O que é gestão de ativos e como isso impacta sua empresa

Entenda o conceito de ativo, a diferença entre ativo tangível e intangível, a importância de uma boa gestão de ativos...

A gestão de ativos é essencial para que a empresa tenha um desempenho eficaz e oferece uma diversidade de benefícios quando bem gerenciada. A organização e o uso adequado dos recursos impacta positivamente todas as áreas e, consequentemente, faz o negócio se destacar no mercado.

Quando bem executada, a gestão de ativos melhora os processos internos e agrega valor à entrega do produto ou serviço ao cliente. Aumentar a produtividade e reduzir custos é o que toda empresa deseja e, para isso, um dos pontos primordiais é o gerenciamento dos ativos.

Neste artigo, explicamos o conceito de ativo, a diferença entre ativo tangível e intangível, a importância de uma boa gestão, os benefícios que ela traz para o seu negócio e como o ERP Sankhya pode ser um forte aliado nesse processo. Confira!

O que é um ativo?

Para entender sobre a gestão de ativos, precisamos primeiro explicar o conceito de ativo. Em resumo, ativo é tudo que uma empresa tem e que consegue manter o controle, sejam objetos físicos ou não

São denominados ativos tangíveis aqueles que são materiais palpáveis, e ativos intangíveis os que não são objetos físicos e fazem parte do campo intelectual do negócio. Entre ambos os conceitos, podemos citar alguns exemplos como:

  • Direitos autorais;
  • Equipamentos de TI;
  • Contratos;
  • Máquinas;
  • Ferramentas;
  • Estoque;
  • Matérias-primas;
  • Materiais de escritório;
  • Conhecimento;
  • Experiência.

O que é gestão de ativos?

Gestão de ativos é o conjunto coordenado de atividades voltadas para extrair valor dos ativos da empresa, como, por exemplo, balanceamento de custos, oportunidades e riscos, performance esperada dos ativos, entre outros. 

Esse gerenciamento deve ser feito antes mesmo de adquirir um ativo, iniciando no processo de deliberação sobre a necessidade desse tipo de investimento, passando por todas as fases do ciclo de vida até o descarte.

A gestão de ativos ajuda a organização a se adequar aos procedimentos e às normas técnicas de acordo com a padronização nacional e internacional.

De acordo com a Norma ISO 55001, a gestão de ativos, quando implementada com essa técnica, promove uma melhoria contínua e gera eficiência para a organização, agregando mais valor ao negócio. Além disso, oferece vantagens como:

  • Melhorias ao nível de custo;
  • Gestão de risco;
  • Crescimento;
  • Tomada de decisão assertiva e objetiva;
  • Confiança das partes interessadas;
  • Destaque no mercado.

Por que é importante fazer gestão de ativos?

Ter uma gestão de ativos é importante para o alto nível de desempenho do negócio e para a boa utilização dos recursos que ele tem, com maior coerência, de acordo com as necessidades e a realidade da organização e sem desperdícios, agregando valor à entrega final. 

Extraindo o máximo possível de valor dos bens que a empresa já possui, a gestão de ativos é capaz de implementar práticas mais assertivas, diminuindo custos e riscos, aumentando a eficiência e qualidade dos processos e gerando retorno dos investimentos.

O desperdício de ativos é prejudicial por facilitar a perda de dinheiro e de investimentos feitos, além de oportunidades de lucratividade. Com o gerenciamento deles, os gestores conseguem fazer o uso correto de cada um, com atenção e propósito bem definidos.

Como fazer uma boa gestão de ativos?

Para gerenciar corretamente os ativos da sua empresa, o primeiro passo é inventariar todos os bens, relacionando e descrevendo cada um desses itens adquiridos pelo seu negócio

Um inventário confiável é aquele que oferece rigoroso registro dos bens, incluindo informações específicas como modelo, número de série, especificações técnicas, estado de conservação e local de operação, por exemplo. 

Após esse passo, é importante avaliar os ativos, analisando o custo de reposição de cada um, o valor justo e residual, valores de manutenção e o preço estimado que ele terá ao fim da sua vida útil. Nesse processo, busque estimar a vida útil econômica e transcorrida de cada um dos bens da empresa

A vida útil econômica diz respeito ao tempo estimado que o item deve durar, enquanto a transcorrida é o registro do período em que o bem foi utilizado, fundamental para demandar a vida útil remanescente. 

Quando o inventário completo estiver pronto (incluindo dados sobre tombamento, conciliação e ajustes contábeis), é hora de definir normas e procedimentos, divulgar a política de gestão de ativos, educar os departamentos envolvidos e criar um setor destinado à gestão do patrimônio, que deve ter expertise contábil e sinergia para se integrar com as demais áreas do negócio.

Quais são os benefícios da gestão de ativos?

