Pular para conteúdo

Gestão contábil: entenda a importância da escrituração para empresas

A escrituração contábil não é apenas uma técnica utilizada para registrar todos os fatos que modificaram o patrimônio de uma...

A escrituração contábil não é apenas uma técnica utilizada para registrar todos os fatos que modificaram o patrimônio de uma empresa. Ela é essencial para a geração de informações que serão utilizadas no processo de gestão de uma organização, ou seja, elas são essenciais não só para fins legais e fiscais, mas para o correto processo de tomada de decisão, além de outras possibilidades.

Neste post, você irá entender melhor como a escrituração contábil pode lhe auxiliar neste processo, além de outras alternativas de uso.

O que é a escrituração contábil

A escrituração contábil é uma das várias técnicas contábeis, que a partir de sua elaboração, poderão ser geradas e analisadas as demonstrações contábeis como o Balanço Patrimonial e para a Demonstração do Resultado do Exercício.

A escrituração representa o registro das mutações do patrimônio de uma entidade, devidamente feitos em livros contábeis e que seguem alguns critérios de acordo com a legislação vigente.

O Livro Diário e o Razão são aqueles obrigatórios de acordo com a legislação, sendo que outros livros são facultativos ou ainda podem ser exigidos em legislações específicas, como é o caso da Comercial, da Fiscal ou da Trabalhista.

Questões trabalhistas e previdenciárias

Caso sua empresa não esteja com a escrituração em dia, ela pode ter problemas caso exista a necessidade de comprovar o pagamento de determinada obrigação trabalhista ou previdenciária, lembrando que este ônus cabe à empresa e isso só poderá ser comprovado mediante o correto registro das transações envolvendo a documentação trabalhista.

Escrituração Fiscal

A correta escrituração e envio das informações fiscais é uma obrigação da empresa e os comprovantes dos pagamentos efetuados devem ser devidamente arquivados até que exista a prescrição dos créditos a que estes se referem. Assim, a empresa precisa manter tanto os documentos, quanto a correta escrituração fiscal deles.

É preciso estar atento que, além de questões gerenciais, a escrituração contábil é importante para a manutenção da empresa no status de Simples Nacional, já que deixar a escrituração em dia é um dos requisitos para o enquadramento neste tipo de tributação.

A geração automática de documentos fiscais — e por consequência — dos impostos devidos, evita que sejam pagos valores maiores ou menores, o que torna este processo mais tranquilo e livre de sonegação involuntária.

Tomada de decisão

O processo de tomada de decisão necessita dos dados gerados pela escrituração contábil. Estes dados devem ser registrados em um bom sistema contábil que permita a integração, a padronização e a geração de dados, em tempo real, de relatórios que serão utilizados para projeções, comparações e elaborações de outras peças contábeis que podem ser utilizadas no processo decisório.

Automatização e padronização das informações

Com o uso de um bom software de gestão contábil, a empresa ganha em tempo e em qualidade, já que processos automatizados evitam erros, permitindo ganho em eficiência de sua equipe de colaboradores.

Outra possibilidade é o rastreio das informações inseridas e dos usuários responsáveis pelos lançamentos, o que, muitas vezes, é necessário em caso de alterações na escrituração ou, até mesmo, em caso de erros de digitação.

Você viu que a escrituração contábil é importante para as empresas, independentemente do seu tamanho e da necessidade que o gestor possui, já que ela é ampla e completa, suprindo informações para questões fiscais, comerciais, trabalhistas, previdenciárias, financeiras e — é claro — para a gestão contábil.

Que tal conhecer nosso sistema contábil e entender melhor como podemos otimizar as operações da sua empresa? Além disso, não se esqueça de comentar neste post caso ainda tenha restado alguma dúvida.

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.