Não importa o tamanho da sua empresa, com certeza realizar um bom controle de vendas trará inúmeros benefícios à sua gestão. Afinal, será possível controlar melhor o estoque, analisar a saída dos produtos, avaliar a saúde financeira, entender o comportamento dos seus clientes e garantir insights essenciais para administrar corretamente o negócio.
Planilhas e outras formas manuais, exigem atualização constante dos colaboradores, tomando tempo e favorecendo a propagação de erros, levando a gargalos produtivos e por consequência, prejuízo.
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Assim, você conseguirá planejar melhor suas promoções, avaliando as épocas em que há menor giro na empresa, entender as preferências e características dos seus consumidores, realizar mudanças de estratégias antes de começar a ter resultados negativos, avaliar o desempenho de cada vendedor ou equipe de vendas, acompanhar o índice de inadimplência, entre muitos outros. Toda essa informação, é claro, poderá ser revertida em ações mais adequadas e propícias para os objetivos do seu negócio.
Como você viu, o controle de vendas é fundamental em qualquer empresa, mas para que ele seja realmente eficiente é indispensável contar com a tecnologia certa, avaliando de maneira global o impacto desse setor.
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O que é o controle de vendas e por que ele é tão importante?
O controle de vendas é o processo que gerencia e fiscaliza todas as vendas realizadas por uma empresa. Esse controle pode ser feito de várias maneiras, desde planilhas com atualizações manuais até versões mais tecnológicas. É importante, contudo, que ele seja atualizado diariamente e contenha as informações essenciais sobre suas vendas como a data em que a transação ocorreu, os produtos ou serviços comercializados, o valor da venda, o nome do cliente e outros dados que possam ser interessantes como se o pagamento foi à vista ou à prazo, no cartão de crédito ou débito, entre outros. Segundo pesquisa do Data Sebrae, de 2016, algumas das principais causas de mortalidade das organizações são a falta de planejamento, problemas de negociação com fornecedores e falta de controle de custos. Logo, o controle de vendas e estoque é primordial para a sobrevivência e saúde financeira das empresas.Importância do controle de vendas
A partir do controle de vendas, é possível analisar vários pontos essenciais a sua gestão e que garantirão o crescimento seguro e sustentável do seu negócio. Deste modo, elencamos dois pontos interessantes de destaque.Planejamento de compras
Aliar o controle de vendas ao de estoque é uma ótima maneira de conseguir prever o seu fluxo de demanda e assim fazer compras mais acertadas, evitando ficar em falta com algum item que tenha muita procura. Assim, você conseguirá identificar quais itens têm mais saída, sazonalidade de compras e outros pontos, planejando melhor suas compras futuras e conseguindo negociar descontos com os fornecedores.Vida financeira em dia
Além de melhorar o planejamento da compra de mercadorias, o controle de vendas também é crucial para a vida financeira da sua empresa. Prevendo a quantidade média de vendas dentro de determinado período, você conseguirá prever também a lucratividade do negócio – e trabalhar com projeções mais realistas e seguras, permitindo tomar decisões mais acertadas e evitar contrair dívidas que não poderão ser pagas. Além disso, você terá um entendimento melhor do seu fluxo de caixa, do lucro médio por cada produto e também poderá planejar promoções para facilitar o giro de estoque.Como posso fazer o controle de vendas da minha empresa?
