Você sabe o que é um ERP? A sigla, que significa Enterprise Resource Planning, se trata de um sistema de gestão empresarial integrado, que surgiu com o intuito de ajudar empresas a organizar e gerir melhor os negócios.

Os softwares de ERP disponibilizam ferramentas integradas para os setores de uma empresa, como financeiro, contábil, recursos humanos e diversos outros, contribuindo para uma gestão mais integrada e eficaz.

Tais sistemas são conhecidos por conseguir integrar processos, dados e ferramentas, o que torna a rotina de uma empresa mais simplificada, gastando menos tempo com trabalhos manuais para processar informações.

Neste artigo você irá entender melhor o que é o sistema ERP, quais os módulos básicos presentes em um sistema de gestão integrada e os motivos para que você invista em um ERP para sua empresa.

O que é o sistema ERP

O sistema integrado de gestão empresarial, amplamente conhecido como ERP, é um software de processamento de processos, responsável por permitir às empresas controlarem com mais precisão todas as informações em um negócio.

Esse software é uma plataforma que integra os dados com os quais a empresa lida diariamente, além de também integrar processos e recursos das áreas dentro de um negócio, como vendas, finanças, contabilidade, estoque, fiscal, compras, logística e produção.

O objetivo principal de um ERP é simplificar os processos de uma empresa, funcionando como um banco de dados que centraliza todos os processos do negócio e simplifica os fluxos de trabalho em sua empresa, além de reduzir os trabalhos manuais.

Ao investir em um sistema de gestão integrada para o seu negócio, você irá conseguir automatizar os processos, permitindo mais agilidade na realização de tarefas e aumentando a produtividade de sua equipe.

Com a integração de todos os dados de sua empresa, desde a gestão financeira até tarefas mais operacionais, é possível obter mais insights, a partir de relatórios emitidos pelo ERP, que irão auxiliar seu negócio em uma tomada de decisão mais rápida e precisa.

Módulos básicos de um sistema de ERP

Ao adquirir um sistema de ERP, existem diversos módulos pelos quais você pode optar implantar nas mais diversas áreas de sua empresa. 

Quando falamos de gestão financeira, por exemplo, é possível optar pelo módulo de fluxo de caixa e DRE, que automatiza completamente estas tarefas dentro de seu negócio. Outros módulos relevantes dentro da gestão financeira são:

  • Margem de contribuição.
  • Ciclo financeiro e operacional.
  • Múltiplas moedas.
  • Controle de inadimplência.
  • EDIs.
  • Ponto de Equilíbrio.

Ao falar da parte comercial de seu negócio, você pode adquirir um módulo para gestão de compras e estoque, um CRM, o módulo para Workflow – que auxilia nos fluxos de trabalho, além de módulos para cotação eletrônica, comércio exterior e e-commerce

Com o sistema de gestão contábil de um ERP, é possível implantar em sua empresa um módulo de escrituração contábil, diretamente integrado com a Receita Federal e Estadual. Existem também módulos focados em SPED Fiscal e Contábil; NF-e / SAT, NFC-e / NFS-e; CT-e; eSocial; Bloco K e Controle Patrimonial.

Outra possibilidade interessante são os módulos de gestão de pessoas, que proporcionam automatização e integração da gestão da folha de pagamento, do recrutamento e seleção, sistema de ponto eletrônico automatizado, gestão de competências, banco de currículos e gerenciamento por indicadores gráficos.

Além disso, alguns ERP’s ainda contam com Business Intelligence, emitindo relatórios e dados relevantes para auxiliar a tomada de decisões, e Inteligência Artificial.

Existem também no mercado sistemas de gestão integrada que permitem um alto nível de customização de análises e dashboards, além de maior flexibilidade.

Por que ter um sistema de ERP em sua empresa

Investir em um ERP irá agilizar os processos de seu negócio, tornando sua gestão mais eficiente e assertiva, mas, além disso, também traz benefícios secundários, que são uma consequência desta melhoria gerencial.

Mais produtividade

    Ao adquirir um ERP que irá melhorar os seus processos, consequentemente seus colaboradores terão que fazer menos trabalhos manuais para registrar tais processos.

    Isso implica em menos tempo preenchendo e analisando planilhas e, assim, mais tempo para executar, de fato, as tarefas essenciais para o funcionamento de sua empresa.

    Redução de custos

      Com mais tempo para seus colaboradores focarem em suas funções operacionais e o aumento da produtividade, existe uma redução de custos considerável. Você estará pagando por horas de trabalho focadas em produção, invés de seus colaboradores perderem tempo lidando com as partes mais burocráticas do trabalho.

      Investir em um ERP implica em maior cumprimento dos prazos de entrega, melhor aproveitamento do trabalho dos profissionais e, além disso, redução nos custos de TI.

      Otimização de tarefas

        Com um sistema de gestão integrado que simplifica os processos e organiza o flow de trabalho, existe uma maior otimização das tarefas realizadas no dia a dia – mesmo aquelas que não podem ser automatizadas.

        Com essa otimização proporcionada pelo ERP, sua empresa terá processos mais fluidos e promovendo uma mudança cultural em sua organização, com as boas práticas do mercado em ação.

        O que você está esperando para investir em um ERP?

        Agora que você já sabe o que é um ERP, quais suas funcionalidades e os benefícios de investir em um sistema de gestão integrado, está na hora de buscar as melhores opções para sua empresa.

        Para te ajudar nesta tomada de decisão, elaboramos uma planilha de RFP para ERP, que irá te guiar entre os pontos mais relevantes para sua empresa escolher o melhor ERP do mercado, levando em conta suas necessidades.

        Para baixar nossa RPF, você pode preencher o formulário abaixo.