O cloud computing redefine a forma de armazenar, processar e acessar dados, oferecendo escalabilidade e flexibilidade. As empresas podem aproveitar diversos serviços sem depender de uma infraestrutura física local. No entanto, alguns desafios destacam a importância de uma abordagem estratégica na implementação.

Neste guia, explicamos o conceito de cloud computing, como funciona, quais são os tipos, as vantagens e os principais serviços e aplicações associados à computação em nuvem. E você vai poder conhecer as soluções em nuvem da Sankhya. Confira!

O que é cloud computing?

A computação em nuvem, ou cloud computing, é um modelo de prestação de serviços de TI que se baseia na entrega de recursos computacionais, como armazenamento, processamento e aplicativos, pela internet

Em vez de depender de servidores locais e infraestrutura física, os usuários acessam e utilizam esses recursos por meio de data centers remotos mantidos por provedores de serviços em nuvem.

Esse modelo oferece escalabilidade dinâmica, permitindo que empresas e usuários dimensionem seus recursos de acordo com as necessidades específicas, pagando apenas pelos serviços consumidos.

Como funciona a cloud computing e quais são os tipos?

Na imagem, está representado em ícones gráficos sobre os tipos de cloud computing:

1. Nuvem privada (representada por um ícone de cadeado): infraestrutura dedicada exclusivamente a uma única entidade.

2. Nuvem pública (representada por um ícone de um globo todo interligado por linhas): disponibilizada por provedores de serviços em nuvem para o público em geral

3. Nuvem híbrida (representada por dois quebra-cabeças se encaixando): combina elementos da nuvem privada e pública

4. Nuvem comunitária (representada por um ícone com pontos interligados): compartilhada por várias empresas que têm interesses comuns
Tipos de Cloud Computing

Em vez de depender de recursos locais, como servidores físicos, empresas acessam uma variedade de serviços por meio de servidores remotos mantidos por provedores em nuvem

Esses provedores gerenciam e mantêm infraestruturas de data centers de grande escala, permitindo que os usuários utilizem recursos conforme necessário.

A computação em nuvem opera por meio de três modelos principais: 

  • Infraestrutura como Serviço (IaaS);
  • Plataforma como Serviço (PaaS);
  • Software como Serviço (SaaS).

Existem diversos tipos de computação em nuvem, cada um adaptado para atender às necessidades específicas de usuários e organizações. Dentre as mais conhecidas, estão:

Nuvem privada

Refere-se a uma infraestrutura dedicada exclusivamente a uma única entidade. Geralmente gerenciada internamente pela empresa ou por um provedor de serviços especializado, a nuvem privada oferece maior controle sobre os recursos e é adequada para negócios com requisitos rigorosos de segurança e conformidade.

Nuvem pública

Disponibilizada por provedores de serviços em nuvem para o público em geral. Os recursos, como armazenamento e poder de processamento, são compartilhados entre diversos usuários, resultando em eficiência e economia de escala. É ideal para quem busca flexibilidade, escalabilidade e não têm requisitos de segurança específicos.

Nuvem híbrida

Combina elementos da nuvem privada e pública, permitindo que dados e aplicativos se movam entre os ambientes conforme necessário. Isso permite que as organizações otimizem o desempenho e a segurança de acordo com as demandas específicas de cada carga de trabalho.

ERP Híbrido: tudo o que sua empresa precisa saber >

Nuvem comunitária

Compartilhada por várias empresas que têm interesses comuns, como requisitos de segurança e conformidade específicos para um setor. Esse modelo promove a colaboração entre entidades afins, permitindo que compartilhem recursos e benefícios específicos enquanto mantêm certos níveis de isolamento.

Quais são as principais características e vantagens do cloud computing?

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas mostrou que 42% das empresas brasileiras já utilizam a computação em nuvem, evidenciando a potência desse modelo inovador que transformou o meio tecnológico ao oferecer uma abordagem dinâmica para armazenamento e processamento de dados. 

O cloud computing possui características vantajosas para a maioria das empresas, como:

  • Elasticidade (se adapta às mudanças de demanda automaticamente);
  • Pagamento por uso;
  • Acessibilidade remota;
  • Segurança avançada.

A seguir, listamos outras vantagens que devem ser levadas em consideração:

Redução de custos

Eliminando a necessidade de investimentos em infraestrutura física, as organizações podem adotar um modelo de pagamento flexível, pagando apenas pelos recursos utilizados. Além disso, os custos associados a manutenção e atualizações de hardware são transferidos para os provedores de nuvem.

