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4 dicas para fidelizar compradores no seu atacado

O mercado de atacado, conforme divulgado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), foi responsável por...

O mercado de atacado, conforme divulgado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), foi responsável por movimentar cerca de R$ 211,8 bilhões no ano de 2014, e, portanto, o seguimento vem registrando um crescimento e um impacto considerável na economia do País.

Sendo assim, é importante criar estratégias para fidelizar os compradores no seu negócio para gestão de atacado e explorar o grande potencial que a gestão de compras oferece. Confira as dicas a seguir:

Manter um bom relacionamento e interatividade com os clientes

O compromentimento e a confiança são as bases para construir uma relação de proximidade e fidelidade entre clientes e fornecedores no negócio atacadista. Com isso, para garantir a fidelização de seus compradores é preciso estabelecer um bom relacionamento, onde as vantagens das negociações são recíprocas.

Para isso, é necessário priorizar ações na gestão de compras que permitam a interação com os clientes, atendimento de excelência e acompanhamento pós-venda, de modo os relações venham a se tornar duradouras, como uma espécie de parceria, em que ambos saem beneficiados.

Desenvolver estratégias de marketing específicas para atacado

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Os avanços tecnológicos e o gradual processo de automação de tarefas das empresas e do atendimento ao cliente, o relacionamento entre os compradores e fornecedores tende a acontecer por um contato superficial, sem vínculos que possam se tornar duradouros, nem se quer controle da satisfação do cliente.

Nesse cenário, o marketing de relacionamento se apresenta como uma solução para que as empresas possam estreitar sua relação com os consumidores, principalmente no mercado de gestão de atacado, onde predomina uma ideal de parceria entre compradores e fornecedores.

Fazer uma gestão de clientes e contatos

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A gestão de clientes nada mais é do que uma ferramenta que permite conhecer o perfil do cliente e, através disso, buscar atender às suas expectativas. Para tanto, é fundamental que a empresa possua um histórico do relacionamento registrado, aliás, todos os seus movimentos da gestão de compras precisam ser catalogados a fim de que seja possível uma análise futura das ações e resultados alcançados pela empresa.

Com tais dados, a empresa terá critérios seguros e definidos para investir em estratégias e programas que visem a satisfação do cliente, e, consequentemente, sua fidelização como um pressuposto para o sucesso do negócio atacadista.

Priorizar qualidade e resultado ao invés de preço

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Oferecer aos clientes vantagens e boas condições de negociação não quer dizer que você precise entrar na corrida de preços. Afinal, o menor preço não é a característica visada pela maioria das empresas, embora algumas tendem a esse comportamento. Logo, é preferível concentrar esforços para oferecer produtos de qualidade e possibilidades de resultados mais abrangentes para o cliente.

Lembre-se, a concorrência sempre apresentará preços menores, ainda que essa iniciativa comprometa a qualidade e os recursos da empresa, no entanto, a capacidade de estabelecer uma relação de fidelidade e parceria com os compradores pode vir a ser uma exclusividade do seu negócio atacadista.

E você, o que achou das dicas para a gestão de atacado que selecionamos para fidelizar os seus clientes? Compartilhe com a gente sua opinião, deixe seu comentário.

 

 

 

Sobre o autor
Redator Sankhya

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