Financeiro

ERP financeiro: como ele é um aliado da gestão da sua empresa?

Na imagem, o crescimento proporcionado pelo ERP financeiro está representado nas colunas crescentes de moedas empilhadas, com o relógio de fundo.

A gestão financeira é o coração da maioria das empresas. Apesar disso, esse não é um setor simples, já que exige um conhecimento preciso de todos os departamentos do negócio. Nesse sentido, o ERP financeiro é um excelente aliado.

O ERP é um software de gestão empresarial que conta com diferentes módulos, sendo que cada um deles corresponde a um departamento.

O módulo financeiro é o responsável por realizar a gestão financeira com diferentes funções, sendo que algumas podem, até mesmo, serem automatizadas, como controle de fluxo de caixa, margem de contribuição, ciclo financeiro e operacional, controle da inadimplência, entre outros. Quer entender melhor e descobrir as vantagens dessa tecnologia? Siga conosco!

Qual a importância da gestão financeira para uma empresa?

Não é à toa que a gestão financeira é considerada o coração de qualquer empresa. Afinal, é esse o setor que realiza o gerenciamento dos recursos de um negócio, determinando os passos que podem ser tomados em prol do crescimento ou da retração da companhia.

Quando o gerenciamento financeiro é bem realizado, é possível determinar com clareza quais são as limitações de recursos, as oportunidades de investimento e os resultados obtidos, analisando a margem de lucro, os ganhos e as perdas e realizando um planejamento mais sólido para o futuro.

Além disso, a gestão financeira bem feita permite que a empresa reduza seus custos operacionais, destinando corretamente os recursos, o que impacta fortemente nos resultados financeiros e na diferenciação do negócio perante a concorrência.

Algumas das principais funções desse setor são:

·         Análise e planejamento financeiro;

·         Gerenciamento do correto uso dos recursos financeiros;

·         Crédito e cobrança, reduzindo a inadimplência;

·         Controle do saldo de caixa, efetuando recebimentos e pagamentos;

·         Controle das contas a receber relativas às vendas à prazo e contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos e despesas operacionais.

Como o ERP financeiro pode ajudar?

O departamento financeiro não é uma área isolada da sua empresa. Para funcionar, ela precisa de informações de todos os setores, entendendo os custos de funcionamento das diferentes áreas que compõem a companhia.

Com o ERP, todos esses dados estarão integrados e você conseguirá visualizar melhor quais departamentos têm custos acima do desejado, como reduzir esses valores, melhores maneiras de otimizar a parte financeira, entre outras possibilidades.

Além disso, o ERP financeiro consegue organizar tudo ao nível de gestão e operacional, oferecendo dados e informações cruciais para que você consiga planejar melhor a vida financeira da empresa, entendendo os períodos de alta e de baixa, os principais custos, a margem de contribuição ideal por produto ou serviço, os impostos, etc.

Outra vantagem importante é a automatização. Isso porque muitos processos financeiros são repetitivos e burocráticos, tomando tempo dos seus funcionários e gestores. Um exemplo é o fluxo de caixa.

Quando ele é feito de maneira automatizada, além de reduzir o tempo gasto no processo, ainda é possível ter maior precisão nos dados, pois, de modo automático, são lançadas as entradas e saídas – e com essas informações você poderá desenvolver projeções, gráficos e relatórios que tornarão seu planejamento financeiro mais eficiente e acertado.

Ao utilizar o ERP financeiro, fica mais fácil visualizar os gargalos que fazem a sua empresa perder dinheiro, reduzindo os gastos e aumentando a lucratividade, gerindo de forma melhor todos os processos financeiros e tomando decisões baseadas em dados concretos.

Quais as vantagens de um ERP na gestão financeira da empresa?

A precisão do acompanhamento das finanças da empresa está representada na imagem na figura de um paquímetro medindo um conjunto de moedas, sobre uma planilha contábil.
Compreender e acompanhar as transações financeiras da sua empresa de forma precisa e em tempo real é a chave para um crescimento sólido.