Todo o processo de controle pode ser realizado de duas maneiras. A primeira é o controle manual e a segunda, o controle automatizado, com o auxílio de softwares de gestão adequados. A forma manual é a mais conhecida e pode ser feita tanto com caderno de registro e caneta, como por meio de planilhas. Basicamente consiste em adicionar cada venda feita nesses locais. Apesar de parecer simples, esse método é bastante falho, já que existe o risco de desatualização constante e até de lançamento incorreto das informações. Além disso, é preciso, diariamente, separar algumas horas para realizar a tarefa, o que pode reduzir a produtividade das suas equipes. Nesse caso, também é mais difícil confrontar informações, como o controle de vendas e de estoque, o que dificulta ter uma visão mais profunda do negócio. Já no caso do controle de vendas automático, ele geralmente é feito por meio dos sistemas de gestão, também conhecidos como ERP. Esses sistemas integram todas as informações de vendas do seu negócio a outras áreas da sua empresa e, assim, registram de maneira automática todas as vendas realizadas. Muitos sistemas podem ser instalados na frente do caixa e, a cada venda feita, o software automaticamente fará o lançamento no seu controle e atualizará o fluxo de caixa e o estoque. A vantagem é que as informações se tornam mais fidedignas, reduzindo as chances de erros – e ainda há uma considerável economia de tempo.5 passos para um bom controle de vendas
1. Controle todas as entradas e saídas
O princípio básico do controle de vendas e estoque é lançar cada entrada de produto ou material adquirido de fornecedores e sua respectiva saída, seja na forma de venda, transferência ou mesmo descarte. Por isso, sua primeira atribuição é garantir o registro completo da movimentação de insumos, produtos e materiais no estoque.2. Calcule todos os custos e despesas
A gestão financeira está diretamente ligada ao controle de vendas e estoque, por isso você deve considerar cada centavo dos custos e despesas fixos e variáveis. Entre os principais gastos a serem monitorados, estão os custos de aquisição dos produtos, comissão dos vendedores, custos de entrega, despesas com espaço de armazenamento e estrutura.3. Organize os fornecedores
Um dos pontos mais importantes no controle das vendas e estoque é a parceria com os fornecedores, que representa uma vantagem competitiva essencial para as empresas. Por isso, você deve escolher parceiros comerciais de confiança, que entreguem no prazo e assegurem a qualidade dos produtos e materiais. Na gestão, é necessário programar pedidos junto aos fornecedores e estabelecer períodos de compra, além de negociar sempre para melhorar os preços.4. Acompanhe indicadores de estoque e vendas
Para analisar o andamento do negócio, você precisa definir indicadores de desempenho para a gestão do estoque e vendas que sejam fáceis de acompanhar e interpretar. Alguns exemplos de métricas úteis são o giro de estoque, volume de vendas, margem de contribuição, consumo e compra média, utilização de armazenagem, etc.5. Capacite os colaboradores
A complexidade da gestão de vendas e estoque exige colaboradores preparados, que possam se responsabilizar pelo controle rigoroso e avaliação do desempenho. Antes de delegar as funções gerenciais, tenha certeza de que os responsáveis estão devidamente treinados e aptos a administrar a essência do negócio.O que é um ERP?
ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, em português, Planejamento de Recursos Empresariais. Esse é um sistema de gestão integrado e muito usado atualmente em diversas empresas. Seu funcionamento é modular, ou seja, existe a criação de um módulo para cada departamento e, com apenas um software, você consegue controlar várias áreas da sua empresa, como vendas, estoque, financeiro, compras e outros. Além disso, esse sistema permite trabalhar com os processos operacionais, gerenciais e estratégicos. A grande vantagem é que você economiza muito tempo, já que várias ações podem ser automatizadas, e ainda contará com informações de qualidade e seguras, que permitem entender melhor a sua situação e realizar uma tomada de decisões mais acertada. No caso do controle de vendas, por exemplo, o software consegue monitorar cada item disponível no seu negócio, calculando a venda diária, a margem de lucro, a quantidade disponível no estoque e ainda emitindo alertas de quando determinada mercadoria deverá ser reposta. Isso reduz o tempo dos seus funcionários, já que não haverá a necessidade de atualizar planilhas, e ainda oferece uma visão multidimensional do seu negócio, integrando vários setores e entendendo como a área de vendas está impactando as demais. Algumas vantagens que o ERP traz de uma forma geral são:- automação dos processos, reduzindo o tempo e aumentando a produtividade;
- mais agilidade na tomada de decisões;
- redução dos custos operacionais;
- aumento das vendas;
- aumento da competitividade;
- análise de rentabilidade;
- gestão financeira mais profissional.
ERP e controle de vendas: como a tecnologia pode me ajudar?
Como você viu, com um ERP, é possível realizar várias tarefas de maneira automática, inclusive o controle de vendas. Essa solução ajudará a entender melhor a realidade do seu negócio, permitindo desenvolver estratégias que sejam mais eficientes. Por exemplo, o ERP lhe fornecerá indicadores essenciais, como a taxa média de conversão, número de cancelamentos ou trocas, meta de vendas e quantidade realizada, taxa de saída dos produtos por período ou por marca, margem de lucratividade do produto, entre outros.