A cada ano, a Black Friday se consolida mais no Brasil e é sempre muito aguardada tanto pelas empresas quanto pelos consumidores. Os descontos atrativos chamam a atenção dos clientes e são, para os comerciantes, uma das datas mais importantes para elevar os lucros.

Com inúmeros concorrentes e produtos com diversos preços, saber se preparar para a Black Friday é importante para conquistar destaque no mercado. É preciso oferecer descontos exclusivos para o público e, o principal, mercadorias de qualidade.

Neste artigo, explicamos o conceito de Black Friday, como ela surgiu, em qual data ela acontece no Brasil neste ano, dicas de como se preparar e criar boas estratégias de venda. Confira!

O que é e como surgiu a Black Friday?

Sempre aguardada na última sexta do mês de novembro, a Black Friday é um evento voltado para a área comercial conhecido pelos descontos exclusivos e diferenciados em produtos de diversas categorias. A data é focada tanto em lojas físicas como e-commerces.

O termo foi criado nos Estados Unidos no dia 24 de setembro de 1869, exatamente em uma sexta-feira. Na época, dois investidores fizeram um esquema ilegal no mercado de ouro no intuito de fazer a bolsa de valores disparar, e assim, se beneficiarem da ação.

Porém, houve a intervenção do plano pelo presidente Ulysses Grant, que solicitou a venda de ouro aos cofres públicos. De US$ 160, o valor foi para US$ 130 e, com essa ação “promocional”, surgiu o termo Black Friday.

No ano de 1950, a expressão foi retomada de outra forma. Com o feriado de Ação de Graças na quinta-feira, era comum os trabalhadores norte-americanos folgarem no trabalho na sexta e emendar com o final de semana. Tudo isso para terem tempo de antecipar as compras de Natal.

Com isso, na década de 80, o conceito foi utilizado para grandes promoções e preços exclusivos no comércio. No Brasil, essa ação é realizada desde 2010 na última sexta do mês de novembro e atrai clientes tanto nos estabelecimentos físicos como nas lojas virtuais.

Quando será a Black Friday de 2022? 

Uma pesquisa de intenção de compra para a Black Friday, realizada pela Méliuz, mostrou que 91,3% dos brasileiros entrevistados têm a intenção de fazer compras na data. Esse número é 20% maior quando comparado a 2021.

Com relação aos consumidores que optam pelas compras online, um levantamento da Neotrust mostrou que, em 2021, a quantidade de compras efetuadas pela internet foi de aproximadamente R$ 5,6 milhões. Um aumento de 5% relacionado a 2020.

Com esses números, é possível ter uma ideia de como será a Black Friday deste ano e, assim, preparar estratégias de vendas eficazes e que atraiam os consumidores em meio a tantas oportunidades de desconto.

Neste ano, o dia de compras mais aguardado pelos brasileiros será no dia 25 de novembro, período em que estará sendo realizada também a Copa do Mundo, ou seja, a expectativa de vendas é alta.

Oficialmente, a Black Friday ocorre apenas na última sexta de novembro, porém muitas lojas físicas e e-commerces aproveitam que os clientes estão interessados e prolongam os descontos para mais dias ou até uma semana após a data original.

Dicas de como se preparar e criar estratégias de venda para a Black Friday

A Black Friday é uma das datas do comércio mais aguardadas do ano. Por isso, as empresas precisam se preparar e criar estratégias de vendas que contribuam para que se destaquem diante de tantas oportunidades de descontos. 

Estruturar um planejamento é fundamental para que toda a equipe comercial possa estar alinhada com os objetivos organizacionais para o dia. São ações que precisam ser colocadas em prática antecipadamente para alcançar metas e resultados positivos.

Para montar esse planejamento estratégico, é importante seguir algumas dicas para que todo o processo de organização para a Black Friday seja tão bem executado quanto as tarefas que serão feitas no dia. A seguir, listamos pontos necessários para essa preparação.