Já deu para notar que são muitas as vantagens de usar um ERP na gestão financeira da sua empresa, não é mesmo? Vamos ver em detalhes as principais.

Acompanhar as transações em tempo real

Um bom planejamento envolve ter o histórico de todas as transações realizadas nos últimos meses e também as atuais. Ao reunir todas essas informações, você conseguirá fazer a previsão financeira dos próximos meses e ter um cenário geral da situação da sua empresa.

Assim, com um ERP financeiro, você conseguirá acompanhar em tempo real o controle de fluxo de caixa, a conciliação bancária e outros processos da área financeira, analisando de perto tudo o que está ocorrendo na sua empresa.

Segurança das informações

As informações financeiras são de suma importância para qualquer empresa. Contar com um ERP que trabalhe em nuvem é uma ótima maneira de aumentar a segurança desses dados.

Isso porque eles ficarão armazenados em um diretório na internet, criptografado e que apenas poderá ser acessado por pessoas autorizadas via login e senha. Isso significa que, mesmo que algo aconteça com as máquinas da sua empresa (como quedas de raios, enchentes e incêndios), os dados financeiros continuarão a salvo.

Manter-se em dia com o Fisco

Com tantas exigências fiscais, nem sempre os gestores têm segurança nas ações que estão tomando e esse é um problema sério, que pode causar autuações, multas e sanções.

Um ERP é um verdadeiro aliado, porque com ele você consegue realizar diversas demandas fiscais de maneira automática e simplificada, como emissão e gerenciamento de notas fiscais, escrituração fiscal de forma integrada com a Receita, SPED fiscal e contábil, controle patrimonial, eSocial, entre outros.

Redução de custos

Entender onde os seus recursos estão alocados é fundamental para conseguir reduzir os custos e assim operar de maneira mais eficiente. Com um ERP, você tem informações de todos os seus setores e consegue analisar melhor os custos fixos e variáveis de cada departamento – e como eles influenciam no preço dos seus produtos e serviços e na sua margem de lucro.

Além disso, como um ERP traz mais produtividade e eficiência, você consegue reduzir custos ao diminuir os erros e retrabalhos.

Gestão de contas a pagar e a receber

O controle de contas a pagar e a receber é fundamental para o equilíbrio financeiro de qualquer empresa. Com um ERP financeiro, você conseguirá ter maior controle de quais clientes ainda estão em aberto, os pagamentos à prazo e também as contas que estão para vencer, evitando atrasos e multas.

Acompanhar de perto os devedores é uma ótima maneira de conseguir negociar com essas pessoas, reduzindo os prejuízos.

Inteligência de dados

Não poderíamos deixar de citar a inteligência de dados como uma vantagem do ERP financeiro. Afinal, com ele, você conseguirá cruzar as informações de diferentes setores e prever cenários, acompanhar indicadores e planejar melhor suas ações, encontrando o ponto de equilíbrio, melhorando a margem de lucro, reduzindo os custos de produção e vários outros.

Se você trabalhar com um ERP financeiro em nuvem, ainda terá a possibilidade de acompanhar toda a gestão da sua empresa via mobile, por exemplo, acessando os dados pelo celular ou tablet. Isso é crucial quando falamos de agilidade, ajudando você a manter sua organização financeira mesmo quando estiver distante fisicamente.

Com um bom ERP, a sua empresa ficará mais ágil, precisa e eficiente, compreendendo, por exemplo, quais produtos têm maior saída, realizando compras para repor o estoque no momento ideal, reduzindo seus custos de produção e distribuição e gerenciando as contas a pagar e a receber, com um fluxo de caixa em dia e com excelentes projeções financeiras.

Agora você já sabe como um ERP é aliado da sua gestão financeira? Conheça a solução da Sankhya! Nosso ERP conta com um módulo exclusivo de gestão financeira que permite controlar o fluxo de caixa e DRE, a margem de contribuição, o ciclo financeiro e operacional, o controle da inadimplência e muito mais. Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!

Compartilhe:

Comentários

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.