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5 passos para melhorar os processos da sua empresa de serviços

Os processos da sua empresa de serviços são responsáveis pela correta condução dos negócios, devem fazer parte dos objetivos estratégicos...

Os processos da sua empresa de serviços são responsáveis pela correta condução dos negócios, devem fazer parte dos objetivos estratégicos da empresa e contribuir para resultados efetivos. Fazem parte dos processos o controle de atividades, o atendimento a prazos e custos, melhoria da qualidade dos serviços e facilitação da tomada de decisão, quesitos essenciais para manter a competitividade ao longo do tempo.

Mas processos ficam obsoletos rapidamente, ainda mais com a dinâmica do segmento, sempre acelerado e focado em tecnologias que se superam a cada dia, exigindo uma revisão constante desses processos a fim de mantê-los afinados com o mercado. E como promover essas melhorias de processos da sua empresa de serviços? Conheça o passo a passo agora mesmo!

Diagnóstico interno: “as is” ou “como está”

Para promover a melhoria de processos da sua empresa de serviços é preciso conhecer o seu estado atual, ou seja, como as coisas são feitas no momento. Por mais que exista toda uma documentação de gestão da qualidade exemplificando os fluxos de trabalho, é necessário verificar se as pessoas estão realmente cumprindo aquilo que foi acordado anteriormente. É a partir do diagnóstico interno que se começa a pensar nas mudanças, portanto, jamais pule esta etapa.

Proposta de melhorias: “to be” ou “como deve ser”

Com o diagnóstico interno feito, o próximo passo para melhorar os processos da sua empresa de serviços é determinar como eles deveriam funcionar. Tornar os fluxos de trabalho mais ágeis e fluidos, eliminar barreiras, facilitar a comunicação e otimizar tarefas para deixar os processos mais focados nos objetivos do negócio fazem parte do seu redesenho, que deve envolver todos os funcionários, não apenas as lideranças.

Tecnologia adequada: como fazer as coisas acontecerem em uma empresa de serviços

Adotar a tecnologia certa para otimizar os processos da sua empresa de serviços e dar suporte à sua equipe para o desempenho de suas atividades é essencial para atingir o sucesso. Com um ERP para Serviços, ferramentas e aplicativos de qualidade, é possível agilizar a comunicação entre setores, facilitar a gestão da empresa, eliminar o retrabalho e reduzir as falhas humanas, diminuindo o tempo de execução das atividades e ganhando em produtividade e eficiência.

Treinamento: pessoas capacitadas para conduzir processos de excelência

As pessoas são as reais responsáveis pela condução dos processos nas empresas, portanto, todos os funcionários devem ser envolvidos desde o momento do diagnóstico interno. Mesmo auxiliando nas mudanças necessárias, eles precisam receber treinamento constante para que adquiram o hábito de seguir os novos processos e também desenvolvam as competências necessárias para operar a tecnologia adotada com qualidade e eficácia.

Monitoramento: medir o desempenho e aprimorar os processos

O monitoramento do desempenho dos funcionários diante dos novos fluxos de trabalho determina a efetividade dos treinamentos, o sucesso da empresa no engajamento para a mudança e o aumento da lucratividade a partir de processos mais ágeis e dinâmicos.

Diante disso, é preciso estabelecer indicadores de desempenho para medir a efetividade das ações e identificar possibilidades de melhoria, afinal, um processo obsoleto ou ineficaz pode impactar todo o resto do trabalho.

Melhorar os processos da sua empresa garante maior efetividade na condução dos negócios e maximiza os resultados, mas você sabia que pode ir ainda mais longe? Veja como integrar os processos com um ERP para serviços.

Sobre o autor
Redator Sankhya

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