Os processos da sua empresa de serviços são responsáveis pela correta condução dos negócios, devem fazer parte dos objetivos estratégicos da empresa e contribuir para resultados efetivos. Fazem parte dos processos o controle de atividades, o atendimento a prazos e custos, melhoria da qualidade dos serviços e facilitação da tomada de decisão, quesitos essenciais para manter a competitividade ao longo do tempo.

Mas processos ficam obsoletos rapidamente, ainda mais com a dinâmica do segmento, sempre acelerado e focado em tecnologias que se superam a cada dia, exigindo uma revisão constante desses processos a fim de mantê-los afinados com o mercado. E como promover essas melhorias de processos da sua empresa de serviços? Conheça o passo a passo agora mesmo!

Diagnóstico interno: “as is” ou “como está”

Para promover a melhoria de processos da sua empresa de serviços é preciso conhecer o seu estado atual, ou seja, como as coisas são feitas no momento. Por mais que exista toda uma documentação de gestão da qualidade exemplificando os fluxos de trabalho, é necessário verificar se as pessoas estão realmente cumprindo aquilo que foi acordado anteriormente. É a partir do diagnóstico interno que se começa a pensar nas mudanças, portanto, jamais pule esta etapa.

Proposta de melhorias: “to be” ou “como deve ser”

Com o diagnóstico interno feito, o próximo passo para melhorar os processos da sua empresa de serviços é determinar como eles deveriam funcionar. Tornar os fluxos de trabalho mais ágeis e fluidos, eliminar barreiras, facilitar a comunicação e otimizar tarefas para deixar os processos mais focados nos objetivos do negócio fazem parte do seu redesenho, que deve envolver todos os funcionários, não apenas as lideranças.

Tecnologia adequada: como fazer as coisas acontecerem em uma empresa de serviços

Adotar a tecnologia certa para otimizar os processos da sua empresa de serviços e dar suporte à sua equipe para o desempenho de suas atividades é essencial para atingir o sucesso. Com um ERP para Serviços, ferramentas e aplicativos de qualidade, é possível agilizar a comunicação entre setores, facilitar a gestão da empresa, eliminar o retrabalho e reduzir as falhas humanas, diminuindo o tempo de execução das atividades e ganhando em produtividade e eficiência.

Treinamento: pessoas capacitadas para conduzir processos de excelência

As pessoas são as reais responsáveis pela condução dos processos nas empresas, portanto, todos os funcionários devem ser envolvidos desde o momento do diagnóstico interno. Mesmo auxiliando nas mudanças necessárias, eles precisam receber treinamento constante para que adquiram o hábito de seguir os novos processos e também desenvolvam as competências necessárias para operar a tecnologia adotada com qualidade e eficácia.

Monitoramento: medir o desempenho e aprimorar os processos

O monitoramento do desempenho dos funcionários diante dos novos fluxos de trabalho determina a efetividade dos treinamentos, o sucesso da empresa no engajamento para a mudança e o aumento da lucratividade a partir de processos mais ágeis e dinâmicos.

Diante disso, é preciso estabelecer indicadores de desempenho para medir a efetividade das ações e identificar possibilidades de melhoria, afinal, um processo obsoleto ou ineficaz pode impactar todo o resto do trabalho.

Melhorar os processos da sua empresa garante maior efetividade na condução dos negócios e maximiza os resultados, mas você sabia que pode ir ainda mais longe? Veja como integrar os processos com um ERP para serviços.