Pular para conteúdo

Gerenciamento de projetos: como administrar melhor o tempo

O bom gerenciamento de tempo em projetos é fator essencial para o sucesso do trabalho. Fazer mais coisas em menos...

gerenciamento de projetos

O bom gerenciamento de tempo em projetos é fator essencial para o sucesso do trabalho. Fazer mais coisas em menos tempo, conquistar produtividade, ser mais eficiente e aproveitar melhor os minutos disponíveis durante o dia são alguns dos benefícios em investir em uma melhor gestão do tempo.

Veja algumas dicas que te ajudarão a administrar melhor o tempo no gerenciamento de projetos:

Organize a ordem de atividades do dia

como-administrar-melhor-o-tempo-no-gerenciamento-de-projetos-1

Quando tudo é prioridade, não há prioridade. Para implementar melhor o gerenciamento de tempo em projetos, é importante organizar a ordem de atividades do dia.

Leve em consideração a importância de cada tarefa e não deixe de estimar o tempo que você levará para finalizá-las. Ao tornar esta organização um hábito diário, você otimizará seu dia, encaixando as atividades nos períodos em que tem mais ou menos energia ou tempo disponível.

Não deixe de observar, ainda, as metas que você estabeleceu para aquele dia e semana.

Use um software de gerenciamento de projetos

Usar um sistema de gestão para gerenciar projetos colabora com a qualidade do resultado final e também para a gestão do tempo. Com o auxílio de um software, você passa a ter a possibilidade de descrever exatamente a tarefa a ser realizada, quem participará dela e o tempo que cada atividade deve levar para ser executada.

Melhore a eficiência na comunicação

Minutos valiosos do seu dia podem ser perdidos por problemas simples de comunicação. Duas pessoas executando a mesma tarefa, atividades que têm que ser refeitas por instruções que não foram passadas de forma clara, entre outros problemas, acontecem simplesmente porque os membros do time não se comunicam claramente.

Para ter um melhor gerenciamento de tempo em projetos, é importante se certificar de que as informações foram passadas de forma completa para que não haja conclusões equivocadas ou qualquer tipo de dúvida. É essencial perguntar e sempre anotar o que for passado para se certificar do que for preciso.

Use aplicativos para ajudar na gestão do tempo

como-administrar-melhor-o-tempo-no-gerenciamento-de-projetos-4

Existem aplicativos no mercado que ajudam a gerir o tempo da melhor forma possível. Com o auxílio do Evernote você pode organizar suas ideias offline e armazenar o que você achou interessante online. Já o Free Time ajuda a encontrar espaços na agenda para que você saiba quais são os seus horários livres.

O Feedly é ideal para quem quer ler notícias, mas não pode perder tempo. É só conectar sua conta do Google e a ferramenta sincroniza todos os feeds que você assina em um só lugar.

Saiba delegar

Um dos vilões do gerenciamento de tempo em projetos é a falta de capacidade de delegar tarefas. Tenha em mente que algumas etapas do projeto podem ser feitas por outras pessoas. Ao delegar, você tem mais tempo disponível para executar atividades que não podem ser feitas por outros. A gestão fica mais fácil e você economiza tempo.

Uma boa administração de tempo no gerenciamento de projetos depende de uma mudança de hábitos e atitudes. Coloque em prática nossas dicas e não deixe de comentar no blog o que você faz para ter uma gestão do tempo eficaz no dia a dia!

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.