Você já se perguntou o segredo por trás das empresas de sucesso? Uma parte da resposta pode estar mais perto do que você imagina: na gestão da qualidade

A gestão da qualidade é um fator fundamental para que os processos sejam executados com excelência e eficiência. É um indicador de sucesso para que a empresa entregue ao seu cliente um bom produto ou serviço. 

Em um mundo onde a concorrência é acirrada e os clientes são cada vez mais exigentes, ignorar a gestão da qualidade pode ser o ponto de partida para um caminho de dificuldades e oportunidades perdidas. Muitas falhas na organização se devem à falta de gestão e esses problemas podem acarretar prejuízos e baixa lucratividade. 

Para reverter essa situação, é importante que os gestores implementem ferramentas em todas as estratégias e atividades para elevar o nível do negócio. Pensando nisso, elaboramos esse guia completo sobre gestão da qualidade, com todas as principais informações que você precisa saber sobre o assunto. Continue lendo e confira! 

Neste artigo, você vai ler sobre: 

  • O que é gestão da qualidade e qual seu objetivo?
  • Qual é a importância da gestão da qualidade para uma empresa?
  • O que é Gestão da Qualidade Total (QGT)?
  • Gestão da Qualidade, Gestão da Qualidade Total e Sistema de Gestão da Qualidade: qual a diferença? 
  • Princípios da gestão da qualidade 
  • Ferramentas para ajudar na gestão da qualidade 
  • Tecnologia e gestão da qualidade: como um ERP pode ajudar?

O que é gestão da qualidade e qual seu objetivo?

Gestão da qualidade é um termo que ressoa fortemente no mundo dos negócios, especialmente na era da indústria 4.0. Mas, o que exatamente isso significa? 

De forma simples, a gestão da qualidade é um conjunto de práticas e ferramentas estratégicas que fazem o controle dos processos de produção, focando em elevar a eficiência e o padrão de processos, produtos e serviços. A ideia central é a de que a versão final seja entregue ao cliente com o maior nível de qualidade possível. 

A gestão da qualidade se dá a partir de quatro pilares fundamentais: planejamento, controle, garantia e melhoria. 

  • Planejamento: Aqui, a ideia é definir padrões de qualidade e estratégias para alcançá-los. É o momento de estabelecer objetivos claros e realistas, pensando sempre na satisfação do cliente. 
  • Controle: Este pilar envolve monitorar processos e produtos para garantir que eles estejam alinhados com os padrões estabelecidos. É a prática de manter a qualidade sob vigilância constante. 
  • Garantia: A garantia da qualidade assegura que os produtos ou serviços oferecidos atendam consistentemente às expectativas dos clientes. É uma promessa de qualidade e confiabilidade, confirmada através de inspeções, testes e auditorias. 
  • Melhoria: A melhoria contínua é vital na gestão da qualidade. Ela busca otimizar processos e produtos de forma constante, adaptando-se às mudanças do mercado e às novas tecnologias. 

O objetivo da gestão da qualidade, portanto, é garantir que uma empresa não apenas entregue produtos ou serviços que atendam às expectativas dos clientes, mas também melhore continuamente seus processos. Isso é essencial para o crescimento organizacional e para o aumento da eficiência e produtividade da empresa como um todo. 

Uma cultura de qualidade bem desenvolvida, ainda mais quando apoiada por ferramentas e tecnologias que auxiliam na gestão, pode ser o diferencial que coloca uma empresa à frente de suas concorrentes, transformando desafios em oportunidades e impulsionando o crescimento sustentável.

Qual é a importância da gestão da qualidade para uma empresa?

A gestão da qualidade é crucial para qualquer empresa que busca excelência, competitividade e sustentabilidade no mercado. Essa importância pode ser compreendida em várias dimensões: 

  • Satisfação do cliente: A gestão da qualidade assegura que os produtos ou serviços atendam ou superem as expectativas dos clientes. Consumidores satisfeitos são mais propensos a se tornarem clientes fiéis, o que é vital para o sucesso a longo prazo de qualquer negócio. 
  • Eficiência operacional: Implementar práticas de gestão da qualidade ajuda a otimizar processos, reduzir desperdícios e melhorar a eficiência operacional. Isso se traduz em uma melhor gestão de custos e mais lucratividade. 
  • Melhoria contínua: Como vimos, a gestão da qualidade incentiva uma cultura de melhoria constante. Empresas que adotam essas práticas estão sempre buscando maneiras de melhorar seus processos e produtos, o que é essencial em um ambiente de negócios sempre em evolução. 
  • Conformidade com normas e regulamentos: Muitos setores têm normas rigorosas que as empresas devem cumprir. A gestão da qualidade ajuda a garantir que as empresas estejam em conformidade com essas normas, evitando multas e outras penalidades. 
  • Indicadores de qualidade: A utilização de indicadores de qualidade permite às empresas medir seu desempenho de forma objetiva. Esses indicadores ajudam a identificar áreas de sucesso e aquelas que precisam de melhorias, orientando decisões estratégicas. 
  • Reputação e posicionamento no mercado: Uma forte reputação de qualidade pode ser um diferencial competitivo significativo. Empresas conhecidas por sua alta qualidade têm uma vantagem no mercado, atraindo mais clientes e oportunidades. 

