Gestão de Pessoas

O que são soft skills e como identificá-las?

reunião empresarial sobre soft skills

O termo soft skills nunca esteve tão em alta, especialmente na gestão de RH. Apesar disso, nem todos sabem o que são soft skills e nem como elas realmente podem influenciar no sucesso de um negócio.

Se esse é o seu caso, siga conosco e entenda tudo sobre esse tema!

O que são soft skills?

Soft Skills são habilidades comportamentais ligadas à individualidade de cada colaborador, como personalidade e comportamentos que acabam refletindo o modo que essas pessoas convivem e como executam suas funções.

Em geral, a forma como um colaborador se relaciona com seus superiores e demais colegas de trabalho depende de algumas características comportamentais essenciais como empatia, maturidade e humildade. Essas competências formam a chamada CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude).

Soft Skills x Hard Skills

As hard skills estão ligadas aos requisitos do cargo. Elas são as habilidades e os conhecimentos que um colaborador deve ter para executar sua função de maneira correta.

Assim, podemos entender que as soft skills estão relacionadas a competências comportamentais e as hard skills a competências técnicas.

Qual a importância das soft skills?

Agora que você já sabe o que são soft skills, está mais fácil entender porque elas estão em alta e são muito procuradas nos colaboradores, não é mesmo?

Afinal, é importante que seus funcionários tenham habilidades sociais e interpessoais para realizarem bem suas funções e também para melhorarem o clima organizacional, tornando o ambiente agradável para todos, criando relações sinceras e de confiança e unificando o trabalho das equipes, o que acaba melhorando os resultados da empresa de forma geral.

Quais as principais soft skills para ajudar o seu negócio?

Existem algumas soft skills muito valorizadas no mercado atualmente, como:

·         trabalho em equipe: é fundamental que os colaboradores saibam trabalhar em equipe, respeitando os colegas, auxiliando nas demandas e tendo empatia. Isso tudo ajuda a aumentar a qualidade do trabalho e torna o processo mais harmônico, favorecendo os laços de amizade e a confiança dos funcionários;

·         boa comunicação: saber se comunicar corretamente é importante para reduzir as chances de mal-entendidos, perda de informações, conflito de ideias, disparidades e outros problemas comunicacionais que podem colocar em risco a qualidade do produto ou serviço oferecido e ainda dificultar a convivência;

·         resiliência: ser resiliente é ter maturidade psicológica para resolver problemas e se adaptar a diferentes situações, inclusive de pressão e de mudança. Prazos curtos, mudanças de planejamento e acontecimentos na vida pessoal podem afetar o desempenho dos colaboradores, por isso quem é mais resiliente costuma se destacar mais;

·         empatia: a empatia é a capacidade de uma pessoa se colocar no lugar da outra. Quando um colaborador é mais empático, ele tem facilidade para entender os problemas dos demais e também dos clientes, ajudando a encontrar uma solução e melhorando o engajamento de todos do time. A empatia entre os colegas de trabalho é fundamental para que o time trabalhe adequadamente, com respeito e fortalecimento dos laços;

·         liderança: essa soft skill é valorizada tanto para cargos de gerência como para os membros das equipes. Para ter uma boa liderança é preciso somar várias soft skills como boa comunicação, empatia, trabalho em equipe etc. O bom líder é aquele que consegue influenciar os colegas por meio do seu exemplo e também pelo respeito e confiança dos demais. Os líderes melhoram o desempenho geral da empresa e por isso é uma característica muito buscada;

·         ética: essa característica aparece nas pequenas ações do dia a dia que precisam ser monitoradas de perto pelos gestores, como não tomar crédito pelo trabalho dos outros, assumir responsabilidades pelos erros cometidos, respeitar a decisão dos superiores, etc.

Embora essas sejam as soft skills mais buscadas atualmente, cada empresa tem suas próprias necessidades e valores. Por isso, é importante que as características comportamentais sejam pensadas de maneira personalizada para o seu negócio e o cargo em questão.

Como identificar as soft skills?

Em um processo seletivo, saber identificar as soft skills é essencial, encontrando aquele candidato que seja mais adequado ao cargo e também a cultura organizacional do seu negócio.

Por isso, um bom processo de recrutamento e seleção deve contar, antecipadamente, com as características desejáveis para o cargo, pensando, é claro, não apenas nos requisitos técnicos, mas também comportamentais.

Como as soft skills não são comprovadas por meio de certificados e diplomas, elas exigem que o recrutador tenha uma percepção mais íntima de cada candidato. O melhor momento para identificar essas características é durante a entrevista.

Entrevista

Em um momento de conversa, o recrutador poderá questionar o candidato sobre determinados momentos da trajetória profissional dele, com perguntas que ajudem a identificar as habilidades comportamentais desenvolvidas.

Por exemplo: você realizaria um trabalho fora da descrição da sua vaga? Como você lida com conflitos no ambiente de trabalho? Conte sobre um período em que precisou trabalhar em equipe e como foi esse processo? Você já pediu ajuda para alguém no seu trabalho? Como foi essa experiência?

Testes

Outra possibilidade é investir em testes comportamentais. Existem ferramentas especializadas que ajudam a entender o perfil comportamental de cada candidato e o processo é feito por meio de um questionário que pode ser respondido bem rapidamente.

Basicamente, existem 4 tipos de perfis comportamentais: analista, executor, comunicador e planejador. Conhecer cada um desses perfis e entender o que melhor se encaixa na vaga é fundamental para o recrutador.

Como um sistema de gestão pode ajudar a identificar e usar as soft skills?

Um bom ERP que conte com um módulo de gestão de pessoas é um excelente aliado na hora identificar e usar as soft skills. Você poderá usar o módulo de gestão de recrutamento para inserir todos os pré-requisitos de uma vaga e realizar as pesquisas em bancos de talentos com filtros próprios, maximizando a assertividade.

Ainda é possível acompanhar de perto a performance dos seus colaboradores, desenvolvendo planos de carreira e avaliações de desempenho e realizar uma gestão por indicadores, rastreando as informações mais importantes por meio de painéis gerenciais.

Agora você já sabe o que são soft skills? Ajude seus amigos gestores: compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Compartilhe:

Comentários

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.