ERP na Prática

Como escolher uma boa empresa de ERP?

Escolher uma empresa de ERP que atenda o escopo do seu negócio é fundamental.

A escolha de uma boa empresa de ERP (Enterprise Resource Planning) é um dos pontos cruciais para um negócio. A busca constante pela otimização, padronização e integração dos diversos departamentos de uma empresa, independentemente de seu tamanho, tem levado muitos empreendedores a optar por empresas que forneçam ERPs integrados, amigáveis, com constante atualização e suporte rápido e acessível.

Vamos, agora, conhecer melhor alguns critérios que você deverá avaliar na hora de escolher uma boa empresa de ERP:

Uma boa empresa de ERP oferece soluções de acordo com o seu escopo

Uma boa empresa de ERP deve fornecer seus serviços com base nas suas necessidades, afinal, a procura pelos melhores softwares faz parte de sua estratégia para vencer a concorrência.

Assim, procure por fornecedores de ERP que façam um diagnóstico do estágio gerencial do seu negócio, e que adequem o software de acordo com o que sua empresa possui. Isso agiliza as atividades e proporciona ganhos não só em tempo, mas, também, na qualidade das informações, já que elas estarão customizadas de acordo com suas necessidades.

É preciso também atentar ao fato de que a empresa escolhida deve avaliar constantemente o seu estágio de evolução gerencial e adequar as soluções de ERP aos diferentes momentos do ciclo de vida do seu negócio.

Deste modo, valorize sempre no momento da comparação dos fornecedores, a adaptabilidade das empresas de ERP para com o escopo e as particularidades do processo produtivo onde ele será implementado.

Sistema de gestão integrada

Procure soluções integradas, que possam ligar vários de seus departamentos ao mesmo tempo, permitindo uma visualização das informações em tempo real, de modo a otimizar o processo de tomada de decisão.

Um bom ERP deve ter integração, por exemplo, na parte comercial, com o início do processo representado pela parte de compras e, posteriormente, deverá passar pela parte de controle de estoques e, por consequência, com a gestão de vendas.

Desta forma, é possível interligar e alimentar outros departamentos como contas a pagar e a receber e ter um maior controle da movimentação de sua empresa.

Gestão empresarial

Funcionários trabalhando em uma empresa de ERP
Ao escolhermos um ERP para a empresa devemos levar em consideração o quão amigável é a experiência do usuário, e se o software da empresa de ERP atende as dimensões do negócio.

 

A gestão empresarial é um processo que envolve diversas informações do seu negócio para a tomada de decisões estratégicas, ferramentas ligadas ao Business Intelligence podem ser elementos diferenciais na sua empresa

Neste processo, procure um ERP que facilite o acesso às informações gerenciais nas diferentes áreas da empresa. É preciso buscar uma solução ágil, de fácil entendimento e que possa ser acessada de qualquer dispositivo móvel, com segurança, o que torna o processo de decisão ainda mais rápido e completo.

Atualização e suporte

Ao procurar uma nova solução de ERP, procure também aliar a atualização constante, como é o caso do envio dos arquivos de SPED, que têm exigido constantes mudanças e adaptações por parte dos empresários e dos fornecedores de softwares.

Outro ponto de foco deve ser a escolha por uma empresa que apresente atendimento especializado e uso de diversas formas de comunicação como chat, telefone, e-mail ou o próprio website, estando sempre presente para solucionar suas possíveis dúvidas da melhor forma possível.

Experiência do usuário

Uma demanda essencial à qualquer software ou site é a experiência do usuário, ou UX, que ao proporcionar uma usabilidade agradável pode retornar ao proprietário uma boa taxa de conversão, no caso de sites, ou o aumento de produtividade, quando falamos de softwares.

Quando o assunto é ERP, não é diferente, na edição do ano de 2020 da pesquisa de mercado realizada pelo Portal ERP, foi constatada a importância crescente da experiência do usuário para atingir o máximo potencial que um ERP pode proporcionar na produtividade de um negócio.

É cada vez mais necessário pensar se, na facilidade de uso, se o processo de aprendizado é prático para a implementação e se os treinamentos proporcionados pela empresa de ERP são didáticos de fato para os colaboradores.

Um software que além da fácil implementação, que também propicia um manuseio eficiente dos dados por parte dos liderados e dos gestores, é capaz de entregar resultados na cadeia produtiva de um modo rápido e orgânico

Neste post, você viu alguns pontos que devem ser observados para a escolha de uma empresa de ERP. Não se esqueça de pesquisar e comparar as soluções oferecidas, assim como buscar referências de outros clientes atendidos e que possam lhe assegurar a qualidade dos serviços recebidos.

Que tal conhecer nossas soluções de ERP para sua empresa e entender melhor o que podemos fazer para o seu negócio? Ainda tem alguma dúvida sobre este assunto ou quer saber mais sobre algum outro tópico? Não se esqueça de comentar! 

Compartilhe:

Comentários

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.