Confira seis conferências online para gestores

Você se considera um bom líder? De que maneira se relaciona com seus colaboradores? Consegue se comunicar de maneira eficiente? Tem habilidade para a criação de um ambiente humano, em empresas cada vez mais desenvolvidas do ponto de vista tecnológico? Muitas perguntas, não é mesmo? E nem sempre temos respostas para todos os desafios enfrentados por aqueles que assumem papeis de liderança.

Por isso, pesquisamos algumas conferências do TED, voltadas especialmente para as lideranças. São palestras curtas, de no máximo 18 minutos, mas que apresentam ideias poderosas, que podem ser facilmente incorporadas ao seu dia a dia. O TED é uma plataforma digital que tem como propósito espalhar boas ideias entre as pessoas.

Nossa lista contempla seis vídeos sobre gestão que você precisa assistir. Acesse os links e tente colocar em prática o que aprendeu. Vai valer a pena!

1) O segredo para compreender as pessoas

Por Larry Rosen, advogado

Duração: 18:08 minutos

Uma das habilidades mais importantes para gestores é entender e gostar de gente. Pessoas são diferentes e entender o que motiva cada uma pode ser fundamental para melhorar os resultados corporativos e atingir metas. Nessa palestra, o advogado americano Larry Rosen, que atua como mediador de conflitos, discute sua visão sobre como podemos melhorar todos os nossos relacionamentos a partir da compreensão do que é importante para o ser humano. Ele defende que, quando as pessoas entendem umas às outras, tudo fica mais fácil.

 

 

2) Quatro Maneiras de Construir uma Empresa Humana na Era das Máquinas

Tim Leberecht, pesquisador e humanista

Duração: 11:49 minutos

Inteligência artificial e aprendizado das máquinas já são uma realidade em parte das empresas brasileiras. Acredita-se que esse movimento será crescente nos próximos anos. Nesse contexto, é preciso repensar e reforçar o lado humano das organizações. Nessa conferência, Tim Leberecht, um humanista no Vale do Silício, fala sobre a importância da humanização radical na vida corporativa, por meio de princípios fundamentais que ajudam a criar belas organizações. Nelas, os relacionamentos contribuem para entregar valor, enquanto as máquinas ficam responsáveis por ampliar a produtividade.

 

 

3) O que é preciso para ser um grande líder

Rosalinde Torres, consultora

Duração: 09:19 minutos

O mundo muda em grande velocidade. Isso afeta as empresas de diferentes maneiras e uma delas é na velocidade em preparar os gestores para liderar em tempos de incerteza e transformação. Nessa conferência, Rosalinde Torres, da Consultoria Boston Consulting Group, apresenta novas maneiras de desenvolver os líderes das organizações para o futuro. Segundo ela, os modelos atuais de formação de lideranças consideram uma visão de mundo que não existe mais. Ela propões três questionamentos essenciais para os novos líderes: para onde estão olhando na hora de antecipar as mudanças? Qual o nível de diversidade em sua rede de relacionamentos? Você tem coragem suficiente para modificar o passado?

 

 

4) Como criar a Melhor Empresa para Trabalhar

Cauê de Oliveira

Duração: 14:22 minutos

O que faz uma empresa ser considerada um excelente lugar para se trabalhar? De que forma as pessoas lidam com os presentes que podem oferecer (e que recebem) no ambiente profissional?

Cauê de Oliveira, Diretor de Educação Corporativa do Great Place to Work® Brasil, intercala humor e emoção para responder a essas perguntas. Através de histórias pessoais, ele conta como aprendeu ao trabalhar ao lado de verdadeiros líderes, capazes de direcionar as pessoas para os resultados corporativos, cuidando também de seus sonhos e aspirações pessoais.  

 

 

5) Como falar de um jeito que as pessoas queiram ouvir

Julian Treasure, especialista em sons

Duração: 10:01 minutos

A comunicação humana é responsável por promover interação. Quando falamos com alguém, tudo importa. Da escolha das palavras ao timbre, velocidade, ênfase, entonação vocal. Por isso, a comunicação interpessoal é uma habilidade tão importante para lideranças empresariais. Nessa conferência, Jim Treasure, consultor e especialista em sons, fala sobre como usamos nossa voz e também sobre como podemos aperfeiçoar nossa capacidade de interação dentro das organizações. Para o palestrante, a voz é um importante instrumento de comunicação, que poucos sabemos usar.

 

 

6) Por que grandes líderes fazem você se sentir seguro?

Simon Sinek, pesquisador, etnógrafo e professor de comunicação

Duração: 11:55 minutos

A habilidade de liderar pessoas envolve muitas habilidades, que são desenvolvidas de diferentes maneiras. Uma delas é a de criar elos de confiança com a equipe, levando as pessoas a trabalharem movidas por um objetivo maior, que faça sentido para elas e traga uma dose de segurança para suas vidas pessoais e profissionais. Nessa conferência, o teórico da administração Simon Sinek, aborda essa questão. Para ele, o que faz um grande líder é sua capacidade em promover a segurança no ambiente organizacional, mesmo em face das transformações pelas quais o ambiente de negócios está passando.

 

Para saber mais, visite o site: www.ted.com.