Pular para conteúdo

Sistema para Varejo: saiba quando é a hora de trocar o seu

Um sistema ERP de varejo ajuda a organizar processos, garante uma visão estratégica da sua empresa!...

Entenda quando você precisa trocar o seu ERP varejo.

Um sistema para varejo é uma solução que não pode ser deixada de fora no planejamento e gestão do seu comércio. Uma boa opção de ERP varejo não só ajuda a organizar processos, mas também é essencial para que você desenvolva uma visão estratégica a respeito da sua empresa

No entanto, não adianta ter qualquer sistema para varejo. Você precisa contar com a tecnologia como aliada, com soluções atualizadas que atendam às especificidades do seu negócio em tempo real

Caso isso não aconteça, pode ser que esse seja o momento certo para que a sua empresa troque o sistema para varejo. Você sabe se está na hora certa de trocar o seu ERP para varejo? Neste artigo elencamos o que você precisa saber! !

Eficiência dos controles internos

Por mais que se possua um sistema para varejo, muitos dos controles internos são feitos em planilhas e documentos descentralizados? Então é hora de trocar!

Um sistema de gestão precisa estar alinhado aos seus processos de negócio, permitindo a automatização do maior número de tarefas. Além disso, ele deve conversar com outras soluções, como o CRM ou o software de gestão de projetos, para não gerar retrabalho.

Planejamento e integração do negócio

Um sistema para varejo eficaz é aquele que integra todos os setores da empresa, quebrando todas as barreiras de centralização de informações.

Ano após ano, diversas empresas perdem oportunidades de negócio, e enfrentam problemas na otimização de suas finanças. Tudo devido à má, ou a inexistência de comunicação entre os sistemas para varejo.

Se você usa diversos softwares e nenhum consegue trocar informações entre eles, está na hora de pensar na troca das tecnologias utilizadas. Não seria mais fácil, investir em uma única solução, que atenda as necessidades de cada setor da sua empresa de maneira prática e integrada? E além dos setores, pensando  também em integrar as filiais em um único sistema para varejo?

Centralização e segurança de dados 

Uma empresa deve ser gerida com base em dados e com vistas a resultados. Se você continua tomando decisões no feeling porque seu sistema para varejo é incapaz de gerar relatórios estratégicos, é o momento de se pensar na troca para um ERP varejo eficiente. .

Um bom software de gestão é aquele em que você centraliza todo o conhecimento da empresa e, a partir de filtros personalizados, extrai insights certeiros em tempo real para melhorar sua gestão e competitividade.

Dados devem ser coletados e analisados sob os mais diferentes ângulos para que você tenha condições de detectar oportunidades com antecedência.

Dito isto, ao mesmo tempo que estes dados precisam circular entre as diferentes áreas da empresa pelo ERP varejo, é necessário garantir a segurança e o sigilo dos mesmos, de modo a garantir a integridade do negócio e até mesmo, de seus clientes.

Sistemas para varejo, sem atualizações e o suporte técnico devido podem apresentar brechas à segurança de dados sensíveis podendo gerar grandes perdas financeiras e, inclusive, jurídicas.

Registro e organização de finanças

Uma gestora está avaliando trocar o seu sistema para varejo.
É essencial que o seu ERP varejo, garanta o dinamismo das finanças da sua empresa, para evitar perdas no fluxo produtivo.

A saúde financeira da sua empresa é o seu tendão de Aquiles. Qualquer golpe ali pode minar seu futuro. Então, nada de manter os dados financeiros na memória porque o seu sistema ERP varejo não dá conta de analisar e processar todas as informações, inclusive as fiscais.

Quando você possui  um sistema para varejo eficiente, pode otimizar sua gestão de tal modo que é até possível recuperar crédito do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias). Ao consolidar os dados das notas fiscais de compra, você sabe se o seu fornecedor já pagou o ICMS e pode obter o crédito correspondente, melhorando o caixa da empresa.

Sistemas para varejo ultrapassados podem gerar prejuízos

Tecnologias ultrapassadas tendem a gerar mais custos do que benefícios. Estes custos estão associados ao suporte precário ao sistema para varejo mais defasado, perda de dados constantes além de falhas de acesso. Deste modo,  é de se pensar nos encargos que a empresa se vê obrigada a absorver, devido ao constante retrabalho, e a inconsistência com novos processos administrativos do mercado. 

Manter-se atualizado em relação às novas tecnologias permite que sua empresa atenda aos clientes com mais agilidade, melhore a eficiência dos processos e potencialize a produtividade das pessoas. Tudo isso se reflete em melhores resultados, que poderão ser percebidos em um curto espaço de tempo.

Sentiu que é hora de trocar seu sistema para varejo? Não perca mais tempo, entre em contato conosco!

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.