Pular para conteúdo

Transformação digital: o que seu ERP deve fazer por você

A pandemia do Covid-19 trouxe inúmeros impactos para as empresas brasileiras. Uma parte teve conotação negativa. Outra, deixa como legado...

transformação digital

A pandemia do Covid-19 trouxe inúmeros impactos para as empresas brasileiras. Uma parte teve conotação negativa. Outra, deixa como legado um ponto de virada positivo: a aceleração da transformação digital. 

O fato das pessoas não poderem circular livremente levou as organizações a adotarem, emergencialmente, tecnologias e processos para o trabalho remoto. Só para dar uma ideia, em setembro de 2020, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 8 milhões de brasileiros trabalhavam em casa. 

Com tanta gente fora do escritório, algumas empresas optaram por trocar ou modernizar seus sistemas de gestão. Uma vez que o escritório foi para casa, na tela de um computador, tablet ou smartphone, os processos e sistemas tiveram que ir também. O acesso a indicadores em qualquer lugar, em tempo real, fortaleceu o ERP.

O Instituto Global McKinsey publicou em fevereiro de 2021 um estudo denominado “O Futuro do Trabalho depois do Covid-19”, que apontou três tendências: 

  1. Os formatos de trabalho híbrido e remoto devem se tornar regulares; 
  2. O e-commerce e serviços de entrega continuarão com crescimento acelerado; 
  3. A automação e a inteligência artificial estarão cada vez mais presentes, com a máquina fazendo o trabalho operacional com mais velocidade e assertividade. 

As diferentes funcionalidades dos modernos sistemas de gestão se aplicam a qualquer uma delas! Com isso, vem a questão: o ERP da minha empresa está preparado para esse cenário do trabalho no futuro?

 

A realidade da transformação digital 

Se antes da pandemia falar em transformação digital era um tema restrito à empresas de maior porte, com o Covid-19, a discussão se ampliou para médias e pequenas. 

De que maneira as equipes de vendas poderiam acompanhar as entregas? Como a área de estoque saberia que era hora de comprar matérias primas? 

Com tantas coisas a serem consideradas, a automatização e integração de processos ganhou nova importância.

Fora do ambiente presencial e das relações que acontecem nos corredores físicos das empresas, os sistemas de gestão se consolidaram.

Passaram a ser a melhor alternativa para garantir uma visão completa e integrada do negócio, com indicadores que podem ser acessados a qualquer tempo, de qualquer aparelho conectado à internet.

Empresas que até então usavam sistemas manuais de controle e gestão tiveram que investir em melhoria de processos.

Outras, que já utilizavam recursos tecnológicos, começaram a rever em que medida eles davam o apoio para uma visão integral do negócio, em tempo real. 

Isso reforça a pergunta feita anteriormente: chegou a hora de investir em um ERP ou de modernizar a solução já utilizada? 

 

Para te ajudar na resposta…

A aquisição ou a modernização das plataformas de ERP se conectam diretamente às tendências identificadas pela McKinsey e também à realidade vivenciada pelas empresas desde março de 2020. 

Quanto mais integrados os processos e as pessoas, quanto maior a quantidade e a qualidade das informações, mais assertividade para a tomada de decisões, que não pode mais depender de proximidade física. 

Nesse sentido, um sistema de gestão completo e flexível contribui para resolver vários problemas organizacionais, como por exemplo:

 

1. Otimização de tempo

Quando você contrata uma solução integrada de gestão, ela conecta todos os processos da sua empresa, da compra de matérias primas até o recebimento pelas vendas e a entrega para o cliente final. 

Todos os processos comerciais, operacionais, financeiros e de gestão de pessoas passam a funcionar de maneira integrada, com painéis gerenciais fáceis de consultar e que trazem informação em tempo real, acessíveis na tela de um computador, tablet ou celular. 

Se a solução da sua empresa demora para entregar informações, ou as entrega de forma incompleta ou inconsistente, talvez seja a hora de modernizar o seu ERP.

