Tecnologia e Tendências

Como minimizar impactos durante tempos de crise

minimizar impactos da crise

Algumas regiões do Brasil já estão vivendo os efeitos da crise. Sabemos que várias empresas já começaram a sentir o impacto dessas novas mudanças, as que estão mais consolidadas tendem a ser afetadas em menor escala, mas as pequenas provavelmente passarão por momentos mais turbulentos. Isso também não quer dizer que as grandes estão imunes aos efeitos do Coronavírus.  

O cenário é totalmente imprevisível, e você, como empreendedor, precisa estar 100% atento às mudanças diárias e as oportunidades que podem surgir.

Acompanhando vários portais, redes sociais e comunidades, encontramos algumas sugestões em comum que podem lhe servir de insights para lhe ajudar na gestão e estratégia do seu negócio neste período. Veja alguma delas.

 

Garanta um Fluxo de Caixa Sólido

É uma dica óbvia, mas mais do que nunca, é importante manter um caixa saudável, ou seja, ter um fluxo de caixa favorável e positivo. 

Fluxo de caixa é todo o movimento de entrada e saída de dinheiro do caixa da empresa. O fluxo positivo ou saudável, demonstra que o volume de entrada de dinheiro é maior que o de saída, ou seja, você está recebendo mais do que gastando.

Entretanto, momentos como este chegaram e seu caixa não está favorável. O que você pode fazer? 

Foque seus esforços em dois pontos principais: redução de custos e antecipação de pagamentos.  

Para redução de custos, você pode adotar várias estratégias, como:

  • Postergar investimentos.
  • Diminuir a reposição de estoque.
  • Pausar ou frear a venda de produtos, ou serviços, que trazem menor margem de contribuição. Essas vendas podem acarretar prejuízos no lugar de trazer lucros para a empresa. 
  • Renegociar dívidas e prazos com fornecedores. 

Para antecipação de recebíveis, você deve usar estratégias de vendas que garantam a entrega futura, mas com o pagamento imediato, como, por exemplo, a venda de passagens aéreas para datas futuras e com descontos.

Uma estratégia é a venda de pacotes de serviços futuros com pagamento adiantado. Essa ação pode ser usada em empresas de serviços, como na área de segurança, terceirização, tecnologia. Mesmo que você venda com descontos e menor margem de lucro, irá garantir a entrada de caixa. 

Outra saída é oferecer descontos para clientes que estejam em débito, para pagamento adiantado de compras já realizadas. 

Um indicador essencial nesse momento é Fluxo de Caixa Futuro ou Projetado, ou seja, a provisão de todas as entradas e saídas futuras. Analisar esse fluxo de caixa futuro impede que a empresa enfrente um descontrole e não consiga saldar suas dívidas. Analisar o fluxo financeiro futuro é essencial para se antecipar e planejar ações e estratégias para evitar um balanço negativo.

 

Trabalhe nas ineficiências da empresa 

Momentos de crise expõe as ineficiências das empresas. É hora de você entender onde estão essas ineficiências e aproveitar para encontrar formas de resolvê-las. 

Uma das melhores formas de entender essas fragilidades é analisando todo o processo da empresa. Onde estão os gargalos da operação? Onde estou perdendo dinheiro? 

Por exemplo, alguns estudos apontam que no segmento atacadista, os processos que mais sofrem são: vendas, compras e estocagem, como podemos ver no gráfico abaixo.

Nesse gráfico temos no eixo vertical a notas das empresas e no eixo horizontal os processos referente à operação das mesmas. Podemos notar que os processos citados – vendas, compras e estocagem – são os que estão com notas menores.

Além desses processos, a área de Gestão Estratégica é a que possui menor nota dentre todas. Ou seja, muitas empresas estão menosprezando a visão estratégica do negócio e isso pode ser a causa, inclusive, das notas baixas nos outros processos. 

Aproveite esse momento para conhecer sua empresa, suas deficiências e elaborar planos de ação. Para te ajudar nesse processo, adote estratégias de Métodos Ágeis, para que você consiga encontrar respostas simples para problemas mais complexos.

 

Garanta receitas com clientes da base

Há estudos que dizem que conquistar novos clientes custa 5 vezes mais do que manter os clientes que você já possui. Por isso, neste momento os seus clientes da base podem ser uma ótima fonte de entrada de receita. 

Algumas dicas de ações:

  • Ofereça a degustação de produtos por tempo determinado, de forma gratuita. Assim você aumenta as chances de, após o momento de turbulência, eles continuarem a consumir o seu produto.
  • Faça da crise um momento de expansão. Atue de forma diferente do de costume, seja com os canais de atuação ou com as próprias soluções que você oferece atualmente. Lembre-se sempre de pensar: Para onde está indo o dinheiro das pessoas?
  • Promoções e descontos para clientes considerados curva A. Mesmo que você venda com uma margem de lucro melhor, essas vendas podem representar uma entrada de receita no seu caixa.
  • Persista. Não desista do que você planejou para esse momento.

Crises vão e vem. Prepare-se para elas

Aproveite o momento para repensar a forma como você faz negócios. Trabalhe como se fosse ter uma crise amanhã, sempre com o foco no futuro, avaliando cenários positivos e negativos. É como diria a chamada “Teoria do Cisne Negro” ou “Black Swan”, que trata sobre acontecimentos de grande impacto e que não se podem prever. 

Isso não quer dizer que você deva parar de investir, mas que você fique mais preparado para momentos não previsíveis.

O Mestre do ERP, canal que trata sobre assuntos de gestão e negócios, abordou sobre o tema de forma bem didática. Veja o que o canal fala sobre isso: 

 

 

Não sabemos como será o amanhã ou depois, o mercado está imprevisível, mas são nesses momentos que surgem novas oportunidades de negócio. Em crises, as dores dos consumidores são mais visíveis. Se pensarmos estrategicamente, conseguimos encontrar novas formas de lucrar e de nos antecipar aos movimentos de mercado.

 

Compartilhe:

Comentários

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.