Pular para conteúdo

Por que abolir de vez as planilhas financeiras do seu negócio?

O primeiro passo que indica o crescimento de uma empresa é a necessidade de organizar as finanças. Muitos gestores, analistas...

O primeiro passo que indica o crescimento de uma empresa é a necessidade de organizar as finanças. Muitos gestores, analistas administrativos e financeiros preferem registrar as movimentações em planilhas financeiras.

Independente do porte da empresa, isso pode ser um erro. Afinal, é necessário ter uma visão geral das finanças, do estoque e da base de clientes da empresa em prol da tomada de decisões estratégicas.

Para realizar as atividades rotineiras de uma empresa, é preciso usar um sistema de gestão. Na área administrativa o mais comum é o ERP, um sistema de gestão de documentos eletrônicos, comercial, financeira, contábil, fiscal, pessoas, controle orçamentário, metas, workflow e BI (Business Intelligence).

Para facilitar o entendimento das vantagens do uso de um ERP na sua empresa, elencamos os principais benefícios de um software de gestão, para que você possa abolir de vez as planilhas financeiras. Confira!

Segurança das informações

As planilhas costumam atender necessidades de empresas com finanças muito enxutas e poucas movimentações. Para a segurança do seu negócio, um sistema de ERP pode arquivar documentos, processos e dados de clientes. Os acessos são liberados por nível hierárquico, já que é importante controlar quem tem acesso a cada tipo de informação.

Colaboração

Como mencionamos, a vantagem de utilizar um sistema de ERP é a possibilidade colaborativa. Em outras palavras, cada área é responsável por uma etapa do ciclo de vendas e pode acrescentar informações no sistema pertinente à sua atuação. Sendo assim, é possível identificar as atualizações processuais ou checar a última versão de um documento, por exemplo.

Facilidades na gestão de processos

Empresas despreparadas têm dificuldades em garantir a sua sobrevivência. Controlar os processos financeiros visa diminuir gastos, aperfeiçoar o controle gerencial dos processos e, assim, garantir a lucratividade do seu negócio. O ERP auxilia no gerenciamento das contas a pagar e a receber com uma visão clara de fluxos dos compromissos financeiros.

Além dessas facilidades, existem os painéis gerenciais chamados de dashboards, nos quais é possível acompanhar as movimentações bancárias e dos caixas das empresas em tempo real.

Com esssas informações, é possível identificar o ponto de equilíbrio, a necessidade de capital de giro, as inadimplências e os demais KPIs financeiros (indicadores de desempenho).

Dashboards e indicadores de desempenho

Por permitir a gestão em tempo real do seu negócio, os dashboards tornam possível prever e minimizar gargalos, identificando possibilidades de alterações e adequações antes mesmo que ele se torne real.

Com base nestes benefícios, não há dúvidas que a aquisição de um sistema financeiro para apoiar sua gestão empresarial é fundamental. Por esse motivo, um sistema ERP não deve ser considerado um custo, mas, sim, um investimento para o seu negócio.

Quer saber mais sobre por que a sua empresa deve abolir de vez as planilhas financeiras do seu negócio? Deixe um comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.