Como parte da estratégia de negócio, empresa de automação de marketing passa por rebranding e agora se chama Flowbiz by Sankhya; Essa é a 9ª aquisição da companhia
A Sankhya, uma das principais plataformas de gestão empresarial do Brasil, acaba de anunciar a aquisição da Flowbiz, anteriormente conhecida como Mailbiz, referência em automação de marketing e otimização de vendas. A movimentação marca uma nova fase para ambas as empresas e promete impulsionar não só o crescimento de lojas virtuais, como atender a indústrias e varejo pelo país por meio de soluções inteligentes, integradas e orientadas à performance.
Fundada em 2012 por Vinícius Correa, em Santa Cruz do Sul/RS (155 km de Porto Alegre), a agora Flowbiz nasceu em um apartamento e hoje já ajudou mais de 4 mil e-commerces a crescerem utilizando estratégias de e-mail marketing e automação digital. O início foi modesto: com dinheiro suficiente para se manter apenas por quatro meses, Vinícius apostou em um nicho pouco explorado à época — o relacionamento com o cliente no varejo digital.
“Foi um movimento arriscado, mas com propósito claro: ajudar lojas virtuais a venderem mais com menor custo. Começamos com e-mail marketing, mas rapidamente percebemos que podíamos ir além, desenvolvendo uma solução completa realmente orientada à performance do e-commerce”, explica Vinícius Correa, CEO e fundador da empresa.
O crescimento veio com consistência. Em 2015, Lucas Brum entrou na empresa, sendo o primeiro vendedor e pouco tempo depois assumiu a liderança Comercial. Em 2022, Lucas se tornou sócio da empresa e parte importante das estratégias de marketing e vendas. Já em 2021, a empresa recebeu um aporte de R$ 1 milhão de Maurício Correa, irmão de Vinícius, para acelerar o desenvolvimento de produto — o que resultou na entrada de um novo sócio, Thiago Pitta, como CTO.
Em 2022, a empresa realizou o lançamento do “Jornadas”, funcionalidade voltada para a recuperação de carrinhos abandonados e comunicação também via WhatsApp, além do e-mail. Ao longo desta jornada, a empresa sempre apostou em um time de Customer Success de alto nível, que entrega resultados e proximidade junto aos clientes, por meio de um profundo conhecimento em estratégias de marketing para o varejo.
Com presença em mais de 20 estados brasileiros, um time com mais de 80 colaboradores e 1.100 clientes ativos, a Flowbiz se diferencia no mercado pela combinação de tecnologia robusta com atendimento personalizado por especialistas em Vendas e Marketing. Seu portfólio de clientes inclui nomes como Wepink (da influenciadora Virginia Fonseca), Brooksfield, Zelo, Tea Shop e Guess Brasil.
“O rebranding marca a consolidação da nossa proposta de valor: oferecer uma solução completa, fluída e com performance real. Nosso foco é transformar dados em crescimento para nossos clientes”, diz Vinícius Correa. A empresa anunciou seu reposicionamento de marca, agora sob o nome Flowbiz.
A mudança representa a evolução da antiga Mailbiz, que nasceu focada em e-mail marketing e hoje se posiciona como uma plataforma completa de vendas com múltiplos canais, dados integrados e foco total em performance. A proposta é clara: tornar a comunicação mais fluida, inteligente e centrada na jornada do consumidor e o novo nome carrega essa transformação. “Flow” representa o fluxo contínuo, a presença no momento certo e a mensagem certa. “Biz” é a essência do negócio: gerar resultados reais para os clientes.
“A mudança de marca tem conexão também que vamos atender um público muito maior incluindo indústrias diversas agora que fazemos parte da Sankhya. Vamos fazer integração com Ploomes, CRM da Sankhya tornando a Ploomes o CRM mais completo do Brasil”, diz Correa.
“Já conhecemos a Flowbiz há cerca de um ano, mas intensificamos a conversa para o M&A no início de 2025. O que enxergamos como diferencial é o produto em si muito maduro, completo e com alta capacidade de atendimento, e vem para fazer a Sankhya conseguir atender ainda melhor a jornada do cliente, trazendo grande capacidade de engajar tanto novos potenciais clientes quanto parceiros da carteira. Hoje enxergamos a empresa integrando nosso ecossistema com a Ploomes e com o nosso ERP. A integração da Flowbiz com ERP trará para os nossos clientes a possibilidade de acelerar mais suas respectivas vendas trazendo produtividade e capacidade de promover seus produtos de uma forma mais eficiente, agregando para nossa plataforma completa de gestão. Criando mais diferenciação para as nossas soluções além da possibilidade de atender indústrias e varejo de uma forma mais completa.”, diz André Britto, CFO da Sankhya.
Entre os destaques do novo momento está o lançamento previsto de uma nova funcionalidade de fluxos de automação, que amplia o conceito de automações e permite criar campanhas altamente personalizadas de boas-vindas, reativação, recompra, navegação, entre outras. Integrado a um novo módulo de CRM, esta funcionalidade oferece hiper personalização com base em dados reais, elevando a capacidade dos e-commerces de gerar recompra e fidelização.
A Flowbiz também está desenvolvendo um Customer Data Platform (CDP) preparado para o uso de inteligência artificial, incluindo recursos de copiloto de marketing — um assistente inteligente treinado com base em estratégias reais de e-commerce — e geração de conteúdo com GenAI.
“A Flowbiz vai potencializar nossa atuação na jornada do cliente. Permitir que entreguemos mais sucesso ao nosso cliente em termos de recebimento e nutrição de leads, bem como a gerar mais demanda na carteira de clientes a partir de disparos de e-mails e Whatsapp massivos para uma base segmentada”, afirma Matheus Pagani, VP da BU de Vendas da Sankhya que a Flowbiz passa a integrar.
Com a parceria com a Sankhya, a Flowbiz se prepara para uma nova fase de crescimento acelerado e expansão nacional, mirando não apenas o e-commerce, mas o varejo, indústrias e outros segmentos. “A entrada da Sankhya representa a união perfeita entre gestão e performance. Um novo capítulo, em que vamos conectar ainda mais o mundo de marketing digital, CRM e o ERP em uma única plataforma — e entregar crescimento real aos nossos clientes”, acrescenta Correa.
Esta passa a ser a 9ª aquisição da Sankhya, a primeira em 2025. No ano anterior a companhia adquiriu outras três: mais recentemente a Vixting, startup com foco na segurança do trabalho e onboarding digital; o Espresso, especializada em gestão de despesas; e a Asis, reconhecida como a primeira Tax Tech da América Latina. Essas aquisições se somam às já integradas Ploomes, Meetime, Neppo, Pontotel e Mindsight, que já faziam parte do ecossistema Sankhya.
Matéria publicada em Neofeed