O agronegócio é responsável por 23% do PIB nacional, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, gerando milhares de empregos e um faturamento anual de aproximadamente 100 bilhões de dólares.

Sendo uma das principais atividades econômicas do país, o agronegócio cresce a olhos vistos, colocando o Brasil entre os dez maiores produtores de grãos do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. E o que faz com que isso seja realidade?

A tecnologia cada vez mais aprimorada para atender às necessidades de um setor essencial para a manutenção da economia brasileira é o que motiva produtores rurais a investir no agronegócio e levar adiante essa atividade.

Seja na agricultura, na pecuária, na indústria ou comércio de insumos, o empreendedor rural tem a certeza de que está fazendo um bom negócio, por isso ele sempre leva em consideração alguns motivos para investir na tecnologia para a gestão de agronegócios. Confira quais:

Otimização dos processos de gestão

A ideia de que o agronegócio não é uma atividade especializada e que não requer conhecimentos de gestão está ultrapassada, tanto que os produtores rurais investem pesado em tecnologia para otimização dos processos de gestão no agronegócio.

Com dados e informações cada vez mais refinados e relevantes, é possível tomar decisões mais precisas com relação a novos investimentos, desenvolvimento de outras culturas e expansão dos negócios.

Identificação de novas oportunidades

No campo existem diversas oportunidades de negócios, as quais podem ser melhor aproveitadas a partir de uma série de dados que demonstrem tendências para o futuro. Novas formas de cultivo, melhor aproveitamento das terras, exportação da produção e diversificação da atuação do produtor rural, são apenas algumas das oportunidades que podem ser identificadas a partir da adoção de tecnologia para a gestão de agronegócios.

Melhoria das plantações

A tecnologia para gestão de agronegócios está tão desenvolvida que é possível determinar com precisão a quantidade de fertilizantes que se deve utilizar no solo para uma melhor plantação, bem como qual solo deve ser utilizado para cada produto, aumentando tanto o volume da produção quanto a qualidade dos alimentos.

Redução de custos

A redução de custos no agronegócio permite que o produto rural seja mais competitivo no mercado, o que pode ser conquistado a partir da adoção de tecnologia para gestão de agronegócios. Com os dados e informações corretos, o produtor otimiza o tempo de aragem, reduz a quantidade de insumos utilizados e até otimiza o uso da água nas irrigações, o que contribui para uma produção mais efetiva e rentável.

Definição de novos investimentos

No agronegócio não é possível ficar parado, pois enquanto alguns produtores não investem em tecnologia para a gestão de agronegócios, outros estão à frente, utilizando essa tecnologia para desenvolver, ainda mais, sua capacidade de produção, conforme você já notou ao longo desse artigo.

Com uma rentabilidade maior e a capacidade de decisão aprimorada, é possível determinar novos investimentos com a segurança do retorno garantido, algo que somente será possível se o produtor rural realmente conhecer o seu negócio e como ele vem se desenvolvendo ao longo do tempo.

Quer começar a profissionalizar a gestão do seu agronegócio? Então comece por adotar um ERP, uma tecnologia que vai te ajudar a tomar decisões mais facilmente! Se você ficou com alguma dúvida escreva para nós através dos comentários!