A importância da gestão da qualidade, portanto, está associada à necessidade de organizar e padronizar os processos de produção ou execução do produto ou serviço. Como resultado, a preocupação com a qualidade também ajuda a manter uma alta performance no atendimento, o que gera mais satisfação e fidelização dos clientes, além de mais destaque no mercado. 

Em especial, convém destacar a relevância da ligação entre gestão da qualidade e atendimento ao cliente. Uma pesquisa realizada pela Hibou mostrou que 53% dos consumidores entrevistados são fiéis à marca quando bem atendidos. Em outra pesquisa, 59% dos clientes afirmaram que deixam de comprar em empresas onde passaram por uma experiência negativa de atendimento.

Essas pesquisas demonstram o quanto os processos internos das empresas, desde a produção até o contato final com o consumidor, precisam de uma gestão de qualidade para que a organização não tenha feedbacks negativos e não seja mal vista no mercado.

É preciso padronização e critérios claros e objetivos quanto à qualidade de cada etapa dos processos. Assim, todos os setores, seja operacionais ou de atendimento, mantêm um fluxo de trabalho contínuo, eficiente, bem executado e um ambiente de trabalho saudável.

O que é Gestão da Qualidade Total (GQT)?

A Gestão de Qualidade Total (GQT) é uma metodologia que tem como intuito a excelência e a qualidade de todos os processos que estão envolvidos com a produção do produto até chegar ao cliente final. 

E, quando se fala em total, inclui-se também parceiros externos, como distribuidores, fornecedores, entre outros. A CGT requer o envolvimento e o comprometimento de todos, sendo que cada membro da equipe é considerado essencial para o sucesso da qualidade. 

A metodologia foi desenvolvida na década de 60 por consultores empresariais dos Estados Unidos. No começo, tinha um objetivo mais técnico, mas, com o passar dos anos, foi se preocupando com a satisfação do cliente e em superar expectativas. Figuras como W. Edwards Deming e Joseph Juran foram fundamentais na introdução e desenvolvimento dessas ideias. 

A Gestão da Qualidade Total tem pontos em comum com outras metodologias famosas no mercado, como o Toyotismo (confira mais informações sobre o Lean Manufacturing). Ele busca qualidade na produtividade de todos os setores, processos organizados, redução de gastos desnecessários e agilidade nas tarefas.

Assim, a organização oferece ao consumidor uma entrega eficiente, além de conquistar  destaque no mercado.

Gestão da Qualidade, Gestão da Qualidade Total e Sistema de Gestão da Qualidade: qual a diferença?

A Gestão da Qualidade é o termo mais amplo. Refere-se ao conjunto de práticas e processos que uma organização utiliza para garantir que seus produtos ou serviços atendam aos padrões de qualidade estabelecidos e às expectativas dos clientes. A gestão da qualidade envolve a identificação de padrões de qualidade, o controle da qualidade atual e a implementação de melhorias contínuas sempre que necessário. 

A Gestão da Qualidade Total (GQT) é uma abordagem mais abrangente e filosófica para a gestão da qualidade. Ela enfatiza a qualidade em todos os aspectos da organização e envolve todos os seus membros, desde a alta administração até os funcionários na linha de frente. 

Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um conjunto estruturado de procedimentos e processos que são usados para garantir que a organização possa atender constantemente aos requisitos de qualidade e melhorar continuamente suas operações e resultados. Um SGQ é frequentemente modelado em torno de padrões internacionais, como a ISO 9001, que fornece um framework para a implementação eficaz da gestão da qualidade. O SGQ é uma ferramenta integral da gestão da qualidade e pode ser visto como a infraestrutura operacional que suporta a implementação da GQT e outras iniciativas de qualidade.

Princípios da gestão da qualidade

Diagrama com os princípios da gestão da qualidade:

1. Foco no cliente
2. Liderança
3. Relacionamento
4. Melhorias contínuas
5. Engajamento
6. Orientação de processos
7. Tomada de decisão com base em fatos

Todos estão explicados no texto.
Princípios da gestão da qualidade

Para a empresa seguir de forma estratégica e organizada com os seus processos, é importante considerar princípios da gestão da qualidade. Eles são definidos pela Norma Internacional para Gestão da Qualidade (ISO 9001:2015).

A seguir, explicamos cada um deles e suas características.