Como citamos anteriormente, a gestão de ativos é uma ótima aliada no uso correto dos bens de uma empresa, agregando mais valor aos produtos ou serviços finais e, consequentemente, conquistando maior destaque no mercado

Além disso, ela padroniza os processos de acordo com a Norma ISO, o que mantém as atividades sempre alinhadas com o propósito da organização e de acordo com as práticas nacionais e internacionais. São diversos os benefícios que a gestão de ativos oferece e, a seguir, falamos sobre os principais.

Redução de custos

A aquisição e a manutenção dos ativos demandam custos para as empresas. Assim, quanto melhor é o gerenciamento desses ativos, menores os custos associados com a sua compra e com a sua manutenção.

Manutenções corretivas, por exemplo, geram gastos altos por serem imediatas e, consequentemente, afetam o financeiro. No entanto, quando é feita uma gestão de ativos adequada, eles têm uma vida útil maior, melhor performance e um uso mais prático dentro do negócio, trazendo mais economia e solidez financeira

Aumento da produtividade

Os ativos são indispensáveis para que as equipes possam trabalhar e produzir. Quando os funcionários usam máquinas, softwares e outros itens antigos e inadequados, o nível de produção diminui, juntamente com a qualidade, o que afeta a entrega final.

Por isso, a gestão de ativos está diretamente relacionada à produtividade da equipe, independente do setor de atuação, pois oferece maneiras mais assertivas de trabalhar, maior eficiência e menor custo disponível.

Controle da depreciação por departamento

Cada setor de uma empresa tem a sua demanda por suprimentos, bens e recursos. Ao estabelecer uma política de gerenciamento de ativos, os gestores conseguem garantir a alocação da depreciação nos centros de custos corretos.

Assim, é possível ser preciso e ágil sobre o que é necessário comprar, de que forma fazer o controle desses ativos, além de estabelecer ordens de prioridade do que é necessário no momento, evitando gastos extras.

Otimização do orçamento

Ao entender melhor a sua demanda por ativos e a vida útil deles, fica mais fácil estabelecer um orçamento acertado e adequado à sua realidade, inclusive prevendo compras e agilizando a aprovação orçamentária.

A gestão permite uma visão ampla e um melhor monitoramento do negócio. Assim, é mais fácil tomar decisões com relação ao orçamento, fazendo uso dos recursos com inteligência, coerência e sem desperdícios.

Conduta legal correta

É a partir do correto gerenciamento de ativos que as deduções legais no imposto de renda da empresa podem ser feitas de maneira adequada, assim como a aplicação devida de tributação sobre o ganho de capital na alienação de bens. 

Isso é essencial para que a empresa fique em dia com a Receita Federal e evite autuações e multas, que impactam tanto na reputação do negócio como nas finanças, já que gera gastos extras que poderiam ser evitados.

Conhecimento sobre o valor real da empresa

Ao conhecer o valor real da empresa, é possível atrair mais investidores, ganhar credibilidade no mercado, satisfação e fidelização dos clientes, vantagem competitiva e conseguir, inclusive, financiamentos bancários. 

Por isso, uma gestão eficiente de ativos é indispensável: além de oferecer todos esses benefícios, ajuda a organização a se manter com as finanças em dia, sem desperdícios e com maior consciência da execução correta dos processos e atividades.

ERP Sankhya na gestão de ativos

Como explicamos anteriormente, ter uma gestão de ativos adequada não é uma tarefa simples – e quanto maior a empresa, mais complexo é controlar todos esses itens.

Por isso, é indispensável contar com o auxílio da tecnologia, integrando setores e permitindo o planejamento e o acompanhamento dos serviços de manutenção, documentação e histórico de eventos. Os softwares ainda ajudam a calcular o consumo de materiais, analisar as perdas de produção e os custos de cada ocorrência.

O ERP é um grande aliado para planejar, monitorar e executar os processos dos ativos com eficiência. Empresas que não investem nessa tecnologia estão ficando atrás de muitas que estão implementando um software completo e prático. 

Em pesquisa da IDC, as conhecidas “empresas inteligentes” aumentaram em 71% a receita e margem operacional do negócio por utilizarem um sistema ERP de qualidade. Por isso, é certo que investir em um sistema de gestão é fundamental para empresas que desejam otimizar os processos.

O ERP Sankhya oferece diversos recursos que auxiliam em toda a gestão da empresa, incluindo a de ativos. Entre as principais vantagens de ter esse sistema, podemos citar:

  • Padronização dos processos;
  • Redução de gastos;
  • Maior controle;
  • Aumento da produtividade;
  • Integração de dados e informações;
  • Monitoramento das finanças;
  • Relatórios detalhados em tempo real;
  • Precisão do ativo circulante;
  • Monitoramento do orçamento (previsto x realizado);
  • Monitoramento do ciclo operacional;
  • Dados do índice de endividamento.

Após ler este conteúdo, ficou clara a importância de ter o ERP na rotina da gestão de ativos? Fale com um de nossos consultores e descubra como a solução Sankhya pode ajudar nos desafios da sua empresa.

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.