Macrotendências apontadas pela equipe Sankhya

Em
alta
Se
mantém
Em
baixa
Não
virou
Economia de ideias A empresa precisa demonstrar interesse genuíno por gente, por diversidade, inclusão, respeito ao planeta, ao mesmo tempo que entrega uma experiência de consumo agradável e que gera valor
Surgimento de novos players Empresas consolidadas são ameaçadas por organizações menores, que já nascem com seus propósitos claros e criam rapidamente uma conexão com seus consumidores.
Resolução de problemas da sociedade O foco dessa nova maneira de fazer negócios é resolver problemas das pessoas nas comunidades onde se instalam, de forma simples, escalável, com potencial de crescimento exponencial e com uso de plataformas tecnológicas.
Ambiente, sustentabilidade e governança As estratégias de ESG (Environment, Sustainability and Governance) são um passo importante para transformar organizações em ambientes mais inclusivos, éticos e que respeitem o ambiente, preservando-o para gerações futuras.
Busca pelo propósito A atração de pessoas precisa ser diferente, com alinhamento entre os propósitos das pessoas e da organização.
Marcas que se posicionam Consumidores e consumidoras passam a demandar que as marcas se pronunciem sobre temas como racismo, gênero, segurança alimentar, ética, política, meio ambiente.

Tendências de Marketing

Em
alta
Se
mantém
Em
baixa
Não
virou
Pessoas no centro Estabeleça um propósito claro e autêntico.
Marketing inclusivo, com autenticidade.
Mecanismos criativos e inteligentes para resolver os problemas, dentro e fora da empresa.
Infraestrutura de dados Empresas consolidadas são ameaçadas por organizações menores, que já nascem com seus propósitos claros e criam rapidamente uma conexão com seus consumidores.
Experiências híbridas e dinâmicas O foco dessa nova maneira de fazer negócios é resolver problemas das pessoas nas comunidades onde se instalam, de forma simples, escalável, com potencial de crescimento exponencial e com uso de plataformas tecnológicas.
Melhorando a experiência com inteligência Artificial.

O futuro da tecnologia

Em
alta
Se
mantém
Em
baixa
Não
virou
Blockchain Banco de dados digital, com informações registradas de maneira segura, por meio das quais se podem confirmar transações com confiabilidade e anonimato.
Drones Cada vez mais comuns e potentes. Sua operação remota permite chegar a lugares difíceis, melhorar a mobilidade nas cidades, agilizar processos que dependem de trânsito e locomoção.
Impressão 3D A impressão 3D possibilita a utilização de materiais como plástico, metal, vidro e madeira e seu potencial ainda está sendo explorado.
Inteligência artificial O potencial vai muito além de chatbots e interfaces conversacionais, com exemplos positivos na apresentação de diagnósticos médicos, análises de veículos por seguradoras, reconhecimento de voz e imagem como forma de identificação.
Internet das Coisas Passaremos a estar cada vez mais conectados à casa, ao carro, aos espaços privados e públicos. As informações coletadas por meio desses sensores permitirão acionar dispositivos à distância, sem intervenção humana.
Realidade aumentada Permite fazer essas simulações de determinado rotinas do dia a dia, como experimentar uma roupa ou pintar uma parede da casa, por meio de uma sobreposição virtual de uma imagem ou som de uma situação real.
Realidade virtual Essa tecnologia tem grande potencial para treinamentos virtuais que simulam cenários reais.
Robótica Os robôs já fazem algumas atividades em boa parte das organizações. Na indústria, braços mecânicos integrados às esteiras de produção já são comuns. São máquinas capazes de detectar, controlar e usar a inteligência para automatizar, ampliar ou apoiar atividades humanas.

Pessoas e Máquinas como colegas de trabalho

Em
alta
Se
mantém
Em
baixa
Não
virou
Identidade ampliada Cada vez mais as pessoas estarão presentes em redes sociais compartilhando ideias, construindo audiências e falando sobre os mais variados temas.
Falta de talentos digitais Quanto mais as empresas utilizam tecnologias inovadoras, mais gente será necessária. E essas pessoas não chegarão prontas às organizações.
Empresas virando escolas Muitas organizações investem em formar suas próprias equipes, completando o conhecimento que o profissional traz de sua formação e experiência anteriores.
Aprendizagem instantânea A forma como consumimos conteúdo está moldando também a forma como aprendemos. Vídeos curtos, podcasts, imagens, lives, webinários, tutoriais, entre outros recursos, serão fontes cada vez mais importantes de aprendizagem.
Nova forma de contratar e reter A área de Recursos Humanos desponta como a principal catalisadora das transformações da sociedade e das empresas.
Trabalho remoto e híbrido O conceito de jornada de trabalho mudou muito e irá mudar mais.
Liderança colaborativa Inspirar as pessoas a trabalharem juntas para atingir objetivos comuns. Menos hierarquia e mais promotores de engajamento, criatividade, diversidade e inovação.
Novas carreiras Teremos colegas de trabalho robôs, com quem vamos interagir para completar nossas tarefas do dia a dia.
Empresas e sociedade Cada vez mais as empresas serão cobradas para se posicionarem e se colocarem a serviço de mudanças na sociedade.
De olho no futuro Áreas de inteligência de mercado vão se fortalecer, com profissionais voltados aos estudos do futuro. É preciso mergulhar em estudos de tendências, conhecer experiências de outras empresas, combinar dados passados e presentes para desenhar cenários e orientar escolhas.

Com essa análise final, fechamos esse e-book, que pretende servir como mais uma fonte de informação para que sua empresa pense (e repense) 2023.

Quer receber nossos conteúdos
sobre gestão no seu email?

Assine a newsletter para receber nossas novidades.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.