1. Foco no cliente

O cliente tem que ser sempre o principal foco da empresa para o alcance de bons resultados. Por isso, é fundamental conquistar a satisfação e a fidelização dele, uma vez que é o pilar que sustenta todas as ações organizacionais. Conhecer o perfil e o comportamento do consumidor, entender as suas dores e solucioná-las é o passo inicial.

2. Liderança

A liderança é a base de qualquer organização. Por isso, um gestor precisa, em primeiro lugar, ter empatia. Saber lidar com seus funcionários, motivá-los, estar aberto a uma boa comunicação e manter um ambiente saudável resulta em aumento na produtividade, alta qualidade dos processos e, consequentemente, objetivos alcançados.

3. Relacionamentos

O capital humano é fundamental para qualquer organização. Sendo assim, manter bons relacionamentos tanto com colaboradores internos quanto com os parceiros externos é um ponto essencial para o bom desempenho e o desenvolvimento das atividades. A comunicação clara e objetiva mantém os relacionamentos profissionais em constante crescimento.

4. Melhorias contínuas

Melhorias são sempre bem-vindas na rotina das empresas e são fundamentais para o crescimento contínuo. A gestão de qualidade auxilia os gestores na identificação de gargalos, independente do setor e, assim, é possível fazer as ações corretivas com agilidade. 

5. Engajamento

Funcionários motivados são mais produtivos e engajados com suas atividades. É importante criar ações que incentivam os colaboradores a serem eficientes, além de oferecer um ambiente de trabalho saudável, com boa comunicação e uma ótima gestão de pessoas.

6. Orientação de processos

Os colaboradores devem estar bem orientados sobre suas atividades, prazos e qualquer informação que for relevante e essencial para a qualidade dos processos em que cada um atua. Assim, é possível evitar dúvidas constantes, erros e retrabalhos por falta de comunicação clara.

7. Tomada de decisão com base em fatos

Ao monitorar o desempenho e os resultados por meio de dados e informações precisas, os gestores conseguem ter insights e tomar decisões com base em fatos. Assim, é possível corrigir erros, analisar os pontos para melhorias e até evitar possíveis falhas. É um ponto que ajuda, inclusive, a reduzir custos desnecessários com atividades executadas de forma errada.

Ferramentas para ajudar na gestão da qualidade 

As ferramentas de gestão da qualidade têm como objetivo ajudar na análise e na identificação de ações que possam prejudicar o desenvolvimento dos processos. 

Com elas, os gestores conseguem ter organização das atividades e modificar o que for necessário para estar de acordo com os propósitos organizacionais.

São ferramentas tradicionais e utilizadas no mercado há anos. Por isso, são conhecidas pela eficiência na estruturação de planejamentos estratégicos.

São inúmeras as ferramentas que auxiliam na gestão da qualidade. Entre elas, podemos listar:

Fluxograma

Um fluxograma é uma representação gráfica de um processo. É uma ótima forma de fazer um mapeamento de processos, já que mostra as etapas do processo em sequência e ajuda em sua análise e otimização. Assim, torna-se mais fácil identificar as redundâncias e pontos de ineficiência.

Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito)

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta criada por Kaoru Ishikawa, muito utilizada para identificar as possíveis causas de um problema. O diagrama ajuda a visualizar as causas principais e secundárias de um problema específico, facilitando a análise e a resolução.

Diagrama de Pareto

Baseado no Princípio de Pareto (80/20), este diagrama é usado para identificar e priorizar as causas de problemas em um processo. Ele ajuda a focar nos problemas que terão o maior impacto se resolvidos.

Análise SWOT

A análise SWOT (ou FOFA) é uma ferramenta usada para avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em um projeto ou organização. É útil para o planejamento estratégico e para a tomada de decisões.

Tecnologia e gestão da qualidade: como um ERP pode ajudar?

Maha Gestão no ERP Sankhya, com análise de riscos envolvendo os processos da empresa

Em um mercado em que a tecnologia é dominante e aliada na otimização dos processos, ter um solução ERP para auxiliar na gestão da qualidade é essencial. Ele pode ajudar na organização total dos processos, independente do setor, mantendo o desempenho das atividades sempre alinhado com o planejamento estratégico.

O ERP Sankhya é um sistema de gestão completo, que permite estruturar e organizar cada tarefa de forma automatizada e segura. O sistema faz a integração de dados e informações de todas as áreas envolvidas, mantém a comunicação fluida, facilita as tarefas burocráticas e oferece a padronização de processos.

A rotina das empresas costuma ser corrida e requer atenção na estratégia. Com a implementação do ERP, os gestores conseguem simplificar a gestão da qualidade, monitorando o desempenho de todas as ações com relatórios precisos e em tempo real.

Assim, é possível tomar decisões assertivas com eficiência, manter a organização alinhada com os objetivos, entregar ao cliente um produto ou serviço único, conquistar a satisfação e a fidelização dele e, o principal, se destacar no mercado.

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