O que é customer success?
Customer success, em português, sucesso do cliente, é a área encarregada de garantir que o cliente tenha uma experiência de compra de alto nível desde a identificação e o entendimento das suas dores até o pós-venda e a fidelização. Nesse setor, é possível trabalhar constantemente a melhoria dos processos de atendimento para solucionar os problemas de cada consumidor. Considerado o criador do customer success, Lincoln Murphy tem uma famosa frase que define o conceito: “Sucesso do cliente é quando os clientes atingem o resultado desejado por meio de suas interações com a sua empresa”.Qual é a importância de implementar o customer success?
A implementação do customer success é importante para reter clientes através de experiências bem estruturadas que garantam a excelência em todas as etapas de compra e atendimento. Clientes satisfeitos e fiéis à marca tendem a comprar 67% mais que novos consumidores, por isso, é importante criar boas estratégias de retenção. Empresas que investem em um setor de customer success e adotam estratégias voltadas para essa área conseguem manter a excelência na jornada do cliente, oferecendo soluções de acordo com as suas necessidades. Entre os vários benefícios que ele oferece, podemos listar:- Aumento da taxa de fidelização;
- Diminuição da taxa de rotatividade;
- Maior previsão de receita;
- Crescimento da taxa de conversão.
Quais são as principais métricas para acompanhar a área?
É indiscutível que utilizar métricas para acompanhar o desempenho da área de customer success é uma estratégia necessária para alcançar metas nos negócios. A área de customer success possui KPIs que funcionam como aliados e são indispensáveis para o monitoramento constante e melhores tomadas de decisões. A seguir, listamos quais são os principais e a importância de cada um para a estratégia.NPS
O Net Promoter Score (NPS) é um dos KPIs mais importantes para medir o nível de satisfação e fidelidade do cliente. Ele é baseado em uma pesquisa de satisfação, dividida em três perfis de consumidores:- Detratores (0 a 6): clientes que tiveram uma experiência frustrante;
- Neutros (7 ou 8): clientes que não se sentem muito satisfeitos e podem procurar outra marca;
- Divulgadores (9 a 10): clientes fiéis à empresa e propagam para outras pessoas.
Net Promoter Score = % de clientes promotores – % de clientes detratores |
Churn Rate
Esse indicador avalia a taxa de cancelamento de produtos ou serviços (em determinado período) por parte dos clientes e o impacto causado no orçamento organizacional. Quanto mais insatisfeito o cliente se encontra, maior será o churn rate. É através dessa métrica que é possível identificar os motivos para um nível alto de cancelamento e criar soluções corretivas. O Churn Rate é um KPI que avalia não só o customer success, mas todos os processos que envolvem a jornada do cliente. O cálculo precisa ser feito com frequência para manter as análises alinhadas com os planos de ação. A fórmula para calcular a porcentagem da taxa de cancelamento é:% Churn Rate = (total de clientes cancelados / total de clientes da base) x 100 |
FCR
O First Call Resolution (FCR) é o índice que mede o número de consumidores que tiveram seus problemas resolvidos no primeiro contato com o atendimento da empresa. Quanto mais alto for, melhor para os negócios, além de contribuir, consequentemente, para o aumento do NPS. É uma métrica que avalia o desempenho do atendimento da equipe e se ele está alinhado com os objetivos e as estratégias estruturadas pela organização, além de monitorar a porcentagem de soluções resolvidas com rapidez, qualidade e eficácia. Quando a resolução dos problemas demora, a empresa precisa identificar os motivos e aplicar com agilidade as correções. Quanto maior o tempo que a organização leva para solucionar, maior a quantidade de clientes detratores. A fórmula para calcular o FCR é:% First Call = (nº de chamados resolvidos no 1º ontato / total de chamados) x 100 |
LTV
O Lifetime Value (LTV) mede o tempo de vida útil do cliente na empresa, desde a primeira compra até a última. É uma média da receita que ele gera para a organização. Quanto maior for, melhor é a relação com o customer success. Esse KPI tem três fatores principais na hora da avaliação:- Ticket médio por cliente;
- Frequência de compras;
- Tempo médio de relacionamento.
LTV = ticket médio x lifetime médio |
Dicas de como implementar uma área de customer success
