Você sabe qual a importância do design quando o assunto é ERP? Neste artigo iremos abordar os pontos importantes da relação entre design e sistemas de gestão.

O design é um fator muito importante, que tem sido cada vez mais relevante no momento atual, em que a internet está completamente massificada e as pessoas estão se acostumando ainda mais com a intuitividade dos aplicativos e sites.

Essa ferramenta é amplamente utilizada por empresas modernas e inovadoras para conhecer a fundo seus consumidores e os comportamentos em relação a certo produto ou serviço.

Com o design é possível entender qual a jornada do consumidor e seus pontos de contato dentro de uma plataforma, desenvolvendo, então, produtos que apresentam a melhor usabilidade possível, reduzindo os esforços de quem o utiliza.

Mas, como os ERP’s exploram o design?

A facilidade proporcionada pelo design na hora de utilizar plataformas intuitivas gera uma experiência do usuário de alto padrão. No entanto, grande parte dos ERP’s não vêm acompanhando essa melhoria em usabilidade, ficando um pouco para trás nesse quesito.

O design da maioria dos sistemas de gestão atuais é anacrônico, apresentando um ambiente extremamente árido quanto à experiência de uso. Esses fornecedores de softwares de gestão têm uma forma arcaica de apresentar para o usuário uma experiência com começo, meio e fim.

Um exemplo da falta de preocupação das empresas de ERP com a usabilidade de suas plataformas, que percebi de acordo com meu tempo no ramo, pode ser explicado com a dificuldade apresentada para realizar certos processos, que podem demandar a abertura de diversas telas.

É também possível perceber a falta de intuitividade quando a pessoa que utiliza o ERP precisa realizar diversas operações, como extração de planilhas e print de telas, combinando tudo isso em uma planilha para conseguir uma análise concreta e compreensível.

Ainda pode acontecer de existir um ERP completo, que possui todos os processos que você necessita, mas cada um em um módulo diferente. Assim, será necessário abrir módulo por módulo para realizar cada tarefa, aumentando significativamente o tempo necessário para terminar o processo em questão.

Essa forma de funcionamento, baseada em módulos, é uma base considerada antiga que depende de muitas integrações.

Qual o futuro do design dentro de ERP’s?

Nos dias atuais, nada mais deveria funcionar a base de módulos complicados, mas sim por meio de processos que tendem a ser intuitivos.

A ideia de que é necessário treinar um usuário para que ele consiga, somente assim, utilizar o ERP, está completamente atrasada. Cada usuário deve ser treinado para utilizar os processos, inclusive porque um processo muda muito mais rápido do que a capacidade de adaptação do seu ERP.

Portanto, seu sistema de gestão integrada deve ter um design que incorpore essa personalidade que sua empresa exige do processo, além de também ter que incorporar a facilidade e intuitividade com as quais os usuários estão acostumados ao comprar em um e-commerce ou usar um aplicativo de streaming.

É certo afirmar que os usuários fazem uma comparação entre as plataformas que utilizam no dia a dia, sejam elas concorrentes diretas entre si ou não. Assim, cada pessoa tem uma percepção do que é moderno ou ultrapassado, com base na experiência que é proporcionada.

O design tem um papel fundamental para os ERP’s e não pode ser somente um atributo secundário. 

Quer descobrir o que mais tenho a dizer sobre o design no ERP? Assista o meu vídeo sobre esse assunto clicando abaixo.