Processos e Projetos

Rentabilidade do projeto: Como calcular na sua empresa?

O cliente fechou o contrato e você implementou o projeto, mas percebeu que sua empresa não está gerando lucro de verdade? Você pode estar calculando a rentabilidade empresarial de forma equivocada para seus projetos!

Dentro da rentabilidade empresarial, a rentabilidade do projeto é um índice financeiro que deve ser calculado sempre que você estiver elaborando um projeto para um cliente, a fim de verificar se a iniciativa é financeiramente viável e se você realmente vai ganhar com ela.

A descoberta que os valores cobrados dos seus clientes não são suficientes para cobrir as despesas não é nada rara, por isso calcular devidamente a rentabilidade empresarial proporcionada por um projeto é fundamental. Que tal acabar com suas dúvidas agora mesmo?

O que é rentabilidade do projeto?

A rentabilidade do projeto revela o percentual de ganhos que a empresa tem sobre cada investimento feito.

Neste post, vamos considerar como investimento um projeto que você está desenvolvendo para um cliente, ok?

Do ponto de vista da análise de investimentos, você pode calcular a rentabilidade de um projeto de diversas maneiras. Como algumas delas exigem cálculos complexos e uso de calculadora financeira, vamos nos ater a uma fórmula simples e fácil de ser aplicada: o ROI. 

O retorno sobre o investimento relaciona o lucro operacional da empresa (suas receitas) e os investimentos realizados no projeto. No caso, a fórmula fica assim: (lucro operacional – investimento / investimento) x 100.

O lucro operacional é fácil de ser determinado, pois, corresponde ao valor que o cliente está pagando pelo projeto. E os investimentos? Será que você está calculando adequadamente? É nesse ponto que boa parte das empresas se equivoca e acaba reduzindo a rentabilidade empresarial dos seus projetos.

Como calcular os investimentos e otimizar a rentabilidade empresarial?

 

Garantir a saúde financeira das reservas e investimentos, garantem uma rentabilidade empresarial otimizada.
Investimentos planejados garantem uma boa margem na rentabilidade do projeto e consequentemente, otimizam a rentabilidade empresarial.

Investimentos não são só os valores que você dedica ao projeto no momento da execução de um planejamento para otimizar a rentabilidade empresarial de um negócio. 

Na verdade, são os gastos que você tem para atender o cliente. Nesse sentido, quando for fazer o cálculo dos investimentos de um projeto, você deve considerar, entre outros:

  • o pagamento de funcionários;
  • as despesas fixas — como água, luz e internet;
  • o tempo dedicado ao planejamento do projeto;
  • as despesas com deslocamentos para atender o cliente;
  • o pagamento das ferramentas usadas — como software de gestão;
  • os materiais de escritório, impressões e materiais gráficos.

Todos esses custos relativos à manutenção da empresa devem ser considerados no momento de precificar seus serviços. 

Caso contrário, na hora de fechar sua contabilidade, a diferença de custo entre os gastos reais e os projetados, certamente gerará o comprometimento da rentabilidade empresarial, e consequentemente, o prejuízo.

Como o ROI ajuda a aumentar a rentabilidade do projeto?

Quanto maior é o ROI, melhor é a rentabilidade empresarial, e do projeto. Mas para saber se sua empresa está determinando o valor dos serviços corretamente, você precisa fazer uma análise do fluxo de caixa e do Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).

Imagine que você tem um ROI de 30% nos seus projetos, mas a empresa continua no vermelho. Isso significa que você vem gastando mais do que recebe. 

Nesse caso, analise os pontos que destacamos anteriormente no cálculo dos investimentos e verifique se a precificação está correta. Estando tudo ok, significa que sua margem de lucro está muito baixa e deve ser aumentada de forma que os projetos tenham um ROI maior.

Lembre-se que para todas essas atividades você pode contar com um sistema de gestão financeira, que irá diminuir gastos, aumentar o controle da sua gestão e garantir uma maior rentabilidade empresarial.   

A lucratividade e a competitividade também serão impactadas positivamente com este sistema , além de reduzir erros que podem ser cometidos com o trabalho manual e uso de planilhas.

Compartilhe:

Comentários

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.