Pular para conteúdo

5 benefícios do Business Intelligence para a gestão empresarial

É muito estratégico para o desenvolvimento das empresas unir a tecnologia à informação. O Business Intelligence, ou simplesmente BI, é...

É muito estratégico para o desenvolvimento das empresas unir a tecnologia à informação. O Business Intelligence, ou simplesmente BI, é o nome que se dá aos processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e manutenção das informações. São técnicas de organização sistemática que auxiliam o processo no ambiente corporativo para a gestão empresarial.

Com o BI as empresas transformam seus dados para linguagens de fácil assimilação e associação, gerando o compartilhamento de informações entre a gestão e os colaboradores — identificando os processos corretos, focando no objetivo da empresa e atendendo as necessidades dos clientes.

Neste artigo vamos verificar como tecnologias de Business Intelligence facilitam o trabalho de gestão e administração do negócio. Listamos 5 benefícios do BI para a gestão empresarial. Confira!

Auxilia no planejamento de gestão

Muitas empresas têm várias informações sobre a sua operação, mas não sabem o que fazer com tanto conteúdo. O BI trabalha de forma otimizada, facilitando o uso das informações de maneira acertada. Desta forma, o empreendedor entende muito mais o seu negócio e a expectativa do mercado diante da concorrência e de seus consumidores.

Ajuda na tomada de decisões

As ações estratégicas não partem de uma ideia subjetiva, mas de dados alinhados pertinentes à  realidade e também ao interesse do cliente e da empresa. Conhecendo bem o comportamento do mercado e o seu negócio, se torna mais fácil a tomada de decisões e análise de riscos.

Minimiza erros e riscos

A partir do momento em que a empresa tem informações consolidadas e organizadas, os riscos são previstos, evitando desafios futuros. Com o Business Intelligence, uma informação subjetiva dá origem a dados coerentes, organizados e úteis para o plano de negócios, evitando situações que não estavam previstas ou que agravem o resultado final.

Torna métricas e indicadores aperfeiçoados

A consolidação de informações com o objetivo de entender onde deve haver maior esforço é facilitada com o BI. Os processos internos passam a ser mais claros para todos os envolvidos, facilitando o entendimento e melhorando o processo de tomada de decisões. Os indicadores de resultados vão demonstrar retornos satisfatórios se bem utilizados pela empresa.

Fideliza clientes

Com o BI, a gestão empresarial fica mais eficiente para atender as necessidades do cliente.  Em vez de divulgações pulverizadas e massificadas, a sua empresa pode fazer a publicidade direcionada. Com o BI você tem informações para conhecer melhor seu cliente e atender suas necessidades de forma acertada e percebida pelo consumidor.

Os benefícios do Business Intelligence na gestão empresarial influenciam no aumento de receita para os negócios e na fidelização de clientes, permitindo o foco no aumento de vendas, reconhecimento e fidelização do consumidor.

Agora que você sabe mais sobre os benefícios do BI para a gestão empresarial e provavelmente deseja aplicá-lo na sua empresa, conheça nossas soluções de Business Intelligence projetadas para facilitar o acesso às informações gerenciais nas áreas táticas e estratégicas das organizações!

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.