Pular para conteúdo

Sistema de gestão integrada: sua empresa precisa de um?

Controlar o estoque, acompanhar o faturamento, contratar pessoal, pagar impostos. Ufa! Quantos afazeres, não é mesmo? Se isso não é...

Controlar o estoque, acompanhar o faturamento, contratar pessoal, pagar impostos. Ufa! Quantos afazeres, não é mesmo? Se isso não é nenhuma novidade para você, empresário de um negócio em franca expansão, sinal que você acompanha sua empresa bem de perto.

Mas, está mesmo tudo sob controle ou, às vezes, você tem impressão que está precisando de algo a mais para alcançar de vez o sucesso absoluto do seu negócio? Se essa pergunta te deixou um tanto quanto pensativo, sinal que você precisa, sim, de uma ajudinha extra.

Um sistema de gestão integrada (SGI)! Talvez, isso seja exatamente isso que está faltando em sua empresa. Mas você sabe o que significa? Sabe mesmo se sua empresa precisa de um software de gestão mais robusto?

Calma! Isso é o que você vai descobrir logo, logo. No post de hoje, listamos alguns conceitos básicos sobre o tema que vão te ajudar a conhecer um pouco mais sobre esse tipo de sistema, como ele funciona e como adotá-lo em sua empresa. Confira!

Afinal, o que é um sistema de gestão integrada?

Como o próprio nome sugere, um sistema de gestão integrada é que uma ferramenta que integra informações sobre todas as atividades da empresa em um só lugar, possibilitando uma adequada gestão de todo o processo envolvido.

Essa ferramenta é um software que possibilita não só a integração de informações. Um SGI possibilita a geração de um diagnóstico completo, capaz de detectar gargalos e pontos positivos do negócio, propondo mudanças em pontos críticos do processo.

Como saber o momento adequado para adotar esse tipo de sistema em sua empresa?

Se sua empresa entrou em fase de crescimento e você começou a perceber que está mais difícil controlar dados e informações, graças ao aumento de demandas, sinal que você está no momento certo para implantar um sistema de gestão integrada.

Esse tipo de sistema possibilita aos seus gerentes, o acesso rápido e fácil a dados da empresa, sendo uma excelente ferramenta para dar suporte na hora da tomada de decisão.

Quais as vantagens em adotar um sistema de gestão integrada?

As principais vantagens de um sistema de gestão integrada são a mobilidade, agilidade e tomadas de decisão mais assertivas. Nos dias de hoje, em que a internet conecta tudo e todos e que as informações circulam rapidamente, mobilidae deixou de ser uma questão de tendência para se tornar uma questão de sobrevivência no mundo corporativo.

E é isso que um sistema de gestão integrada oferece: mobilidade, pois as informações podem ser consultadas em diversos tipos de plataformas; dados confiáveis, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva com foco total em lucratividade; e agilidade, indispensável para otimizar o processo de tomada de decisão.

Como faço para implantar o sistema em minha empresa?

Há no mercado, uma série de empresas e profissionais experientes que fornecem ferramentas e suporte adequado para dotar o seu negócio com um sistema que atenda e se adéque às realidades da sua empresa, qualquer que seja o seu segmento.

Já deu para perceber que a adoção de um sistema de gestão integrada é praticamente um item de primeira necessidade para o seu negócio, não é mesmo? De fato, esse tipo de sistema costuma ser decisivo para o bom controle e para o gerenciamento do negócio, sendo fundamental na busca pela competitividade, produtividade e pela qualidade nos produtos e serviços prestados.

E aí, convencido que sua empresa precisa mesmo inovar e investir em um sistema de gestão ou trocar por um mais robusto? Se você já possui esse tipo de sistema em sua empresa, compartilhe conosco suas experiências, deixando um comentário em nosso post. Até a próxima!

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.