as direcionadas aos colaboradores.

A gestão de pessoas é um setor essencial para que a motivação e o desempenho dos funcionários se mantenha sempre elevados. Mas, para obter bons resultados, é fundamental o uso de tecnologias na área de recursos humanos.

Profissionais do setor são responsáveis por encontrar e implementar soluções, tendências de mercado e métodos que sejam facilitadores na execução das atividades diárias. Assim, é possível melhorar o ambiente organizacional, otimizar o tempo com operações burocráticas e aumentar a retenção de talentos.

A competitividade cresce cada vez mais e o futuro das empresas depende da tecnologia como aliada para gerar bons resultados. São inúmeras as tendências que o mercado oferece, tanto tecnológicas quanto de metodologias. E, entre as mais conhecidas e implementadas, estão:

  • Desenvolvimento das habilidades profissionais e emocionais;
  • Gamificação como forma de incentivo aos funcionários;
  • Inteligência de dados;
  • Softwares de gestão;
  • Automação dos processos.

Como surgiu o conceito de RH 5.0

O conceito de recursos humanos surgiu no período da segunda Revolução Industrial e tinha o nome de Relações Industriais. A área cuidava apenas das questões burocráticas e administrativas de supervisão dos trabalhadores. 

Ao longo dos anos, o setor foi se envolvendo não apenas com admissões, demissões, pagamentos e afins, mas também com as necessidades dos colaboradores, criando meios estratégicos de manter o bem-estar organizacional e a equipe sempre motivada.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o bem-estar dos funcionários em ambientes de trabalho passou a ter mais atenção. Esse foi um período de grande avanço no RH e principalmente para os colaboradores.

Na quarta Revolução Industrial, o avanço tecnológico impactava e crescia cada vez mais no mundo corporativo, que sentiu a necessidade de caminhar junto com as inovações. Chamado RH 4.0, esse período deu início às digitalizações e às automações da área.

Com a constante evolução e o impacto tecnológico nas empresas, o RH 5.0 surgiu para acompanhar essas transformações. Com isso, o setor de recursos humanos fica alinhado com as inovações, gerando maior qualidade e eficiência no trabalho.

Essa nova era do setor é a saída do RH operacional para a entrada do RH estratégico, por meio da automação dos serviços. Com a otimização de tempo com todas as tarefas cotidianas mais burocráticas, os profissionais da área conseguem dar mais atenção ao capital humano e a formas mais práticas de trabalho.

O RH 5.0 utiliza a tecnologia a favor para a execução de processos tradicionais e, com isso, foca na melhor experiência e na jornada de trabalho dos colaboradores, criando estratégias para melhorar a performance e a motivação no dia a dia da equipe.

Precisamos alocar o tempo para atividades que agregam valor: entender a necessidade das pessoas e das empresas e gerar as conexões entre essas necessidades para potencializar performance e resultados. Atividades manuais e operacionais precisam ser realizadas para que a jornada flua da melhor forma, mas elas podem ser automatizadas para facilitar a vida de todos: do RH, dos líderes e dos colaboradores, que passam a contar com processos mais escaláveis, com melhor experiência e usabilidade.

O que muda com o RH 5.0?

Com o avanço da tecnologia e a praticidade que ela oferece para o setor de RH, muitas questões mudam na rotina de trabalho e passam a ser mais motivadoras, dinâmicas e otimizadas. Mas o  RH 5.0 ainda é uma realidade de poucas organizações. 

Segundo a pesquisa “Kenoby Trends – Panorama do RH 2019”, 86% dos profissionais entrevistados consideram o setor de recursos humanos uma área estratégica e 96% afirmam que a tecnologia é fundamental. Mas 52% revelam, na mesma entrevista, que a empresa em que trabalham é pouco digital.

Por isso, o RH 5.0 é essencial para organizações que desejam otimizar o tempo com processos burocráticos, focar em ações estratégicas para o aumento da produtividade e, principalmente, reter talentos. 

