Trabalho remoto ou home office. Essas palavrinhas passaram a fazer parte do vocabulário das organizações brasileiras, diante da necessidade de se reduzir aglomerações. Uma grande aliada nesse momento foi a Transformação Digital.

A ordem é ficar em casa, mas manter os negócios operando, sempre que possível. O isolamento social é apontado pela OMS como a medida mais eficaz para evitar que a curva de contaminação pelo vírus cresça exponencialmente.

Entretanto, nesse cenário, é possível observar dois contextos entre organizações brasileiras: 1) as que estavam preparadas e conseguiram migrar suas estruturas em pouco mais de uma semana; 2) as que não estavam e atropelaram etapas para garantir segurança para colaboradores e a continuidade das operações para os negócios. 

 

Importância da Transformação Digital 

Nessa corrida contra o tempo, quem saiu na frente, provavelmente, tem mais maturidade em seu processo de Transformação Digital. Um exemplo são as empresas que já adotavam ferramentas de gestão online, os chamados ERPs Web. Eles permitem o acesso dos usuários aos sistemas corporativos a partir de qualquer lugar. Com essa base tecnológica, migrar para Home Office foi mais ágil e seguro. O colaborador pode entrar no sistema de compras, gestão de estoque, comercial, recursos humanos, etc, a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. 

Por outro lado, quem não implementou processos de Transformação Digital ou tem baixo nível de maturidade, levou mais tempo para se preparar. Foi necessário adequar computadores e celulares manualmente, transferir planilhas para a nuvem, instalar sistemas separados e programas específicos em inúmeras máquinas. Um trabalho que demandou muito esforço e sujeito a riscos.

Atrasadas, muitas empresas tiveram que perder tempo para discutir como gerenciar processos remotamente, como gerir equipes, acompanhar projetos, produtividade, resultados e muito mais. Para quem usa ERP Web, essa tarefa foi mais fácil. Com a empresa toda integrada em uma única plataforma, o acesso aos dados segue como sempre, com ajustes na medida em que as mudanças são necessárias.

 

Tecnologias que sua empresa pode começar a usar agora

Algumas empresas já contam com a mobilidade em suas rotinas e se adaptaram mais facilmente à transição para o home office. Confira a seguir algumas ferramentas já disponíveis, com versões gratuitas e pagas, que podem ajudar sua empresa a se adaptar. 

  • Controle de ponto eletrônico na nuvem: permite que os colaboradores façam o controle de forma online e em qualquer lugar. A implantação desse recursos requer uma cultura e relação de confiança entre empresa e colaborador.
  • Google Drive, One Drive e Dropbox: discos virtuais que permitem armazenar e compartilhar documentos. As equipes conseguem transferir arquivos e informações entre elas de forma rápida e simples, por meio de um link. Podem também colaborar em tempo real.
  • Hangouts, Skype, Whatsapp, Zoom: ferramentas online de chat e videoconferência, que permitem que as equipes estejam juntas em tempo real, por meio de voz, vídeo, texto, compartilhamento de tela e troca de arquivos.

O que seu ERP pode fazer por você no atual cenário

Na Sankhya, somos especialistas em ERP e queremos compartilhar com sua empresa alguns insights sobre como um bom sistema gerencial pode ajudar a sua empresa a enfrentar situações de exceção:

  • O ERP te dá uma visão completa de toda a sua cadeia produtiva. Você pode analisar os dados e agir rapidamente, pensando em todos os stakeholders envolvidos. Assim, avalia melhor suas estratégias e toma decisões mais racionais;
  • No ERP, todos os processos de sua empresa estão mapeados e conectados, podendo ser acessados remotamente, em tempo real. Isso contribui para a elaboração de planos de contingência e desenho de cenários;
  • Existem no mercado soluções web e mobile, que também podem operar caso haja restrição no acesso à internet. Essa é uma alternativa a ser pensada como aprendizado a partir do cenário atual;
  • O ERP facilita a tomada de decisões para remanejar as pessoas com agilidade. Esse pode ser um bom momento para se desengavetar velhos projetos, que ficaram parados por falta de tempo e pessoas qualificadas;
  • A regulamentação relacionada ao home office foi aprovada recentemente, mas poucas empresas adotaram a prática de maneira ampla. Em apenas uma semana, fomos capazes de resolver questões tecnológicas, de segurança, de acesso web, entre outras. A adoção em massa de home office deve ser um dos legados do momento atual. Mais coragem, mais ousadia e inovação para enxergar todas as possibilidades do trabalho remoto. 

E você? Sentiu a necessidade de transformar sua empresa? Ou vai deixar para a próxima crise? Vamos agir agora e minimizar os impactos no futuro. Se você tiver qualquer dúvida, nossos Consultores estão à disposição para te apoiar.