Pular para conteúdo

6 motivos para apostar em um ERP para o seu negócio

O Enterprise Resource Planning, ERP (ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português) é um sistema de gestão empresarial que integra...

O Enterprise Resource Planning, ERP (ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português) é um sistema de gestão empresarial que integra todas as áreas de uma empresa, através do processamento dos dados em apenas um sistema. Isso já pode ser considerado como um grande motivo para investir em um ERP, uma vez que ele elimina a necessidade de realizar intercâmbio de informações entre diversos sistemas.

Mas além desse motivo existem outras razões pelas quais você deve investir em um ERP para o seu negócio e o nosso post de hoje abordará algumas delas. Não deixe de ler!

Gera fluidez nos processos

Existem muitos controles que são feitos através de planilhas, onde os dados são lançados e atualizados. Mas a questão é que fazer um controle nesses moldes implica em atualizar uma variedade grande de planilhas.

O mesmo acontece quando a empresa utiliza vários sistemas, um para cada área ou processo. Ao realizar uma operação em um sistema, há a necessidade de migrar as informações para os outros para que seja feita a atualização. 

Com o sistema ERP, essas operações são feitas de forma automática, sincronizando as informações em tempo real. Isso oferece maior fluidez na execução dos processos e elimina o desperdício de tempo, material e mão de obra, além de oferecer maior confiabilidade e mais rapidez nos tempos de resposta.

Melhora a gestão

O ERP contribui para uma tomada de decisão mais ágil e acertada, uma vez que as informações são geradas com mais qualidade e confiabilidade. Isso contribui para o aumento da produtividade, diminuição de incertezas e redução de custos.

O ERP também permite a geração de relatórios com resumos de todos os dados e transações que são efetuadas em um determinado período. Essa funcionalidade auxilia na elaboração e gestão dos indicadores para acompanhamento das operações.

Permite uma visão geral da empresa

O sistema ERP permite que o gestor tenha uma visão ampla de todos os setores da empresa. Quando os controles são feitos através de planilhas, as informações precisam ser solicitadas a todas as áreas, atualizadas e consolidadas para só então conseguirem dar suporte ao processo de tomada de decisão.

Diminui a necessidade de retrabalho

Com a utilização do ERP, os erros causados por processos manuais são reduzidos e com eles também a necessidade de retrabalho. Como consequência, também há a redução de custos, uma vez que o tempo que uma pessoa perderia corrigindo os dados é reduzido drasticamente e ela poderá se dedicar a outras atividades.

Reduz custos

Ao ter os processos mapeados e padronizados com a implantação do ERP, a empresa consegue reduzir seus custos, tendo em vista que diminui a necessidade de retrabalho, automatiza atividades rotineiras, proporciona exatidão no cálculo de impostos e oferece base sólida e confiável para a tomada de decisão dos gestores, que poderão se focar nas atividades e tarefas que necessitam de melhorias.

É customizável

Além de tudo que foi dito, outro grande motivo para apostar no ERP como software de gestão é que ele é customizável e pode ser adequado aos padrões e necessidades da sua empresa. Investir nessa tecnologia significará ganho em todas as áreas da empresa e, consequentemente, para a empresa como um todo.

Agora conte-nos: sua empresa já utiliza um ERP? Você acha que ele é a melhor opção? Deixe sua opinião e suas dúvidas no espaço de comentários!

Deixe seu comentário:

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.