A lição de como aumentar o ticket médio é obrigatória para o sucesso de qualquer negócio, e pode ser muito mais simples do que você imagina.

Afinal, estamos falando de aumentar os gastos dos clientes em cada compra.

Nesse caso, você pode se perguntar: por que vale a pena concentrar esforços nessa tarefa?

Caso você prefira, você pode escutar o áudio desse artigo aqui:

A resposta está nas estratégias para elevar o ticket médio, que passam pelo diagnóstico, planejamento e controle das vendas.

Acompanhe os conteúdos essenciais para entender esse conceito:

  • O que é ticket médio
  • Como calcular
  • Como aumentar o ticket médio
  • ERP para a gestão das vendas.

Quer descobrir como multiplicar seu ticket médio? Siga a leitura e anote nossas dicas.

O que é ticket médio

Ticket médio é o valor médio de vendas por transação, calculado a partir da divisão do faturamento total pelo número de operações realizadas.

Trata-se de um indicador de desempenho fundamental para as vendas, considerado um KPI (Key Performance Indicator) básico para mensuração de resultados.

Ao avaliar o ticket médio, é possível compreender a saúde financeira da empresa e o comportamento do consumidor, além de ter uma visão mais abrangente do negócio para tomar decisões.

Isso porque o indicador representa o valor médio gasto pelos clientes, o que pode fornecer pistas importantes sobre o nível de satisfação e engajamento dos consumidores.

Não à toa, o ticket médio é listado entre as principais métricas para medir o sucesso da empresa no artigo de Steve Martin para a Harvard Business Review, junto à porcentagem de atingimento de metas e ciclo de vendas.

Como calcular o ticket médio

Calcular o ticket médio é muito simples: basta dividir o faturamento total da empresa pelo número total de operações no período.

Confira o passo a passo para aplicar a fórmula:

1. Defina o período de avaliação

O ticket médio é um indicador que só pode ser avaliado em relação ao histórico da empresa, comparando os valores anteriores com os atuais.

Assim, você precisa definir exatamente o período para calcular o valor, para realizar futuras análises de ticket médio anual, mensal, semanal ou diário.

2. Calcule o faturamento total no período

A primeira informação que você precisa para calcular o ticket médio é o faturamento total, ou seja, a soma monetária de todas as vendas no período escolhido.

Vale lembrar que todas as vendas devem ser contabilizadas, independente se o valor gasto pelo cliente foi R$ 10,00 ou R$ 10 mil.

3. Divida o faturamento pelo total de operações

Após encontrar o faturamento total, basta dividir o montante pelo número de operações realizadas no período.

Nesse caso, mesmo que as compras tenham sido feitas pelo mesmo cliente, transações diferentes devem ser contabilizadas separadamente.

Assim, por exemplo, se uma loja fechou o mês com faturamento de R$ 45 mil e contabilizou 230 vendas no total, independentemente do valor de cada operação, seu ticket médio aproximado foi de R$ 195,60.

Como aumentar o ticket médio

O objetivo de qualquer negócio é aumentar o ticket médio, pois um pequeno incremento já é capaz de aumentar significativamente os lucros.

Além do mais, segundo o mestre do marketing Philip Kotler, conquistar novos clientes custa de cinco a sete vezes mais do que fidelizar os existentes.

Logo, é muito mais vantajoso elevar o ticket médio dos clientes fiéis do que investir na atração de novos públicos.

Acompanhe um guia prático para conquistar um ticket médio mais alto:

1. Diversifique o mix de produtos

Quanto mais você diversificar o mix de produtos, maior a chance do cliente se interessar por outros itens e aumentar o valor das compras.

É claro que, para isso, você deve conhecer bem o cliente e suas necessidades, para criar soluções de alto valor agregado e atrair a atenção do público.

2. Ofereça descontos progressivos

Os descontos progressivos são infalíveis para aumentar o ticket médio, pois o famoso compre 1 leve 2 ainda desperta os impulsos consumistas em qualquer segmento.

Você também pode oferecer um brinde ou amostra junto ao produto ou serviço, para encorajar a futura expansão das compras.

3. Tenha um programa de fidelidade

Os programas de fidelidade estão se reinventando e continuam sendo uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio.

Ao oferecer pontos que podem ser trocados por prêmios ou qualquer tipo de crédito cumulativo, você incentiva o cliente a comprar mais e aproveitar as futuras vantagens.

4. Ofereça produtos e serviços complementares

Além de ampliar a oferta, você também pode oferecer produtos e serviços complementares, que estimulam o cliente a adquirir as soluções completas.

E não se preocupe, pois esse tipo de estratégia não configura venda casada (proibida por lei), apenas estende as opções do cliente para ter uma experiência ainda melhor com seus produtos.

5. Ofereça frete grátis e kits de produtos (online)

No e-commerce, o frete grátis é um dos grandes propulsores de ticket médio, que pode resultar em carrinhos mais cheios.

Além disso, os kits de produtos semelhantes também fazem sucesso e trazem vantagens à empresa e ao consumidor.

ERP para aumentar o ticket médio

O ERP, ou sistema de gestão empresarial, pode ajudar você a aumentar o ticket médio e controlar todos os processos de venda em detalhes.

Cada vez mais inteligentes, esses softwares contam com módulos de gestão comercial que mostram quais produtos vendem mais, como anda o desempenho das equipes e como os clientes se comportam.

Assim, fica muito mais fácil identificar as oportunidades de alavancar o ticket médio, bem como otimizar processos e potencializar vendas.

Uma das opções mais completas do mercado é o ERP Sankhya, que se destaca pelo foco em gestão, inteligência artificial e plataforma 100% web mobile.

No módulo comercial, o sistema oferece gestão de compras e estoque, CRM, workflow e outras funcionalidades essenciais para o sucesso das vendas.

Com informações precisas em tempo real, você tem tudo para decolar o ticket médio e extrair todo o potencial do seu negócio.

E o melhor: sem perder tempo com cálculos e tarefas manuais, pois o mercado não espera quem fica para trás na tecnologia.  

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