Conforme a tecnologia avança e a internet permite que as pessoas gerem e compartilhem conhecimento, a informação se torna o bem mais precioso para empresas que querem vencer a concorrência. Quem sabe mais identifica melhores oportunidades de negócios, cria novas maneiras de se relacionar com os clientes e usa a informação com mais segurança, destacando-se no mercado.

Uma maneira de reunir, processar e analisar toda a informação gerada pela sua empresa é utilizando um ERP (Enterprise Resource Planning), que tem como principal objetivo facilitar a vida da sua equipe quando o assunto é entender os dados coletados e traduzi-los em informações de valor para gerar mais negócios. E como o ERP faz isso? Descubra a seguir:

Todas as informações em um único lugar

Centralizar as informações da sua empresa em um software de ERP ajuda a manter o controle dos negócios, pois você tem acesso a todos os dados em uma única ferramenta. No ERP, você pode consultar o financeiro, a contabilidade, a gestão de pessoas, a gestão de vendas, compras, a logística e todos os dados e movimentações de cada setor da empresa. Além disso, você pode cruzar os dados de um setor e outro e descobrir tendências de mercado, falhas no seu processo de produção, oportunidades de negócios e até o perfil dos seus clientes com mais facilidade, superando a sua concorrência com estratégias mais eficazes.

Funcionários produzem mais e melhor

Um bom sistema de gestão empresarial automatiza diversas atividades manuais que levariam muito tempo para serem concluídas, como o cálculo da folha de pagamento dos seus funcionários, por exemplo. Um trabalho que normalmente levaria dias leva apenas alguns minutos, permitindo que seus funcionários foquem seus esforços em atividades mais importantes, como o planejamento estratégico, que gera um diferencial competitivo bem mais atraente e eficaz no momento de vencer a concorrência.

Gastos são cortados ou reduzidos

A redução de custos também contribui para que a sua empresa se torne mais competitiva e ganhe algumas posições frente à concorrência. Quanto menor o seu investimento para gerar negócios, maior a sua rentabilidade e capacidade de expansão. E como o ERP ajuda a reduzir custos?

  • Com o controle de estoque mais eficiente, evitando perdas e otimizando o giro de estoque;
  • Controlando a produção e permitindo melhor planejamento de vendas e estoque;
  • Otimizando do orçamento e novos investimentos com o controle financeiro;
  • Definindo melhores rotas e fornecedores com o controle de logística;
  • Administrando a carteira de clientes, permitindo melhor aproveitamento das oportunidades de negócio.

A informação é compartilhada

Como já dissemos no início deste post, informação é um bem precioso para a empresa e, quando ela falta, você pode perder negócios. Mas quando você tem um software de gestão empresarial de confiança, tem acesso rápido a todas as informações do seu negócio e pode compartilhar isso com várias outras pessoas, acelerando o processo de decisão na sua empresa e garantindo que nenhuma oportunidade seja perdida por falta de um documento, de uma análise ou de um dado indisponível.

O ERP não é apenas um repositório de informações, é uma tecnologia que auxilia sua empresa a extrair o máximo de valor dos dados e informações gerados a cada processo do negócio, elevando sua competitividade e contribuindo para que você vença a concorrência sem desperdício de recursos ou investimentos desnecessários.

Ficou interessado em saber o que mais um ERP pode fazer para aumentar a sua competitividade? Continua acompanhando nosso blog e deixe suas dúvidas no espaço de comentários!