1. Prepare o estoque

Um dos maiores diferenciais de empresas que estão preparadas para a Black Friday é a organização de estoque. Produtos que acabam rápido é um fator preocupante ao longo do dia de promoção. Por isso, é importante que os gestores avaliem questões como:

  • Itens que estarão na ação;
  • Quantidade dos produtos campeões de venda (curva ABC);
  • Relação das vendas do ano anterior para ter uma média;
  • Mercadorias com pouca saída para maiores descontos (curva ABC);
  • Gestão do estoque preparada para o dia;
  • Inventário em dia.

2. Treine a equipe para o aumento da demanda

As demandas em um período intenso como a Black Friday são sempre maiores do que a rotina normal de uma empresa. Por isso, é preciso treinar a equipe comercial, o backoffice e ofrontoffice, para que a execução do trabalho seja eficiente, produtiva e sem perder a qualidade.

Alguns fatores que precisam de muita atenção no dia das vendas são:

  • Atender todos os pedidos;
  • Dar suporte aos clientes;
  • Organizar a gestão logística de entrega (para e-commerces);
  • Esclarecer dúvidas;
  • Oferecer uma boa experiência de compra;
  • Estruturar descontos “reais”.

Um cliente de promoção não significa que não possa ser fidelizado para futuras compras fora desse período. Por isso, a alta performance de toda a equipe é o que fará a diferença para gerar satisfação do consumidor.

3. Invista em marketing

Em meio a tantas empresas com o mesmo propósito de lucratividade na Black Friday, algumas ações bem feitas fazem a diferença para se destacar no mercado. Entre elas está o investimento em estratégias de  marketing.

Uma boa construção de relacionamento com o consumidor começa antes das vendas, na divulgação, para que o público possa ser atraído pelos descontos, conhecer os produtos e sentir confiança para efetuar a compra na data. Esse é o momento que a organização tem para ser lembrada em meio a tantos concorrentes.

Além de meios de divulgação tradicionais, a internet permite que a empresa se faça presente em diversos canais. A equipe de marketing precisa avaliar quais são os meios que mais chamam a atenção dos que já são clientes e do público que ainda não conhece a marca. Entre os mais utilizados, podemos citar:

  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • WhatsApp;
  • Anúncios pagos.

4. Ofereça uma boa jornada de compra

Toda a jornada do consumidor, que começa na atração pelo produto até a fidelização, precisa ser planejada estrategicamente para ser um diferencial nesse período. Além dos descontos “reais” e chamativos, todo o processo de compra deve ser uma experiência positiva.

Um cliente seguro e confiante do início ao fim da jornada tem mais chances de se tornar fiel à marca. Com isso, a empresa consegue sucesso no planejamento proposto para a Black Friday, mas também conquista um novo consumidor para futuras vendas.

5. Tenha um bom ERP para a gestão de vendas e estoque

Ter um sistema ERP de qualidade é fundamental para uma Black Friday eficiente e com integração dos setores comerciais, inclusive o estoque, que necessita de organização e precisão durante a correria da data.

Para essa ação, sempre muito esperada por empresas e clientes, um bom ERP como o da Sankhya oferece inúmeros benefícios, como:

  • Direcionamento de vendas: os gestores conseguem avaliar quais produtos possuem melhor e pior margem de lucro e estruturar qual é o melhor foco para as vendas.
  • Histórico: dados são gerados com detalhes das vendas, informações dos clientes, inclusive os novos, previsibilidade de taxa de conversão de vendas, entre outros pontos.
  • Mapeamento financeiro: assertividade nas movimentações de saída do estoque e na geração de pedidos que precisam ser atendidos com base nos produtos disponíveis.
  • Flexibilidade na negociação: o sistema possui recursos que auxiliam em questões como porcentagem dos descontos e prazos de pagamentos.
  • Definição do limite de crédito: o ERP possui recursos para analisar a regularidade e o potencial de compra dos clientes para limite de crédito e equilíbrio financeiro.

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