Você se imagina, nos dias de hoje, indo de loja em loja para encontrar os melhores preços? Consegue pensar em ficar sem seu smartphone para pagar contas, conversar, ou pesquisar produtos? 

A evolução tecnológica vem alterando progressivamente nossos hábitos. A comodidade resultante das tecnologias nos proporciona cada vez mais autonomia para adquirir serviços. Pensando nisso, já refletiu sobre o caos, ainda maior, que teria sido a pandemia se o e-commerce não tivesse evoluído tão rápido? 

Segundo uma pesquisa realizada pela ConQuist Consultoria, 71% dos entrevistados passaram a preferir compras online durante a crise sanitária. 

A tendência é que, cada vez mais, os consumidores busquem por maneiras práticas de comprar. E nada é mais fácil do que fazer sua compra estando no conforto de seu lar, não é? 

Então, se você não deseja que sua empresa padeça por falta de adaptação, preparamos um post com 5 livros que vão ajudar a fortalecer seu negócio no mercado digital! Vamos lá? 

1. Dotcom Secrets – Russell Brunson

Se você tem uma empresa, é bem provável que esteja ciente da importância do marketing para atrair clientes para seu negócio. A questão é que, cada vez mais, as compras online vêm ganhando espaço. Então, como adotar estratégias de marketing direcionadas para esse mercado?

Russell Brunson, cofundador da empresa ClickFunnels, ensina em seu livroDotcom Secrets que a fórmula secreta para fazer seu negócio crescer no meio digital é composta por quatro perguntas: 

  1. Quem é seu cliente ideal?
  2. Onde encontrá-lo?
  3. Como atraí-lo? 
  4. Qual solução/resultado você pode fornecer a ele? 

A partir das respostas, sua empresa estará pronta para criar uma persona, com elementos de identidade suficientes para desenvolver uma narrativa, a fim de se comunicar com seus potenciais clientes no mundo virtual e produzir vendas.

É ressaltado no livro que a partir da definição da persona, sua empresa será capaz de aplicar, de forma personalizada, diversas estratégias de marketing, incluindo, a famosa ferramenta do funil de vendas. Está esperando o que para mostrar para seu cliente que seu produto foi pensado para gerar soluções para suas dores? 

Capa  do livro “Dotcom Secrets”

 

2. Inove ou Morra – Luiz Guimarães

Você já ouviu falar em “Reengenharia Digital”? Luiz Guimarães, fundador da RED, empresa que busca salvar negócios através de inovações digitais, apresenta em seu livro, Inove ou Morra, uma proposta capaz de adequar qualquer empresa à era digital, e o melhor, focando sempre nos clientes.

A Reengenharia Digital (RD) tem por objetivo melhorar a entrega de resultado ao cliente no meio digital, e otimizar a forma de trabalho a partir da implementação de novas tecnologias no processo. Mas como implementar essa metodologia a fim de fazer a empresa crescer? 

Seu negócio pode se sobressair a partir da disponibilização de uma maior conveniência aos clientes. E, segundo o autor, sua marca pode melhorar a conveniência a partir do desenvolvimento de três pontos principais: Economia de Tempo; Redução de Esforço; e Controle Sobre a Operação

Em suma, essa proposta visa planejar um negócio através da melhoria dos sistemas de atendimento ao cliente. As novas gerações de consumidores estão cada vez mais ávidas por processos rápidos e flexíveis. Então, não perca tempo! Não deixe sua empresa morrer por falta de inovação. 

Capa do livro “Inove ou Morra”

3. Transformação Digital – David L. Rogers

Indo de encontro à ideia predominante de que para tornar seu negócio digital é necessário investir em tecnologia, trazemos aqui a indicação de um livro que prega que a transição para o meio digital está mais relacionada ao desenvolvimento de novas estratégias e formas de pensar do que às tecnologias em si. 

Para te ajudar a se fortalecer digitalmente, o livro Transformação Digital apresenta cinco domínios que devem ser o foco da sua empresa: clientes, competição, dados, inovação e valor. Tendo em vista esses cinco pontos-chave, focaremos no que deve ser o maior foco do seu negócio: os clientes. 

David L. Rogers, autor da obra e consultor de empresas como Google, Toyota e Visa, explica que, para que seu negócio conquiste o mundo digital, é necessário engajar-se com as redes do cliente e compreender como funcionam seus comportamentos, relações e anseios. 

Através das redes sociais de seus consumidores, você não só passa a conhecer melhor seus interesses através dos dados, como também, a partir da fidelização, passa a ter uma rede de divulgação orgânica e gratuita. Afinal, quem não gosta de divulgar na internet aquele produto/serviço que tem mudado a sua vida? 

Capa do livro "Transformação Digital”

4. A Fórmula do Lançamento – Jeff Walker

Na era digital, somos sempre bombardeados com informações. Em nossas telas, a todo momento, aparecem diversas propagandas dos mais variados tipos de produtos que se propõem às mais diferentes soluções. Se existe tanta oferta, como fazer seu produto se destacar e chamar a atenção dos possíveis compradores? 

Jeff Walker, fundador da Internet Alchemy, ensina em seu livro A Fórmula do Lançamento que a melhor publicidade para atrair a atenção do consumidor é contar uma boa história. Afinal, quem esquece uma propaganda com uma história marcante? 

Depois de desenvolver uma boa história para atrair seu cliente, o autor propõe que sejam seguidos os seguintes passos para lançar seu produto: 

  • Pré-pré-lançamento: analisar a receptividade do mercado; 
  • Pré-lançamento: mostrar o valor do seu produto aos seus potenciais clientes; 
  • Lançamento: utilizar gatilhos mentais e possuir um processo de compra ágil;
  • Pós-lançamento: oferecer suporte e atualizações aos consumidores. 

Por fim, é ressaltado que, após a finalização desse processo, é importante se preparar para o próximo lançamento, a fim de manter seus clientes sempre engajados! 

Capa do livro  “A Fórmula do Lançamento”

5. Vender na Internet: Segredos Para Vender Muito! – Anderson Höfelmann

O último livro que apresentaremos neste post é para confirmar, de uma vez por todas, que a melhor forma de aumentar o tráfego orgânico do site da sua loja é através de divulgações em redes sociais. Afinal, como as pessoas acessarão seu site se você não divulgar? 

Anderson Höffelmann, aficionado por desenvolvimento de sistemas com ênfase em e-commerce, explica em seu livro Vender na Internet: Segredos Para Vender Muito!que as redes sociais são uma ótima ferramenta para produzir conteúdos que chamem a atenção dos consumidores. 

Não vamos repetir as dicas que já mencionamos. Além de produzir conteúdo para as redes sociais, é muito importante que seu site esteja otimizado. Através da técnica SEO (Otimização para Sites de Busca), o seu site pode aparecer na primeira página quando seu produto for buscado. Quer saber como? 

No livro é ensinado que para melhorar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca, deve-se: utilizar palavras-chave; evitar URLs longas; elaborar títulos atrativos; adequar sua página para a versão mobile etc. Lembre-se sempre de otimizar seu site e oferecer um produto que torne mais fácil a vida do seu consumidor!

Capa do livro “Vender na Internet: Segredos Para Vender Muito!”

 

Permita que o mundo digital impulsione seu negócio!

Então, se os consumidores querem acessar serviços online, o que sua empresa precisa fazer? Se adaptar, claro!

Dessa forma, adote estratégias que alavanquem seu negócio no mercado digital. afinal, você não quer perder para a concorrência só porque não se adaptou, certo?

Os meios de consumo estão sempre evoluindo, evolua com eles e conquiste o mercado! 

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!