Saiba como reduzir custos de distribuição e logística

Com os combustíveis cada vez mais caros, inflação crescente e fretes nas alturas, os custos com transportes vêm se tornando...

Na imagem temos uma frota de caminhões responsáveis pela distribuição e logística de uma empresa.

Com os combustíveis cada vez mais caros, inflação crescente e fretes nas alturas, os custos com transportes vêm se tornando cada vez mais elevados. E não é fácil remar contra a corrente, mas os empresários podem recorrer a uma melhor distribuição logística para manter o seu negócio competitivo e com o mínimo de perdas possível.

Para isso, não existe nenhuma mágica. Existem ações que, quando bem pensadas e organizadas, podem fazer toda a diferença e reduzir custos. Veja quais são elas.

Estratégia de distribuição e logística

Se você pretende começar a se organizar, é importante racionalizar as rotas que o distribuidor deve seguir. Isso porque, em muitos casos, os produtos são organizados de forma displicente, fazendo com que o transportador rode mais do que o necessário, gastando mais tempo e combustível do que o necessário para realizar as entregas.

Para que esse planejamento da distribuição logística seja realizado com sucesso, a empresa precisa contar com uma equipe de controle que seja informada constantemente sobre o andamento da entrega das mercadorias e da distribuição e logística. 

Além de realizar esse acompanhamento, é possível também que essa equipe faça o traçado das melhores rotas, mais econômicas e mais ágeis, as inserindo no planejamento de distribuição e logística certamente será a garantia de maior eficiência e uma empresa competitiva.

Ao otimizar as rotas e fazer o acompanhamento das entregas, a empresa consegue cumprir os prazos de entrega e, ao mesmo tempo, consegue reduzir os seus custos com a distribuição logística.

Flexibilidade

Na imagem temos funcionários no estoque de uma empresa, assegurando o funcionamento da distribuição e logística
Um bom gerenciamento de distribuição e logística começa no planejamento do espaço e otimização do estoque.

As necessidades de logística podem variar bastante de empresa para empresa, em razão da quantidade de vendas ou até mesmo de fatores sazonais relativos ao seu negócio.

Para não gastar mais do que o necessário, a empresa deve investir em uma boa gestão do armazenamento no estoque dos produtos, com otimização do espaço utilizado, de forma a reduzir perdas e erros na hora da separação, o que aumenta a produtividade e, ao mesmo tempo, agiliza o processo de separação de mercadorias, agilizando o processo de distribuição e logística.

Deste modo, é sempre importante contar com produtos devidamente identificados com tags, onde em seus registros também constem prazos de validade, quando for o caso, evitando problemas relacionados à entregas de produtos vencidos para o consumidor final, otimizando toda a cadeia de distribuição e logística.

Rotas de distribuição e logística

A organização das rotas mais viáveis e econômicas é um problema para diversas empresas. Uma rota mal elaborada traz um maior custo de distribuição e logística e pode ocasionar um atraso na entrega dos produtos aos clientes, o que é totalmente indesejável.

Para evitar esse problema e fazer a sua distribuição e logística  da melhor forma possível, monte as suas rotas de forma otimizada e inteligente, de forma a ser executada pelo entregador com facilidade e maior velocidade por meio de ferramentas de distribuição, que permitem à empresa o ajuste de rotas sem redundância na hora do carregamento ou da entrega.

Solução ERP

Felizmente, a tecnologia está do lado de uma boa distribuição e logística, pois ela ajuda a organizar o processo e a reduzir custos. E nada melhor do que uma solução ERP para auxiliar a empresa nesse processo.

Ao centralizar todas as informações em um sistema ERP, é possível manter o controle não apenas do sistema de logística, mas também de vários outros setores de forma totalmente integrada, como a gestão de pessoas, setor financeiro, compras, entregas e movimentações em cada setor do seu negócio.

Além disso, é possível fazer o cruzamento de dados entre setores e descobrir possíveis falhas no processo de produção, distribuição e logística, além de descobrir novas tendências de mercado, o perfil pessoal de cada um de seus clientes, verificar o andamento da entrega de produtos. 

Isso gera maiores oportunidades de negócio, fazendo com que a sua empresa seja capaz de traçar estratégias muito mais eficazes e tenha um grande diferencial frente à concorrência.

E você? Já pensou em alguma melhora na distribuição logística de uma empresa para satisfazer o seu cliente e minimizar os seus custos? Então, leia o nosso e-book sobre o assunto e compartilhe a sua opinião conosco nos comentários!

 

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.