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Mulher em um escritório, segurando uma folha de papel e analisando uma matriz de materialidade impressa. Ela aparenta estar concentrada na avaliação de temas relevantes para o negócio e para os stakeholders, em um ambiente profissional.

Matriz de materialidade: o que é e qual sua relação com ESG

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Redator Sankhya

Postado dia 16/07/2019 11:00

4 dicas para implantar o Net Promoter Score em sua empresa

O Net Promoter Score (NPS) é um método de pesquisa de satisfação de cliente que está se tornando cada vez mais conhecida e aderida por todas as empresas. 

Ele foi criado por Fred Reichheld, consultor da Bain & Company na Harvard Business Review.

Ao contrário dos diversos tipos de pesquisa em que são necessários longos questionários, o Net Promoter Score se resume em enviar apenas uma pergunta ao seu cliente. Assim, garante maior eficácia nos resultados, uma vez que não toma muito o tempo do cliente para responder.

Vamos aprender mais sobre o Net Promoter Score e conferir algumas dicas de implementação? Continue a leitura e saiba mais!

Entenda como funciona o método Net Promoter Score

O método NPS se resume em enviar ao seu cliente a pergunta definitiva, por exemplo: “em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo?”. Como uma possível complementação, você ainda pode perguntar: por quê?

Pessoas apertando as mãos, representando uma fidelização dos clientes por meio do net promoter score

O Net Promoter Score também é uma estratégia para fidelização dos clientes.

Por meio dos resultados da pesquisa, você classifica os seus clientes entre:

  • Promotores: os que estão totalmente satisfeitos com o seu negócio, que atribuem  notas de 9 e 10;
  • Neutros: os que consideram o seu negócio indiferente, atribuindo notas entre 7 e 8;
  • Detratores: os que estão totalmente insatisfeitos com a sua marca, atribuindo notas de 0 a 7.

Depois, você transforma esses números em porcentagem e aplica a seguinte fórmula:

(% clientes promotores) – (% clientes detratores) = Net Promoter Score 

Na sequência, após a fórmula, você confere em qual zona a sua empresa está: crítica, em aperfeiçoamento, de qualidade ou excelência:

  • Empresas na Zona de Excelência: de 75 a 100 de NPS;
  • Empresas na Zona de Qualidade: de 50 a 74 de NPS;
  • Empresas na Zona de Aperfeiçoamento: de 0 a 49 de NPS;
  • Empresas na Zona Crítica: de -100 a -1 de NPS.

Veja quais são os principais benefícios do NPS

Agora que você aprendeu o que é Net Promoter Score e como calculá-lo, confira os principais benefícios do método para a sua empresa:

  • avaliar a satisfação do seu público;
  • conferir o grau de lealdade;
  • averiguar a necessidade do lançamento de um novo produto;
  • conferir a qualidade do atendimento;
  • avaliar se a sua empresa está suprindo as necessidades dos clientes;
  • avaliar os pontos fortes e fracos da sua organização e;
  • muito mais.

4 dicas para implementar o NPS na sua empresa

Como você viu, o Net Promoter Score, é uma ótima estratégia! Saiba mais quais são os benefícios para a sua organização, por isso, vamos aprender algumas dicas de implementação?

Pessoa com um gráfico impresso analisando o Net Promoter Score da sua empresa

Implementar o Net Promoter Score é uma ótima estratégia para a análise dos resultados.

1. Crie um planejamento estratégico

Primeiramente, crie um planejamento estratégico para mapear quais são as suas prioridades. 

Depois disso, defina os objetivos da sua pesquisa e crie um plano de ação para o envio. 

Também é importante estipular prazos para que você não fique com essa tarefa em andamento por muito tempo.

2. Escolha uma plataforma para o envio das suas pesquisas

É importante ter um banco de dados dos seus clientes bem atualizados em seu sistema. 

Assim, fica mais fácil enviar questionários personalizados e trabalhar com uma escrita humanizado, isso se resulta em um grande diferencial na quantidade de respostas que serão obtidas.

Vale ressaltar que a maioria das plataformas de pesquisa são integradas ao software da sua empresa, facilitando e otimizando ainda mais o tempo da sua equipe.

Portanto, antes de escolher uma plataforma, confira se ela é compatível com o Enterprise Resource Planning (ERP) ou Sistema Integrado de Gestão da sua organização, ou se, até mesmo, o próprio software disponibiliza a opção para o envio dos questionários.

3. Avalie os resultados

É importante poder conferir os resultados em tempo real. 

Assim, se há algo negativo ou que precisa ser aperfeiçoado de forma urgente, você tem tempo hábil para fazê-lo. 

A mensuração dos resultados é essencial para você conferir os pontos fortes e fracos da sua organização.

4. Crie um plano de ação baseado nos resultados

Depois de concluir o prazo para a coleta das respostas e analisar os resultados, crie um plano de ação baseado nos dados dos seus clientes. 

Reverta todos os quadros negativos e reforce os positivos.

Pessoa com o computador conversando, analisando o Net Promoter Score e fazendo o planejamento da gestão estratégica desses resultados

É necessário criar um planejamento estratégico para reverter os dados negativos encontrados no Net Promoter Score

Para isso, agende uma reunião com a cúpula estratégica da sua organização para apresentar os resultados e para que todos possam discutir o plano de ação.

Nesse aspecto, é muito importante ter o envolvimento do seu público interno neste processo para trazer mais eficácia para os resultados. 

Portanto, lembre-se de que o ponto principal dessa reunião é criar ações que transformem os seus clientes neutros e detratores em clientes promotores.

Em resumo, o Net Promoter Score é um método de pesquisa de satisfação moderno e eficaz. Ele se envia apenas uma pergunta para o seu público-alvo e garante resultados eficazes, criando insights poderosos para ajudar na tomada de decisão estratégica.

Neste post, você aprendeu o que é e como implementar o Net Promoter Score na sua empresa. Você já conhecia esse método? Já utiliza na sua empresa? 

Deixe o seu comentário. Será um prazer trocar uma ideia com você sobre o assunto!

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