Hoje, as empresas podem contar com a ajuda de um sistema ERP que oferece soluções inovadoras e totalmente modernizadas, capaz de garantir maiores lucros, melhor economia e crescimento em todos os níveis. O ERP é eficaz em todas as empresas, inclusive naquelas que prestam serviços. O post irá analisar quais os benefícios que um sistema de gestão automatizado pode trazer para essas empresas. Confira as vantagens de um ERP para serviços!

Em que consiste um sistema ERP?

ERP é a sigla de uma expressão inglesa, mas de forma simples e direta significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Por que integrado? Porque o ERP integra todas as áreas da empresa a uma central. Essa central controla todos os processos, passando as informações e facilitando seu intercâmbio entre todos os departamentos, de forma que a geração de informações para tomada de decisões tornem-se totalmente descomplicadas.

A tendência do mercado atual

As empresas modernas tendem a transformar produtos em serviços. Exemplo disso são aquelas que alugam roupas ou até equipamentos pesados. Existem ainda as empresas de consultoria em geral, de terceirização, as agências de marketing digital, aquelas que oferecem serviços de software na nuvem e várias outras. A expectativa nesse setor é de  progressivo crescimento.

O ERP e a estrutura de uma empresa de serviços

Essas empresas necessitam organizar suas operações em projetos e contratos, garantindo melhor desempenho em suas atividades. O ERP pode interferir nessa estrutura positivamente, reduzindo os processos burocráticos e integrando esses projetos e contratos ao seu próprio sistema de controle. A integração adequada de um ERP permite que toda negociação corra de maneira rápida e prática, agradando o cliente e garantindo retorno à empresa.

O serviço de inteligência de um ERP

As empresas de serviço precisam ainda de informação inteligente on-line. Todos os resultados referentes ao fechamento de negócios têm que ser analisados e atualizados em tempo real. Esperar para efetuar essa etapa ao final do dia e quando se concluírem relatórios contábeis implica em perda de tempo. O desempenho de uma empresa depende de sua área operacional. O ERP oferece dashboards para o CEO e a gestão das compras e faturamento, com centros de informação acessíveis que abrangem e integram todos os níveis da empresa.

Sistema ERP integrado

Mais que um sistema de integração, que liga vários setores entre si de forma a compartilhar satisfatoriamente as informações no ambiente interno, o sistema ERP pode ser integrado externamente a outros sistemas, como as diferentes redes sociais, ao comércio eletrônico, aos diversos sistemas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e a todos os recursos disponíveis e úteis da web.

A empresa prestadora de serviços precisa acompanhar as novas necessidades e os novos modelos de organização que predominam no mercado. Se assim não fizer, corre o risco de ficar obsoleta e comprometer sua sobrevivência. Entre em contato conosco para ter maiores esclarecimentos e todo o suporte de que precisa.

Gostou? Então enriqueça esse post com seu comentário!  Diga o que achou dele, registre a sua opinião e compartilhe conosco suas experiências!