Escalabilidade

A escalabilidade permite uma rápida adaptação às variações de demanda. Com a capacidade de aumentar ou diminuir recursos conforme necessário, as organizações podem otimizar seus custos, garantindo eficiência operacional. Essa flexibilidade facilita o enfrentamento de picos sazonais, promovendo uma gestão ágil dos recursos de TI.

Atualização automática

A atualização automática alivia as empresas do gerenciamento manual. Isso garante que os sistemas estejam sempre em dia com as últimas correções de segurança e melhorias, reduzindo os riscos de vulnerabilidades. Ao delegar essa responsabilidade aos provedores de nuvem, as empresas podem concentrar seus esforços em suas operações essenciais.

Recuperação de desastres

A recuperação de desastres oferece uma camada adicional de proteção para as empresas, assegurando a continuidade operacional em situações críticas. Com soluções avançadas de backup e recuperação, é possível minimizar o tempo de inatividade e proteger dados contra perdas.

Quais são os principais serviços associados à cloud computing? 

A computação em nuvem é impulsionada por uma vasta gama de serviços que redefinem a forma como dados são gerenciados

Eles abrangem desde armazenamento e processamento de dados até soluções avançadas de inteligência artificial e análise. A seguir, listamos quais são os principais serviços associados ao cloud computing.

Software como Serviço (SaaS)

O Software como Serviço (SaaS) é um modelo de distribuição de sistema em que os aplicativos são fornecidos aos usuários por meio da internet, sem a necessidade de instalação local. O acesso e a utilização são feitos a partir de um navegador web, eliminando a necessidade de aquisição, instalação e manutenção de apps individualmente. 

O SaaS oferece benefícios como atualizações automáticas, acessibilidade remota, escalabilidade flexível e custos baseados no uso, permitindo que as empresas adotem diversas aplicações sem a complexidade associada à gestão de infraestrutura de software.

Este modelo tornou-se fundamental para a agilidade operacional e a inovação, sendo adotado em áreas como colaboração, gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e ferramentas de produtividade.

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

A Infraestrutura como Serviço (IaaS) é um modelo na computação em nuvem que fornece recursos computacionais virtualizados pela internet. Ao optar pelo IaaS, as empresas podem alugar virtualmente servidores, armazenamento e redes, eliminando a necessidade de investimentos em hardware físico

Esse modelo oferece maior flexibilidade, permitindo que os usuários dimensionem recursos de acordo com a demanda, o que é particularmente valioso para lidar com picos sazonais ou mudanças nas necessidades operacionais. 

Além disso, é possível manter o controle total sobre o sistema operacional, apps e dados, enquanto o provedor de nuvem cuida da manutenção e da atualização da infraestrutura.

Plataforma como Serviço (PaaS)

A Plataforma como Serviço (PaaS) fornece um ambiente completo para desenvolvimento, teste e implementação de aplicativos

Diferentemente do IaaS, onde os usuários gerenciam virtualmente todos os aspectos da infraestrutura, o PaaS oferece uma solução mais abstrata, permitindo que desenvolvedores se concentrem exclusivamente na criação de software

Com serviços integrados para desenvolvimento, banco de dados e ferramentas de deploy, ele simplifica o ciclo de vida do desenvolvimento de sistema, acelerando o processo de entrega de apps e eliminando a necessidade de gerenciar a infraestrutura subjacente.

Modalidade SaaS do ERP Sankhya

A Sankhya oferece soluções com um conjunto diversificado de serviços para atender às complexas necessidades empresariais. Seu portfólio inclui soluções de Enterprise Resource Planning (ERP), gestão financeira, recursos humanos, vendas, entre outros

Na modalidade SaaS do ERP Sankhya, é possível obter uma solução com implementação rápida, uma infraestrutura abrangente baseada em nuvem, monitoramento em tempo real e suporte centralizado por uma equipe especializada.

Obtenha uma solução em pleno funcionamento sem depender de uma equipe de T.I. interna:

  • Atualizações automáticas do sistema;
  • Excelência em disponibilidade e desempenho;
  • Implementação das melhores práticas de segurança da informação;
  • Utilização do Banco de Dados Oracle Enterprise Edition High Performance;
  • Resolução de problemas na aplicação e banco de dados;
  • Infraestrutura personalizada para o Sankhya OM;
  • Manutenção preventiva realizada por uma equipe de especialistas;
  • Monitoramento contínuo 24/7;
  • Backup automático em diversas regiões para garantir a segurança dos dados.

Quer saber mais sobre como a Sankhya pode auxiliar a sua empresa com soluções de cloud computing? Entre em contato com nossos especialistas e descubra.