 

2. Facilidade e simplicidade para acesso aos dados

Um bom sistema de gestão deve permitir o acesso rápido, fácil e a partir de qualquer equipamento conectado à internet.

No trabalho remoto, é fundamental que as pessoas que dependem do sistema de gestão possam acessá-lo sem dificuldades e sem a necessidade de acionar serviços de suporte o tempo todo. 

As informações precisam ser inseridas e acessadas de forma simples e amigável, sem burocracias ou erros.

Quando sua equipe deixa de fazer atividades importantes porque o sistema está com problemas, algo está errado e precisa ser resolvido. Talvez seja hora de trocar o fornecedor.

 

3. Apoio para a tomada de decisão 

Um ERP é importante para a tomada de decisões. Quando ele traz informações parciais, incompletas ou de forma equivocada, deixa de cumprir essa missão. 

 

4. Olhar ampliado a partir da leitura de dados 

Diante de mudanças cada vez mais rápidas no mercado, o ERP incorpora também ações de Inteligência de Negócios. As soluções mais modernas ajudam a apontar caminhos que ainda não haviam sido pensados. 

Isso é possível porque possuem módulos de BI e acompanhamento do mercado.

Se o sistema da sua empresa não contribui com insights e desenho de cenários, talvez seja hora de migrar para uma opção mais completa.

 

Outros motivos para trocar seu ERP

A modernização do sistema de gestão pode ser necessária também dentro de outros contextos, mais ligados a transformações no ambiente de negócios e nas funcionalidades oferecidas pelo sistema atual. 

Listamos abaixo algumas dessas situações e apontamos como a Sankhya pode te ajudar a resolver esses problemas:

  • As obrigações fiscais e tributárias brasileiras constituem um verdadeiro desafio para as empresas! As demandas do governo eletrônico aumentam tanto e tão rapidamente, que algumas empresas acabam por ter dificuldades de fazer a correta prestação de contas, pois seus sistemas não foram desenhados para isso. A Sankhya possui soluções que incorporam automaticamente essas atualizações e contribuem para tornar mais assertivas as prestações de contas. 
  • A empresa contratou uma solução de ERP em determinado momento de sua história e teve um crescimento acelerado, que o sistema anterior não conseguiu acompanhar. Isso pode acontecer por diferentes motivos, desde limitações do fornecedor até o fechamento da empresa ou a descontinuidade daquela plataforma. A Sankhya possui soluções modulares, que podem ser acrescentadas na medida que a empresa cresce e torna suas operações mais complexas.
  • Algumas empresas adquirem uma solução de ERP e ficam com ela por longos períodos de tempo, sem que a plataforma acompanhe a evolução do mercado. Com o tempo, o sistema deixa de conversar com novas tecnologias, por ser incompatível com processos mais modernos. Na Sankhya, nossas soluções são atualizadas automaticamente, com uma arquitetura de software moderna, que permite integração rápida e simples com diferentes plataformas. 
  • No mercado de ERP, são comuns as fusões e aquisições. Muitas empresas incorporadas por grupos maiores acabam dando menos prioridade para clientes antigos e as atualizações passam a ser mais difíceis. Na Sankhya, é feito o acompanhamento por equipes de sucesso do cliente, que permanecem próximas durante o ciclo de vida e desenvolvimento do negócio.
  • Algumas vezes, as empresas adquirem soluções de gestão muito específicas para determinados segmentos. Quando elas resolvem mudar ou investir em outros negócios, esbarram nessa especialidade e precisam buscar soluções mais flexíveis. Na Sankhya, somos especialistas em diferentes segmentos, com soluções que se adequam à necessidade do negócio do cliente. 

Você está em dúvidas quanto ao seu ERP? Para descobrir se já está na hora de realizar um upgrade em seu sistema de gestão, basta fazer nosso quiz rápido sobre troca de ERP clicando abaixo:

    

Sobre o autor
Gabriela Padua

Formada em Publicidade, Gabriela é Redatora no time de Marketing Digital da Sankhya.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.