Em outra pesquisa  sobre as tendências previstas para o setor de RH em 2023, realizada pela consultoria Gartner, 60% dos profissionais entrevistados desejam uma liderança eficiente e 47% uma melhor experiência para os colaboradores.

Isso mostra que a alta performance na gestão de pessoas, na era do RH 5.0, passa a ser uma maior preocupação nas organizações. Para isso, é fundamental investir em ferramentas e soluções específicas para o gerenciamento da equipe, que são grandes aliadas para a transformação digital e pessoal de cada funcionário.

Quais são as vantagens de adotar o RH 5.0 nas empresas?

Que o RH 5.0 é fundamental para o crescimento e melhor desempenho nas empresas, já citamos acima, mas é importante listarmos os benefícios de implementá-lo na rotina organizacional. A seguir, listamos as principais vantagens de adotar essa nova era dos recursos humanos.

Engajamento e retenção dos funcionários

O RH 5.0 chega para automatizar a rotina dos funcionários e, assim, mantê-los engajados tanto na execução das tarefas quanto na comunicação organizacional. A motivação e a comunicação são primordiais para manter a equipe sempre ativa e satisfeita. 

Com isso, a retenção de talentos cresce e a empresa passa a ser vista como um ótimo lugar para se trabalhar. O RH 5.0 utiliza ações estratégicas de gestão para incentivar constantemente os profissionais e gerar o sentimento de pertencimento.

Automação dos processos

Para implementar a humanização no ambiente organizacional, criando estratégias de engajamento, a tecnologia é essencial, automatizando os processos e gerando maior praticidade, eficiência e qualidade no trabalho. 

A automação também reduz os custos operacionais e diminui as chances de erros com tarefas manuais.

Ferramentas de gestão

Com o crescente uso de softwares de gestão como aliados nas atividades operacionais da empresa, o RH 5.0 também precisa de um sistema que auxilie não só as questões administrativas com que o setor de recursos humanos lida diariamente, mas também com o monitoramento dos resultados e dos impactos das estratégias organizacionais.

Mensuração de resultados

A mensuração é uma grande vantagem no RH 5.0, pois consegue controlar, por meio de um software, os resultados estratégicos que o setor implementa com métricas específicas. Assim, os profissionais conseguem avaliar os pontos positivos e também identificar gargalos. 

O sistema de gestão oferece relatórios em tempo real, detalhados e de forma rápida, o que facilita na estruturação de ações corretivas e nas tomadas de decisões quanto a mudanças a serem feitas.

Como o ERP Sankhya contribui com a gestão de pessoas?

A solução Sankhya consegue contribuir com a gestão de pessoas em várias frentes, especialmente na automatização dos processos operacionais, trazendo mais segurança, confiabilidade nos processos e na melhoria da experiência das pessoas.

É possível, por exemplo, simplificar o apontamento e fechamento de ponto, de modo que os profissionais tenham uma experiência bastante simples, rápida e digital, o líder tenha painéis fáceis de gestão para acompanhamento de horas extras para tomar decisões de rever carga de trabalho, capacity, e o time de Departamento Pessoal reduza o tempo nos fechamentos de folha.

Temos casos de clientes, por exemplo, que pessoas específicas no time eram dedicadas para fazer conferência e fechamento de ponto. Com a solução Sankhya, essa rotina passa a levar apenas horas e esses profissionais ficam disponíveis para olhar para outras atividades, pensar na evolução das práticas de gestão de pessoas e na experiência dos colaboradores, analisar indicadores para mapear oportunidades de melhoria, etc.

Investir em um software é uma vantagem para empresas que desejam implementar o RH 5.0 e melhorar o ambiente organizacional por meio da automação. Conheça o ERP Sankhya e otimize a gestão de pessoas de forma eficaz.

Sobre o autor
Mariá Menezes

Diretora de Pessoas e Cultura na Sankhya. Formada em Administração com MBA em Gestão Financeira, e responsável por criar um ecossistema de gestão de pessoas alinhado com os valores e estratégia da Sankhya, que gere valor para os colaboradores e impulsione os resultados da empresa.

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